Você chegou as 40 semanas de gravidez e ainda esta grávida. O que esta acontecendo?
40 semanas de gravidez é geralmente o momento em quê o médico irá considerar uma indução de trabalho de parto e até uma cesárea, caso o trabalho de parto não tenha iniciado.
É geralmente com 40 semanas de gravidez também, que a data de parto é marcada como o fim da fase gestacional. No entanto, sabemos que esta é apenas uma estimativa e que pode estar uma semana para frente ou para traz.
>> Sinais de que o Trabalho de Parto se Aproxima
Por isso, a gestação passa a ser acompanhada de perto nesta fase para garantir a saúde do bebê e da mãe.
Mães de primeira viagem tendem a chegar a 40 semanas de gravidez ou mais. Mães se segunda viagem, podem entrar em trabalho de parto mais cedo.
Se a sua data de nascimento foi calculada de forma incorreta, possivelmente devido a uma confusão sobre os dias do seu último período menstrual, pode ser que você chegue a 40 semanas de gravidez, mas na verdade ainda esteja com 39 semanas de gravidez. Ou vice-versa.
>> Como calcular a data de nascimento do bebê (DPP)
Por isso, a importância de fazer o pré-natal e todos os exames solicitados.
>> Ultrassom na gravidez: saiba quais são e para quê servem
Raramente uma gravidez que chegou a 40 semanas sem sinal de parto esta relacionada a problemas de placenta ou com o bebê, principalmente se o pré-natal tem sido feito.
O fato é que você já deve estar cansada de estar grávida. Saiba que o trabalho de parto pode começar a qualquer momento.
Riscos da gravidez acima de 40 semanas
Algumas pesquisas sugerem que quando a gravidez se estende para 41 semanas e 6 dias ou mais, o bebê e a mãe podem ter riscos de saúde como:
- Macrossomia fetal
- Dificuldades durante o parto normal como distocia do ombro
- Mecônio no líquido amniótico
- Baixo líquido amniótico que afeta os batimentos cardíacos do bebê
- Infecção
- Sangramento pós-parto
De olho na sua gravidez
Depois de 40 semanas, alguns médicos podem começar a avaliar a possibilidade de uma cesárea. A maioria dos médicos não deixam passar muito de 40 semanas e costumam estabelecer 41 semanas como prazo limite por segurança.
>> Tipos de parto: normal, natural, cesárea e curiosidades
O médico ficará atento ao tamanho do bebê, frequência cardíaca, movimentos na barriga e posição fetal.
>> Posição Fetal: Qual a Posição Ideal Para o Parto? Veja Imagens
>> Perfil Biofísico Fetal: o que é e como é feito
Não se desespere
Converse com seu médico sobre suas opções de parto, mesmo com indução de parto. Se prepare para o nascimento do bebê e tente relaxar.