Sexo na gravidez: segurança, posições e o bebê sente?

3 min


É seguro fazer sexo na gravidez?

A maioria dos pais e mães querem saber se é seguro fazer sexo na gravidez. Em uma gravidez normal e sem riscos, é seguro. O casal pode continuar a ter relações sexuais até quando o bebê nascer. Sem restrições de pausas.

A não ser a pausa no pós parto, de 40 dias. Tempo para que o corpo materno se restabeleça. Uma gravidez de risco precisa de maior atenção e a probabilidade é que o médico suspenda as atividades sexuais.

>> 5 atitudes de casais felizes: coloque em prática em casa com seu amor

O sexo na gravidez traz muitos benefícios para o corpo e para o relacionamento – permitindo que você e seu parceiro se reconectem física, mental e emocionalmente. Além disso, os orgasmos são ótimos para sua saúde! Os hormônios liberados quando você chega ao clímax podem:

  • Aliviar o estresse
  • Ajudá-la a dormir melhor
  • Reduzir a dor
  • Aumentar o vínculo com seu parceiro
  • Fazer você se sentir mais feliz

>> Como ter um casamento feliz depois dos filhos: 7 dicas de amor e parceria

Sexo na gravidez prejudica o bebê?

Não. O sexo não irá prejudicar o bebê dentro da barriga. O bebê esta totalmente protegido pelo saco amniótico, músculos fortes do útero e o tampão mucoso que sela o colo do útero.

>> Tampão Mucoso: como é e o bebê vai nascer quando ele sai?

O pênis não encosta no bebê e nem se aproxima dele. Na anatomia feminina não há espaço para que o pênis encoste no útero materno. Há um canal muito fino que separa o canal vaginal do útero.

O que o bebê sente durante o sexo na gravidez?

Bem estar e relaxamento. Se a mãe estiver bem, o bebê também estará. O bebê não sente orgasmo e nem o orgasmo materno. O que ele sente é uma sensação de relaxamento igual a que ele sente quando a mãe esta feliz ou relaxada.

De qualquer forma, o esperado é que só depois das 12 semanas de gestação, o bebê possa ter sensações. Já que é a partir deste momento que seu sistema nervoso central se desenvolve.

O sexo na gravidez provoca trabalho de parto?

A estimulação sexual causada pelo sexo não provoca o trabalho de parto em uma gravidez sem riscos. Ainda que o orgasmo cause contrações uterinas, elas não são suficientes para causar início de trabalho de parto ou aborto.

>> Ocitocina na amamentação: hormônio do amor e ejeção do leite

O mesmo se aplica a amamentação durante a gestação. Já esta comprovado que amamentar um bebê durante a gravidez de outro não prejudica o feto.

>> Grávida pode continuar amamentando?

Posições sexuais na gravidez

Encontrar uma posição sexual confortável com a barriga crescendo pode ser um desafio. Algumas posições facilitam o conforto e cansam menos.

1. De lado ou conchinha

Ficar deitada de lado na cama com o parceiro te abraçando por traz é confortável e não exige muito esforço de sua parte. Esta posição pode ser feita até o final da gestação de tão confortável que é.

2. Por cima

Você pode sentar por cima do seu parceiro com ele sentado ou deitado. Nesta posição, a penetração é mais profunda, no entanto, você tem total controle da penetração. Talvez você se canse da movimentação desta posição no final da gravidez, mas vale a tentativa.

3. Por traz – ou De quatro

Apoiada na cama, em uma cadeira ou mesa, nesta posição a atividade principal fica por conta do parceiro. Você não pressiona a barriga, não fica sem ar. O que pode acontecer é se sentir cansada nos últimos meses, mas tudo depende de sua disposição.

>> Câimbra na Gravidez: porque elas acontecem e como melhorar

Posições sexuais mais praticadas durante a gravidez

sexo na gravidez

 

Não sinto desejo sexual na gravidez. É normal?

A gravidez é uma experiência muito particular e individual. A forma como nos sentimos em relação a tantas mudanças nos afeta de jeitos diferentes. Enquanto algumas mulheres sentem um aumento da libido, outras estão menos interessadas.

Todos os sintomas da gravidez contribuem para que você não se sinta disposta e esta tudo bem. Um parceiro maduro emocionalmente e que te ame, irá entender e respeitar o seu tempo.

>> Sintomas de Gravidez: os 10 sintomas mais comuns

Converse com seu parceiro sobre como se sente. É importante manter o diálogo nesta fase de tantas mudanças. Principalmente depois que o bebê nascer.

>> Sexo depois dos filhos: como fica o casal

“Meu parceiro não quer fazer sexo comigo grávida”

Saiba que é muito comum que alguns homens percam o interesse sexual na parceira grávida ou no pós parto. As maiores questões envolvidas são de cunho emocional ou desinformação. Muitos parceiros acreditam que podem machucar o bebê ou que o bebê sente o ato sexual. Por isso, sentem-se estranhos sobre isso.

Converse com seu parceiro sobre o que ele esta sentindo nesta fase. Informe sobre a segurança de se fazer sexo grávida. Se for algo emocional, como questões relacionadas ao parceiro ter um olhar maternal e criar conexões emocionais de sua própria relação com a mãe dele, é importante procurar ajuda de um psicólogo.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
2
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)