15 Perguntas para fazer ao filho em vez de “como foi o seu dia?”

2 min


Existem perguntas para fazer ao filho melhores do que a batida “como foi o seu dia?”, que na verdade só nos dá como resposta o de sempre “tudo bem”.

O hábito pode fazer com que esta mesma pergunta todo dia tenha também sempre a mesma resposta. Que tal irmos por um outro caminho e usar uma gama diferentes de perguntas para fazer ao filho diariamente em vez de mais do mesmo?

Você pode se espantar com a diferença das respostas que irá receber. A pergunta diária e batida “como foi o seu dia?” é sem inspiração alguma e esta longe de ser um bom começo de conversa principalmente para os filhos que estão chegando na adolescência. Pode inclusive ser vista como uma inquisição da vida diária e é claro que o que conseguimos com isso são respostas cada vez mais fechadas.

Veja algumas formas melhores de perguntas para fazer ao filho depois de um dia de aula, por exemplo:

1. O que você comeu no almoço?
(para os menores, esta também é uma ótima forma de saber mais do dia dele na escola, sempre faço esta para o meu filho de 3 anos e ele fica entusiasmado para responder)

2. Do que você brincou na escola hoje?
(para os menores) ou “O que você fez de legal hoje?” (para os maiores)

3. Você aprendeu alguma coisa nova hoje?

4. Como foi a hora do lanche?

5. De 1 a 10, como foi o seu dia? O meu foi…
Conte sobre o seu dia também. 😉

6. Se você tivesse a chance de ser o professor amanhã, o que você ensinaria na aula?

7. Com quem você quer fazer amizade e não fez ainda? Por que não?

8. Qual é a regra mais importante do seu professor?

9. Qual é a coisa mais popular para fazer no intervalo?

10. Você fez alguma coisa que achou realmente útil hoje?

11. Quais regras você acha mais difíceis de seguir lá?

12. Que pessoa na sua classe é exatamente o oposto de você? E o que você acha dela?

13. Qual lugar da escola é o mais divertido?

14. Quais as habilidades que você planeja dominar este ano?

15. Alguém em sua classe tem dificuldade com a aula? Por que?

De acordo com a idade do seu filho você vai adaptando as perguntas para palavras e frases que ele entenderá melhor. Claro que se a criança for pequena como o meu de 3 anos e meio, a maioria das perguntas não fará o menor sentido, mas a partir de 8 ou 10 anos muitas perguntas desta lista se enquadram bem para serem usadas. Além das crianças maiores já saberem nomear melhor sentimentos e atividades diárias.

Perceba que a maioria das perguntas são abertas, o que significa que seu filho terá que elaborar melhor a resposta e pensar sobre a pergunta feita antes de te responder automaticamente. 😉

Leia também:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual