A azia na gravidez é uma das queixas mais comuns.
Isto porque além de todos os outros sintomas, a azia na gravidez é mais um incômodo que dificulta a vida da gestante neste período e atrapalha sua alimentação.
>> Barriga de Grávida: com quantos meses começa aparecer e curiosidades
O que é azia?
É uma sensação de queimação no centro do peito e um pouco abaixo dele. O sintoma não tem nada a ver com o coração, mas sim com o estômago. Ocorre quando a válvula entre o estômago e o esôfago não consegue segurar o ácido gástrico o fazendo voltar para o esôfago.
>> Exames de Gravidez: Saiba quais exames será preciso fazer
O que causa azia durante a gravidez?
O hormônio progesterona, produzido durante a gravidez relaxa a válvula entre o estômago e o esôfago. Isto aumenta a frequência da azia permitindo que o ácido do estômago volte para o esôfago e o irrite.
>> Sangramento na Gravidez é Normal? Entenda
Quando começa a azia na gravidez?
A partir do terceiro trimestre a azia pode se tornar comum porque o útero cresceu e esta pressionando o intestino e estômago.
>> Sexo na gravidez: segurança, posições e o bebê sente?
Azia na gravidez: o quê fazer
10 maneiras de aliviar a azia na gravidez
1. Coma pequenas refeições
Evite comer muito e tanto até se sentir totalmente satisfeita. Faça pequenas refeições para quê sobre espaço em seu estômago. Em vez de três refeições por dia, experimente cinco ou seis refeições menores.
2. Coma devagar
Isto é hábito. Se você tem o hábito de comer depressa, é hora de começar a ir devagar. Mastigue bem os alimentos e não tenha pressa. Desfrute das refeições com calma, isto também ajuda a não exagerar.
3. Não tome líquidos junto com a comida
Beba água ou sucos pelos menos 30 minutos antes das refeições e não durante. E apenas 2h depois das refeições.
Caminhe lentamente, faça alguma atividade, sente-se ou leia um livro, mas não se deite.
5.Evite comer e ir dormir
Comer de dormir é a receita perfeita para a azia. Coma 3h antes de ir para a cama dormir.
6. Mantenha a cabeça e a parte superior do peito elevadas à noite
Existem travesseiros anti-refluxo que podem te ajudar e ficar em uma posição mais inclinada e menos deitada. Faça uso deles quando a azia se tornar constante em sua vida.
Gordura, cafeína, chocolate, frutas cítricas – O que causa a azia em você? Descubra e evite. Nem sempre uma mulher que esta acostumada a comer comida picante terá azia com a comida picante. A azia pode ser desencadeada por alimentos diferentes.
8. Use roupas folgadas
Vestir roupas apertadas só vai colocar mais pressão em seu abdômen e pode piorar o refluxo ácido. Tudo que aperte seu estômago pode piorar a azia.
9. Tente gengibre
O gengibre é famoso por ajudar contra náuseas e enjoos, mas também é um ótimo aliado contra a azia na gravidez. Há versões em balas e até pequenos pedaços para mastigar. Se for tomar um chá de gengibre, fique atenta para não fazer isto junto com refeições ou perto da hora de dormir.
10. Considere um antiácido
Seu obstetra poderá te receitar um antiácido específico e seguro durante a gravidez. Antiácidos contendo cálcio ou magnésio podem ser seguros durante a gravidez. Converse com seu médico antes. Bicarbonato de sódio, popularmente usado para azia e má digestão pode te causar inchaços e outros problemas. Não se auto medique.
Azia na gravidez é sinal de bebê cabeludo?
Este é um mito sem nenhuma evidência científica. Ter azia na gravidez não significa que seu bebê nascerá cabeludo. Porém, se ele nascer, agradeça a genética e comemore este charme a mais.
Fontes:
Mayo Clinic Guide To A Healthy Pregnancy Harms, Roger W., M.D., et al, Part 3.
American Academy of Family Physicians, http://familydoctor.org/