O banho humanizado no bebê e até mesmo em bebês prematuros em unidades neonatais faz parte do método de humanização.
O banho humanizado é um tipo de banho que tem a função principal de relaxar o bebê e lembrá-lo dos momentos que ele passou no útero da mãe: quentinho, com espaço limitado e aconchegante.
O banho geralmente é dado em um ofurô para bebês (tipo de balde que internamente é arredondado). O bebê é enrolado em uma fralda para que a sensação seja bem próxima ao útero encostando na fralda molhada.
A temperatura da água precisa estar entre 36,5º a 37º. O bebê é colocado no balde ofurô, suas perninhas ficam dobradinhas e encolhidas como na barriga da mãe, a mãe segura e apoia o corpo do bebê pela cabeça e se estiver insegura pode usar a outra mão para apoiar suas costas, apesar de não ser necessário.
O bebê recorda as sensações sentidas dentro do útero, fica relaxado, tranquilo e o momento do banho se torna acolhedor. Para dar um banho humanizado é preciso estar segura e tranquila para passar para o bebê estas mesmas sensações.
Leia também:
- Todo bebê precisa de colo, calor e conexão
- O que é criação com apego e seus 8 princípios
- Razões para adiar o primeiro banho de seu bebê
- Contato pele a pele pode beneficiar seu bebê pela vida inteira
Para o bebê é como recordar um passado não tão distante. Reviver estas sensações é mais um passo para estabelecer o vínculo entre mãe e filho, vivenciar momentos tranquilos e tocar o bebê calmamente lhe transmitindo muito amor. O segredo para um bom banho humanizado é aliar: segurança e tranquilidade para dar o banho em um ambiente meia luz se possível, água na temperatura ideal e principalmente em um momento que o bebê esteja tranquilo (o que significa sem fome ou sono).