Pele de Bebê: Dicas para cuidar e Dúvidas Comuns

Todos desejamos ter uma pele de bebê porque sabemos o quanto é lisinha e delicada. Então, porque passar produtos no bebê?5 min


28 shares
pele de bebê, cuidados com a pele do recém nascido
Advertisements

Pele de bebê é macia e lisa. Delicada e mais sensível que a nossa.

Isto porque uma pele de bebê acaba de sair do ambiente aquático (útero) para um ambiente seco.

Até então, o vernix caseoso protegia a pele do bebê.

>> Pele do Bebê Recém Nascido: importância do vernix caseoso

Advertisements

O vernix caseoso serviu como um protetor para o ambiente do bebê até seu nascimento. Era como um hidratante natural.

Depois do nascimento, usar produtos químicos, perfumados, detergentes e produtos para bebê, podem causar irritação na pele sensível do bebê.

No entanto, há outras coisas para fazer para proteger a pele do seu bebê do que usar produtos.

>> Contato pele a pele pode beneficiar seu bebê pela vida inteira

Advertisements

Cuidados com a pele do bebê recém nascido

Quando o bebê é recém nascido, menos é mais nos cuidados. Algumas dicas:

1. Resista ao impulso de dar banho no bebê com frequência

No Brasil temos o hábito de dar dois ou mais banhos no recém nascido, quando não, um banho por dia. Resista a este hábito. Um recém nascido não precisa de banho todo dia.

Banhos frequentes removem os óleos naturais que protegem a pele do recém nascido. Isto vai deixar a pele vulnerável e seca. Também pode agravar um eczema.

>> Razões para adiar o primeiro banho de seu bebê

Advertisements

Com exceção das fraldas, um recém nascido não se suja. Dar banho pelo menos 3 vezes na semana é suficiente. Mantenha as fraldas limpas e secas, troque as roupas sujas de leite e seu bebê ficará bem.

2. Não use produtos para bebês nos primeiros meses

Se puder não usar sempre, melhor ainda. Produtos como loções e perfumes, podem causar alergias e irritações. Por mais que cheirinho de bebê seja gostoso, o cheirinho REAL do bebê é melhor ainda.

>> Cheirinho de bebê: a ciência explica porque é irresistível

Advertisements

3. Lave a roupa do bebê antes de usá-la

Utilize apenas detergentes de roupa para bebês que sejam livres de fragrância e corantes. Lave a roupa do bebê, a roupa de cama e os cobertores separadamente da roupa da família.

4. Evite usar lenços umedecidos nas trocas de fraldas

O uso de lenços umedecidos pode causar alergias e problemas na pele. O produtos contêm químicas em sua composição e retira os óleos naturais da pele. Ainda mais porque o uso é diário e constante.

O ideal é fazer as trocas de fraldas com água morna, algodão ou um tecido limpo para secar o bumbum do bebê.

Dúvidas comuns sobre a pele do bebê

  • Pele do bebê recém nascido ressecada?

A pele do recém nascido pode descascar nos primeiros dias, no entanto, isto nem sempre esta relacionado com um problema na pele. Trata-se apenas de uma adaptação da pele ao ambiente mais seco. Seguir as dicas de cuidados com a pele acima, resolvem a questão.

  • Pele do bebê ressecada e descascando ou porque a pele do bebê descasca?

Depois de alguns meses, se a pele continuar descascando e estiver ressecada, pode ser preciso usar algum hidratante específico para hidratá-la.

Advertisements
  • Pele ressecada do bebê o que passar?

Qualquer hidratante para o bebê precisa ser recomendado pelo pediatra ou dermatologista. Não use hidratantes de adulto e nem compre hidratantes perfumados. Os melhores geralmente não possuem perfume e são recomendados por um dermatologista.

Diminuir a quantidade de banhos na semana também pode ajudar a manter os óleos naturais da pele.

  • Pele do bebê ressecada e vermelha?

O eczema é uma erupção cutânea vermelha que coça e deixa a região ressecada. Atinge principalmente rosto e couro cabeludo do bebê, cotovelos e atrás dos joelhos.

Neste caso, o pediatra ou um dermatologista podem indicar um produto específico para hidratar e melhorar o eczema. Além das dicas iniciais de cuidados com a pele do bebê.

Alergia na pele do bebê por causa da fralda

Assaduras no bebê

Geralmente, a assadura ou alergia na pele do bebê causada pelo uso de fraldas tem como fator comum a umidade irritante de uma fralda suja. Trocar a fralda várias vezes e evitar que o bebê fique com a fralda molhada ou suja, diminui os riscos.

>> Pomada para rachadura na amamentação: ajuda ou atrapalha?

Quando a pele do bebê não é secada adequadamente depois da limpeza, a umidade também pode causar assaduras. Mantenha sempre todas as dobrinhas do bebê nem secas.

Bebês que tomam antibióticos ou que possuem alergias alimentares, são mais suscetíveis as assaduras.

Advertisements

Toda assadura requer cuidados específicos médicos e mudança de hábitos (mais trocas de fraldas, identificar o agente causador no caso de alergias alimentares).

>> APLV – Alergia à proteína do leite de vaca: será que meu filho tem?

Dicas:

  • Troque as fraldas com freqüência e imediatamente quando estiverem molhadas ou sujas.
  • Lave a área da fralda com água morna, se usar produtos, que sejam neutros, suaves e sem perfume. Se a erupção for grave, use uma garrafa de esguicho para limpar sem esfregar.
  • Use um pano macio e limpo, não lenços umedecidos. O perfume ou álcool em alguns lenços pode irritar e ressecar ainda mais.
  • Deixe a área da fralda secar completamente antes de colocar uma fralda limpa.

Se a assadura não desaparecer em 2 ou 3 dias, é preciso verificar com o pediatra a presença de fungos, bactérias ou outras condições e usar uma pomada específica de tratamento.

>> Quantidade de Fraldas que o Bebê usa: saiba o que te espera

  • Irritação na pele do bebê

Uma irritação de pele pode ser causada por muitas situações. No bebê, dependendo do lugar, o agente causador muda. Pode ser eczema que atinge as dobras de pele ou pode ser fungos e bactérias que atingem a região do bumbum.

Qualquer irritação na pele, principalmente quando é em um bebê, precisa ser comunicada ao pediatra imediatamente.

Isto porque há casos em quê alergias alimentares graves causam problemas cutâneos e é preciso tratar o bebê imediatamente.

Há situações onde a roupa usada estava com muitos produtos químicos ou o bebê é alérgico a determinado tecido.

  • Manchas vermelhas na pele do bebê pode ser dente?

Há muitos sintomas relacionados ao nascimento dos dentes do bebê por mães que os pediatras dizem que não fazem sentido.

Não há nada indicando que manchas vermelhas estejam associadas ao nascimento dos dentes. Como muitos pediatras dizem, as vezes, a baixa do sistema imunológico que o nascimento dos dentes causa no bebê, pode favorecer o aparecimento de outros problemas com seus próprios sintomas.

>> Nascimento dos dentes do bebê: como aliviar, odontopediatria e mais

  • Mancha branca na pele do bebê de 1 ano?

Uma outra dúvida de leitoras é o fato da idade estar relacionada com problemas na pele.

No entanto, o fato do bebê estar crescendo, não está relacionado com problemas na pele. Se há uma mancha branca na pele do seu recém nascido ou bebê, converse com o pediatra ou dermatologista para que eles avaliem e descubram o que esta causando a mancha.

  • Pele do bebê empolada?

Fique atenta. Uma pele empolada pode ser tanto alergia por causa do tecido da roupa, calor em excesso que causam bolinhas vermelhas de suor ou até mesmo rosácea.

Por isto, é importante avisar o pediatra caso o bebê apresente bolinhas vermelhas e uma pele empolada.

Rosácea

Pele vermelha principalmente na região das bochechas do bebê. As vezes, é possível ver alguns vasos sanguíneos na pele. A pele também pode engrossar e a área vermelha aumentar para o nariz.

Há vários tratamentos tópicos disponíveis como anti-inflamatórios e calmantes que o pediatra pode indicar para controlar os sintomas. O problema é genético e não há cura real.

Acne Neonatal

Atinge cerca de 20% dos recém nascidos e aparecem com cerca de 2 semanas após o nascimento.

As vezes, o bebê nasce com a acne neonatal. São bolinhas vermelhas parecidas com espinhas nas bochechas, testa, nariz, queixo, pescoço, costas, peito e até no couro cabeludo. Desaparecem sozinhas em algumas semanas ou meses.

Hidratante para pele do bebê

Qualquer hidratante usado no bebê precisa ser comunicado ao pediatra e observado se o mesmo não irá causar alergias em sua pele. As vezes, o problema esta no hidratante diário.

Recém nascidos não precisam de hidratantes de pele e muito menos bebês. Sua pele é nova e muito sensível. Qualquer produtos químico pode causar alergias, erupções, eczemas e uma série de outros problemas.

Hidratantes perfumados ainda podem causar alergias respiratórias no bebê e devem ser evitados. O cheirinho natural do bebê já é maravilhoso, acredite, não precisa de mais.

>> Cheirinho de bebê: a ciência explica porque é irresistível

Precisa lavar roupas novas para o bebê?

Toda roupa nova, precisa ser lavada. Não apenas as do bebê, mas de toda a família. Roupas novas, por mais que sejam novas, passaram por vários processos e manuseio. Muitas pessoas pegaram naquela roupa desde o molde até o produto final. A roupa passou por estoques e pode ter ficado guardada em locais empoeirados e sujos.

Lave todas as roupas novas do bebê e de todos da casa antes de usar. Principalmente roupas íntimas e de cama.

Advertisements

Advertisements

Like it? Share with your friends!

28 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)