Sinais De Que o Trabalho de Parto se Aproxima

A cada dia, os sintomas de gravidez das últimas semanas são um sinal de que o trabalho de parto se aproxima.3 min


Existem alguns sinais de que o trabalho de parto se aproxima para ficar atenta. É como um teste para saber se o parto está próximo. Dando check na maioria dos itens abaixo é possível saber se o seu bebê está para nascer, pois seu corpo dá alguns sinais de trabalho de parto.

Conforme os meses vão passando e vão surgindo alguns sinais de que o trabalho de parto se aproxima, é importante deixar tudo pronto. Abaixo eu vou listar para você todos os itens que podem indicar que seu bebê está chengando para os seus braços em breve.

Os sinais de trabalho de parto podem ser um pouco diferentes para algumas mulheres, mas para a maioria eles são muito claros e te indicam de forma didática se está na hora do seu bebê nascer. De qualquer forma, não se espante se o seu corpo não der um ou outro sinal, porém você esteja com semanas avançadas.

Teste para saber se o bebê está próximo: sinais de trabalho de parto

Existem dois tipos de sinais de trabalho de parto. Os que avisam que esta chegando a hora e os que avisam que esta acontecendo agora. E estes sinais de trabalho de parto podem vir muito próximos uns dos outros ou pode haver um tempo entre um e outro, então nem sempre um significa indicativo de outro.

1. Parto “chegando a hora” A cada dia, os sintomas de gravidez das últimas semanas são um sinal de que o trabalho de parto se aproxima. Mas não que ele esta acontecendo naquele exato momento.

  • Queda do ventre: quando está chegando a hora do bebê nascer, ele se posiona com a cabeça encaixada para baixo. Isto significa que o bebê esta se encaixando em direção a saída para nascer. No entanto, nem todos os bebês fazem isso.
  • Diminuição dos movimentos fetais: como está ficando mais apertado lá dentro, pois seu bebê já cresceu bastante, os movimentos são mais lentos e em menor intensidade, mas ele ainda se movimenta. Fique atenta a movimentação do bebê nas últimas semanas.

Escrevi um artigo completo que explica passo a passo o que vai acontecer com seu corpo quando o bebê vai nascer, se você tiver curiosidade de ver, não deixe de conferi-lo neste link: Parto: o quê acontece com seu corpo quando o bebê vai nascer

2. Parto “acontecendo agora” Agora é o momento que os sinais de trabalho de parto te darão o alerta de que vai acontecer em alguns minutos ou algumas horas o nascimento do seu precioso pacotinho de felicidade. Este é o grande momento materno, aquele que você esperou por meses com muita resiliência e amor:

  • Diarréia. Pode ser apenas algo que você comeu ou pode ser início de trabalho de parto. Se você ainda estiver distante das semanas de nascimento do bebê, saiba o que pode ter te causado isto aqui: Diarréia na Gravidez: Causas e Tratamento
  • Contrações regulares menores que 5 min. Se elas forem regulares e continuarem acontecendo, é sinal de bebê chegando. Elas podem acontecer por várias horas para mães de primeiros bebês ou rapidamente para mulheres que já são mães.
  • Dor nas costas. Junto com as contrações regulares, as dores nas costas aumentam ou irradiam do abdômen para as costas e vice-versa.

Então, neste teste de trabalho de parto, você faz parte do time “1 – Chegando a hora” ou do time “2 – Acontecendo agora”? Em qual dos itens você se encaixa? Se não for o momento do seu bebê nascer, fique feliz. Quanto mais se aproxima das semanas finais, mais o bebê se desenvolve. Ele vai nascer quanto estiver pronto.

Tenha em mente que um bebê de 37 semanas, 38 semanas e as vezes até mais podem não estar prontos para nascer. Por isso, induzir o parto ou agendar uma cesárea sem entrar de fato em trabalho de parto seria arriscado para a saúde do seu bebê. Se você esperou até agora pacientemente, o que são mais umas poucas semanas?

Leia mais:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual