Como fazer para que o aleitamento materno dê certo para você? Este é um guia completo de acordo com o Ministério da Saúde.
A maioria das mulheres que se tornam mães dizem que querem amamentar seus bebês e o aleitamento materno é uma prioridade para elas. No entanto, apenas uma pequena porcentagem destas mulheres conseguem. Este é um compilado de informações com artigos de acordo com o Ministério da Saúde para que você se informe.
O aleitamento materno é um desafio para a nova mãe e para a sociedade também. E para fazer com quê ele dê certo, é preciso empenho de todos.
Para a mãe, especialmente, é difícil e desafiador porque ela e o bebê são os protagonistas desta história. São os que irão sofrer ou não com o aleitamento materno. São os que irão sentir em primeira instância os sabores e dessabores deste desafio.
Meu intuito neste artigo é ajudar a mãe a conseguir.
O que é aleitamento materno?
Aleitamento materno é quando você amamenta seu bebê com o leite produzido em suas mamas. Isto é diferente de dar leite artificial para o bebê. Quando uma mãe está amamentando seu bebê com seu próprio leite, ela esta fazendo aleitamento materno.
Quando uma mãe oferece leite artificial para o seu bebê, ela está fazendo aleitamento artificial.
Existem algumas formas de fazer aleitamento materno:
a. Aleitamento Materno Exclusivo
É quando a mãe oferece apenas o leite do seu peito, produzido em suas mamas, para o bebê. Este tipo de aleitamento tem a indicação da OMS, Ministério da Saúde e outros órgãos, para ser feito até os 6 meses de idade do bebê.
Saiba mais aqui>> Amamentação Exclusiva Até 6 meses: Vantagens
b. Aleitamento Materno Predominante
É quando a mãe amamenta a maior parte do tempo com leite materno produzido em suas mamas e complementa a alimentação do bebê com leite artificial. No entanto, a maior parte da alimentação do bebê ainda é composta por leite materno.
Saiba como fazer isso sem que seu bebê desmame aqui >> Leite no Copo Para Bebês: o Melhor Método de Alimentação Depois do Peito
c. Aleitamento Materno e Alimentação Complementar ou Aleitamento Materno Complementado
É quando a mãe ainda amamenta seu bebê, mas oferece tanto o leite artificial como complemento a esta amamentação ou seu bebê já está na introdução alimentar e come outros alimentos. Este tipo de aleitamento materno costuma acontecer após os 6 meses de idade do bebê.
Saiba mais aqui >> Introdução Alimentar do Bebê: Como e Quando Fazer
Como fazer para conseguir amamentar?
A primeira e mais importante coisa a ser feita para saber mais sobre aleitamento materno é se informar. Se munir de informação de qualidade vai te ajudar a ser firme e decidida a respeito do que você realmente deseja.
Aqui no portal, há uma série de artigos que irão de informar sobre os benefícios do aleitamento materno e como conseguir amamentar seu bebê. Vou listar um guia para você abaixo.
Aleitamento Materno Ministério da Saúde – Guia de amamentação para mães:
Clique nos artigos referentes abaixo para ler cada item e aprender tudo o que você precisa sobre aleitamento materno.
1. Benefícios do aleitamento materno
Há muitos benefícios no aleitamento materno e insistir pode ser o melhor a ser feito no começo, que costuma ser muito desafiador para a maioria das mãe.
Abaixo, você verá uma sequência de temas que tratam exclusivamente de todos os grandes benefícios de se alimentar um bebê apenas com leite materno e qual a importância para a saúde do bebê e da mãe. Confira:
-
Importância do leite materno: 20 benefícios para mãe e bebê
-
Benefícios da amamentação acima de um ano: porquê continuar é uma ótima opção
-
A supremacia do leite materno: o melhor alimento para o bebê
2. Como amamentar seu bebê
Amamentar é um processo de aprendizado. Apesar da maioria das mulheres terem a falsa sensação de quê o processo é natural e instintivo, não se engane.
É preciso aprender sobre uma série de questões como pega do bebê, posicionamento adequando, quando e como amamentar e até mesmo como resolver pequenas questões e dificuldades que surgem no meio do processo.
Abaixo, uma série de artigos com os principais temas e informações para aprendizado materno:
-
Como fazer a pega correta para amamentar seu bebê
-
Posições para amamentar: as tradicionais
-
Laid Back Position: posições descontraídas
-
O que é livre demanda e porquê precisamos dela
3. Como resolver problemas na amamentação
Grande parte das mulheres terão uma série de dificuldades que terão que ser resolvidas com a ajuda de profissionais de aleitamento materno, pediatras e até mesmo outros médicos.
Além disso, saber identificar o que pode estar acontecendo, fará com que você busque ajuda rapidamente para tratar um possível problema.
Veja abaixo uma lista com os principais artigos sobre problemas durante a amamentação e como fazer para resolvê-los:
-
Problemas na mama durante a amamentação: situações que podem atrapalhar a amamentação
-
O que é mastite e como tratar este problema na amamentação
-
Bico do peito ferido: o que é e como tratar fissuras na mama
4. Como ter sucesso na amamentação
Informação, apoio e persistência são alguns dos ingredientes para se ter sucesso na amamentação. Ainda assim, por mais que você se informe e busque ajuda, não é garantia de nada. Há muito envolvido no processo de amamentar um bebê.
Há, porém, algumas coisas para se fazer, para que o início tenha grandes chances de ser bem sucedido. Acima de qualquer receita ou método, confiar em si mesma e em sua capacidade de nutrir seu bebê, te dará mais chances do que a maioria.
Veja abaixo dois artigos com as dicas mais básicas e mais importantes para se começar bem:
5. O que evitar na amamentação para ter sucesso
Nem tudo é liberado durante o processo de amamentação, mas fique tranquila. Há menos restrições do que os mitos populares dizem haver.
São poucos os itens para se evitar durante a amamentação. E tenha certeza de algo muito importante: nenhum destes itens são necessários para se cuidar de um bebê com eficiência.
Veja abaixo os principais vilões do aleitamento:
-
Mamadeiras e chupetas: um incômodo na vida das mães e dos bebês
-
O ciclo de problemas: chupeta, mamadeira e baixa produção de leite materno
-
Confusão de bicos: o que é e como prejudica a amamentação
6. Rede de apoio na amamentação e sua importância
Acima de qualquer informação ou aprendizado que você tenha feito até aqui, algo será fundamental: o apoio. Apoio profissional e familiar fazem muita diferença no processo. Se você perceber que sua família não esta com você nesta empreitada, busque profissionais pro aleitamento que irão te apoiar e leve sua família nas consultas.
Se for o oposto, ainda assim, vale a pena trocar os profissionais que te atendem por aqueles que sejam pro aleitamento. Se esta não for uma opção, fique firme. A amamentação é uma decisão que cabe apenas a você, nenhum outra pessoa pode interferir neste processo.
Abaixo, alguns artigos sobre apoio no aleitamento materno e a importância dele:
-
Apoio na amamentação: o papel da família para mãe e bebê
-
Se sentir capaz de amamentar: 3 contatos que uma nova mãe deve ter
-
10 dicas para novos pais participarem mais da chegada do bebê
Todas as informações destes artigos aqui no portal estão apoiadas pelo Ministério da Saúde, pela Organização Mundial de Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria. As informações são constantemente atualizadas para que toda informação sobre aleitamento materno sejam atuais. Boa sorte!