Aleitamento Materno: como fazer para dar certo

A primeira e mais importante coisa a ser feita para saber mais sobre aleitamento materno é se informar.3 min


191 shares
Aleitamento Materno

Como fazer para que o aleitamento materno dê certo para você?

A maioria das mulheres que se tornam mães dizem que querem amamentar seus bebês e o aleitamento materno é uma prioridade para elas. No entanto, apenas uma pequena porcentagem destas mulheres conseguem.

O aleitamento materno é um desafio para a nova mãe e para a sociedade também. E para fazer com quê ele dê certo, é preciso empenho de todos.

Para a mãe, especialmente, é difícil e desafiador porque ela e o bebê são os protagonistas desta história. São os que irão sofrer ou não com o aleitamento materno. São os que irão sentir em primeira instância os sabores e dessabores deste desafio.

Meu intuito neste artigo é ajudar a mãe a conseguir.

Como fazer para conseguir amamentar?

A primeira e mais importante coisa a ser feita para saber mais sobre aleitamento materno é se informar. Se munir de informação de qualidade vai te ajudar a ser firme e decidida a respeito do que você realmente deseja.

Aqui no portal, há uma série de artigos que irão de informar sobre os benefícios do aleitamento materno e como conseguir amamentar seu bebê. Vou listar um guia para você abaixo.

Guia de amamentação para mães:

Clique nos artigos referentes abaixo para ler cada item e aprender tudo o que você precisa sobre aleitamento materno.

Benefícios do aleitamento materno

Há muitos benefícios no aleitamento materno e insistir pode ser o melhor a ser feito no começo, que costuma ser muito desafiador para a maioria das mãe.

Abaixo, você verá uma sequência de temas que tratam exclusivamente de todos os grandes benefícios de se alimentar um bebê apenas com leite materno e qual a importância para a saúde do bebê e da mãe. Confira:

Como amamentar seu bebê

Amamentar é um processo de aprendizado. Apesar da maioria das mulheres terem a falsa sensação de quê o processo é natural e instintivo, não se engane.

É preciso aprender sobre uma série de questões como pega do bebê, posicionamento adequando, quando e como amamentar e até mesmo como resolver pequenas questões e dificuldades que surgem no meio do processo.

Abaixo, uma série de artigos com os principais temas e informações para aprendizado materno:

Como resolver problemas na amamentação

Grande parte das mulheres terão uma série de dificuldades que terão que ser resolvidas com a ajuda de profissionais de aleitamento materno, pediatras e até mesmo outros médicos.

Além disso, saber identificar o que pode estar acontecendo, fará com que você busque ajuda rapidamente para tratar um possível problema.

Veja abaixo uma lista com os principais artigos sobre problemas durante a amamentação e como fazer para resolvê-los:

Como ter sucesso na amamentação

Informação, apoio e persistência são alguns dos ingredientes para se ter sucesso na amamentação. Ainda assim, por mais que você se informe e busque ajuda, não é garantia de nada. Há muito envolvido no processo de amamentar um bebê.

Há, porém, algumas coisas para se fazer, para que o início tenha grandes chances de ser bem sucedido. Acima de qualquer receita ou método, confiar em si mesma e em sua capacidade de nutrir seu bebê, te dará mais chances do que a maioria.

Veja abaixo dois artigos com as dicas mais básicas e mais importantes para se começar bem:

O que evitar na amamentação para ter sucesso

Nem tudo é liberado durante o processo de amamentação, mas fique tranquila. Há menos restrições do que os mitos populares dizem haver.

São poucos os itens para se evitar durante a amamentação. E tenha certeza de algo muito importante: nenhum destes itens são necessários para se cuidar de um bebê com eficiência.

Veja abaixo os principais vilões do aleitamento:

Rede de apoio na amamentação e sua importância

Acima de qualquer informação ou aprendizado que você tenha feito até aqui, algo será fundamental: o apoio. Apoio profissional e familiar fazem muita diferença no processo. Se você perceber que sua família não esta com você nesta empreitada, busque profissionais pro aleitamento que irão te apoiar e leve sua família nas consultas.

Se for o oposto, ainda assim, vale a pena trocar os profissionais que te atendem por aqueles que sejam pro aleitamento. Se esta não for uma opção, fique firme. A amamentação é uma decisão que cabe apenas a você, nenhum outra pessoa pode interferir neste processo.

Abaixo, alguns artigos sobre apoio no aleitamento materno e a importância dele:

Todas as informações destes artigos aqui no portal estão apoiadas pelo Ministério da Saúde, pela Organização Mundial de Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria. As informações são constantemente atualizadas para que toda informação sobre aleitamento materno sejam atuais. Boa sorte!


Like it? Share with your friends!

191 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
2
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
2
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)