E quando o bebê mama apenas em um peito, como fica esta situação para a mãe?
Não podemos de forma alguma confundir um bebê que mama um peito por vez e na mamada seguinte vai para o outro, sem rejeitar nenhum dos peitos com quando o bebê mama apenas em um peito em todas as mamadas, escolhendo só o peito esquerdo ou só o peito direito da mãe. Vamos falar do segundo grupo de bebês, aqueles que preferem um único peito em todas as mamadas.
>> Bebê que mama pouco: ele pode passar fome?
Além do fato de um peito ficar maior do que o outro e esteticamente isto incomodar bastante a mãe. Ainda tem a questão da diminuição de produção de leite materno na mama rejeitada, o que faz com que o bebê rejeite cada vez mais este peito.
Menos leite, menos vontade ele terá de mamar ali e o ciclo vai aumentando cada dia mais.
>> Bebê que mama muito: o que é o normal?
As possíveis causas para o bebê rejeitar uma das mamas é:
1. Dor unilateral
(se o bebê estiver com dor de ouvido, fratura na clavícula, tiver tomado vacina e este lado que ele sente estas dores, for o lado que ele é colocado para mamar, ele pode rejeitar esta mama não por causa do peito em si, mas por causa da posição e da dor que sente nesta posição)
2. Mastite
A mastite aumenta o sódio no leite inflamado e pode mudar o seu gosto para algo mais salgado, sendo assim, muitos bebês podem rejeitar este peito até que a mastite passe, o ideal é que a mãe ordenhe várias vezes, principalmente para passar a mastite
>> O que é mastite e como tratar este problema na amamentação
3. Um mamilo muito menor ou muito maior do que o outro
A diferença de mamilos e seus tamanhos pode fazer com que o bebê rejeite e tenha preferência por um dos dois.
4. O bebê fica mal posicionado do lado que ele rejeita a mama
Se a mãe for destra ou canhota e colocar o bebê em uma posição para mamar que fique desconfortável pra ele, ele provavelmente vai ficar incomodado e rejeitar esta mama.
>> Posições para Amamentar: as tradicionais
5. Gêmeos
As vezes cada um tem um peito favorito, simples assim, se os dois estiverem mamando cada um no seu, não há muito com o quê se preocupar.
>> É possível amamentar gêmeos exclusivamente?
Como tentar resolver a preferência apenas por uma mama
A princípio é ideal ordenhar esta mama rejeitada para que ela não diminua sua produção e se torne ainda menos atrativa para o bebê.
Afinal, se ele tem um peito com leite a vontade e sem muito esforço, certamente que ele não irá preferir o peito que tem menos leite e que ele precisa se esforçar mais para ordenhar.
Então, ordenhar várias vezes ao dia esta mama rejeitada é muito importante para mantê-la ativa em sua produção.
E se a produção nesta mama já esta prejudicada, é preciso começar a ordenhar várias vezes durante alguns dias para que ela passe a produzir mais de leite e se torne atrativa.
Tente descobrir a possível causa da rejeição para tentar resolve-la. Não se esqueça que as vezes o bebê rejeita um dos peitos simplesmente porque esta satisfeito e na próxima mamada você oferece o que não foi mamada, fazendo o revezamento entre eles.
Tenha sempre paciência, carinho e contato com o seu bebê. Não imponha ou use a força para que seu bebê mame, se ele rejeita mesmo tentando várias coisas, simplesmente amamente com a outra mama para ficar todo mundo feliz.
Forçar o bebê a mamar em um peito que ele não quer pode fazê-lo aumentar a rejeição por este peito além de deixar todo mundo triste, não é mesmo?
Tentar mudar o bebê de posição quando ele vai para a mama que ele rejeita é uma boa tática.
As vezes a preferência é pela posição em que ele é pegado no colo e não pela mama. Tentar posições como a transversal inversa, sentado ou deitado pode resolver.
Veja aqui: Posições para amamentar e Laid Back Position.
Contato pele a pele é uma boa opção, juntamente com a posição Laid Back Position que você viu no link acima, geralmente os bebês acabam aceitando mamar e mamam melhor desta forma.
>> Contato pele a pele pode beneficiar seu bebê pela vida inteira
Oferecer a mama rejeitada para o bebê que esta sonolento de noite é uma boa solução para tentar fazê-lo voltar a mamar neste peito.
Nunca deixe seu bebê como fome para forçá-lo a mamar o peito rejeitado.
Além de ser muito triste ter que fazer isto com o bebê e ele passar fome, quando eles estão com fome, tendem a mamar pior, machucando seu peito ou rejeitando a mama por estarem irritados.
Calma…
Seu filho não vai ficar com falta de nutrientes e fome se mamar apenas em um dos peitos por toda a sua amamentação. É perfeitamente possível amamentar com um dos peitos apenas e muitas mulheres fazem isto normalmente.
A questão estética dá para resolver com algum enchimento e logo que o bebê desmama completamente, suas mamas vão voltar a ficar com tamanhos bem parecidos. Não iguais porque nenhuma mulher tem as mamas com tamanhos iguais, nem mesmo as que não amamentam. Todo o nosso corpo tem um pequena diferença de tamanho nos pares.
As vezes o bebê simplesmente rejeita uma das mamas por puro gosto e não tem nada de errado nem com ele e nem com as posições, é opção dele.
As vezes insistir demais para ele mamar em um peito que ele não quer pode deixá-lo irritado e um momento que era para ser prazeroso e tranquilo começa a ser ruim para a mãe e o bebê.
Então se você tentou várias posições e formas para fazer com que seu bebê aceite um peito e mesmo assim ele não quer, simplesmente relaxe, siga amamentando com uma mama só, não tem problema algum nem para você e nem para o seu filho.
Leia também: