10 conselhos para mães de meninas

3 min


150 shares
10 conselhos para mães de meninas
10 conselhos para mães de meninas

Como mãe de menino eu me peguei pensando em como escrever este post para vocês, mas daí lembrei que sou filha e ficou fácil escrever 10 conselhos para mães de meninas que podem ajudá-las.

Na prática, ser do sexo feminino é um desafio. O mundo costuma ser mais difícil para as mulheres, desde cobranças e culpa por tudo relacionado a maternidade como também um manual de como uma menina deve ou não ser, para atingir isto ou aquilo na vida.

Desde criança sempre questionei algumas restrições que vivenciei por ser menina, e de lá para cá percebo que mesmo sendo criança eu não estava errada. Vamos lá!

1. Não exija maturidade de uma menina que ainda é só uma criança

Meninas são cobradas mais que os meninos para serem “maduras” e a verdade é que elas são crianças. Enquanto o menino esta correndo e brincando, da menina muitas mães exigem que sejam mais maduras e lhes dão serviço doméstico: “menina tem que aprender a fazer as coisas, correr não é coisa de menina, pular não é coisa de menina, menina fica sentadinha comportada”. Não faça isto, deixe sua menina ser a criança que ela é e brincar, pular, se exaltar.

2. Não prive sua menina de burlar os padrões

Ir contra os padrões de “isto é coisa de menino, aquilo é coisa de menina” é uma coisa boa, acredite. Sua menina precisa aprender que não existe nada que ela não possa fazer tão bem quanto qualquer um. E que ela é capaz!

3. Elas também gostam de aventuras!

Meninas podem ser aventureiras por natureza, isto não tem nada a ver com gênero e sim com personalidade, não a impeça de viver desafios por achar que ela não tem capacidade física para isso ou achar que ela é “delicada” demais.

4. Deixe que sua menina use as cores que quiser.

Falei o mesmo no artigo para mães de meninos e aqui vale também. O que tem gostar de azul? Nada demais, as cores são para todos. Eu quando criança amava vermelho, preto, azul, verde…raramente usaria rosa, aliás, eu não gostava de rosa.

5. Explique para ela que amor não tem nada a ver com maltrato e grosseria

Quando uma menina conta que o menino tal esta mexendo com ela, empurrando, batendo ou puxando o cabelo, muitos falam pra ela que ele faz isso porque gosta dela, dizer isso só irá ensiná-la que apanhar de um homem e se submeter a agressão física é normal e prova de amor, não faça isto, não deixe que ela cresça achando normal que seu cabelo seja puxado porque o menino quer chamar a atenção dela. Cobre da mãe do menino uma correção e avise para ela que isto não pode acontecer nunca.

6. Não só princesa, cientista também. Que tal?

Elas são lindas e vivem em mundos encantados, porém sempre são salvas por príncipes ou ficam a espera dele, vivendo em função do príncipe. Isto pode criar na cabeça da menina a ilusão de quê ela precisa de um príncipe para ser feliz e a vida não é assim. Mostre pra ela também as princesas que tomaram as rédeas de suas vidas e que não ficam a espera de príncipe nenhum para fazer nada, vai lá e faz. Ou acrescente a este repertório encantado mulheres que fizeram história! Veja aqui: Moana, a nova princesa da Disney e aqui: Mãe fotografa filha inspirada em mulheres que fizeram história ou aqui: Metade da nova equipe da Nasa são mulheres

7. Deixe que ela brinque do que quiser

Esse papo de brinquedo de menina x brinquedo de menino é muito limitante. Que as meninas sejam livres para empinar pipa, andar de skate, jogar futebol e todas as brincadeiras que sempre associam apenas aos meninos. Brincar é pra todo mundo.

8. Não ensine a ela que sua vida se resume a casamento e filhos

Nascemos e crescemos ouvindo falar em arranjar namorado, marido, casar de véu e grinalda e ter filhos. E as meninas que nunca quiserem nada disto? Mostre para sua menina que isso não é regra na vida de ninguém e que as pessoas podem sim ser muito felizes sozinhas. Veja aqui: Maternidade Consciente: ser mãe não é para todas

9. Não projete seus sonhos de menina em sua filha

Isto vale para todas aquelas coisas que você como mãe quis fazer quando era menina e não pode, e de repente começa a achar que sua filha precisa seguir os seus caminhos, calma aí…cada uma tem sua história e de repente ela quer que a dela vá por um outro rumo, respeite.

10. Ensine sua filha que ela merece ser tratada com igualdade

Sim! Meninas precisam crescer sabendo que merecem ser tratadas com igualdade, merecem respeito e possuem tanto valor quanto qualquer um. Se você esta naquela vitrola velha do discurso: “se dê ao respeito”, que tal mudar isso para: “exija respeito e respeite a todos”, que tal?

Meninas crescem em grande parte dos casos sendo controladas sobre o que fazem, quem são e quem devem ser, sobre o que uma boa menina é, e o que não é. A única coisa que estas imposições causam é baixa auto estima, insegurança e a sensação de não ser dona de si. Já passou da hora desta história mudar. Meninas podem ser o que quiserem ser!

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

150 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)