Pele do Bebê Recém Nascido: importância do vernix caseoso

4 min


1.7k shares
Pele do Bebê Recém Nascido

A pele do bebê recém nascido costuma ter uma camada branca nascimento.

Esta camada branca que reveste a pele do bebê recém nascido se chama vernix caseoso e possui uma função importante.

Os minutos após o nascimento de um bebê podem parecer um borrão. Mães e bebês desfrutam um pouco de tempo de abraço e contato pele-a-pele, mas não demora muito para que uma enfermeira retire os recém-nascidos para verificar seu peso, temperatura corporal e a circunferência de sua cabeça.

>> Razões para adiar o primeiro banho de seu bebê

Também não é incomum para os recém-nascidos tomarem banho logo após o nascimento, muitas vezes dentro das primeiras duas horas.

Um banho remove o líquido amniótico e o sangue da pele do bebê, assim você não pode pensar duas vezes antes de seu bebê receber seu primeiro banho. Mas pode haver benefícios em atrasar o primeiro banho.

Dar banho não só remove os fluidos acima mencionados da pele do bebê recém-nascido, ele também remove o vernix caseoso.

>> Amamentação na primeira hora de vida: a melhor boas vindas ao bebê

O que é vernix caseoso?

O vernix caseoso é uma camada protetora na pele do bebê recém nascido. Aparece como uma substância branca, como queijo. Este revestimento desenvolve-se na pele do bebê enquanto ele esta no útero.

Podem aparecer vestígios da substância na pele após o nascimento. Você pode se perguntar, qual é a finalidade deste revestimento?

Para entender o papel do vernix caseoso, pense em como sua pele responde ao excesso de exposição à água. Depois de nadar ou tomar um banho, não demora muito para os dedos da pele desenvolver rugas. Os fluídos envolta do bebê causariam o mesmo resultado em sua pele sem o vernix.

>> Leite materno é analgésico em procedimentos dolorosos

Seu bebê nada em líquido amniótico por 40 semanas. É este revestimento que protege a pele do bebê durante este período. Sem essa proteção, a pele de um bebê seria cheia de rugas no útero.

O vernix caseoso contribui para que os bebês tenham uma pele macia após o nascimento. Ele também protege a pele do bebê recém nascido de infecções enquanto esta no útero.

A quantidade de vernix caseoso na pele do bebê recém nascido diminui quanto mais chega a sua data de nascimento.

É normal que os bebês a termo tenham a substância em sua pele.

Mas se o bebê nascer após sua data de parto estimado, ele pode ter menos do revestimento. Bebês prematuros tendem a ter mais vernix caseoso do que bebês a termo.

>> Como calcular a data de nascimento do bebê (DPP)

Quais são os benefícios do vernix caseoso na pele do bebê recém nascido?

Os benefícios do vernix caseoso não se limitam à gravidez: este revestimento também beneficia o seu bebé durante e após o parto. Independentemente de quão pouco ou quanto da substância permanece na pele do seu bebê após o nascimento, considere manter o vernix caseoso na pele do seu recém-nascido durante o maior tempo possível. Isso significa adiar o primeiro banho.

>> Como dar banho no recém-nascido: veja o passo a passo

Os benefícios deste protetor natural incluem:

  • Possui propriedades antimicrobianas
    O vernix caseoso pode proteger um recém-nascido de infecções após o nascimento. Isso ocorre porque o revestimento contém antioxidantes, bem como anti-infecciosos e propriedades anti-inflamatórias.
  • Lubrificação através do canal de parto
    O vernix caseoso não só fornece uma barreira protetora para fluidos no útero. Ele também pode reduzir a fricção com que seu bebê passa através do canal de parto durante o parto.
  • Ajuda a regular a temperatura corporal do bebê
    Durante a gravidez, seu corpo desempenha um papel vital na regulação da temperatura corporal do seu bebê. Leva tempo para um bebê regular sua própria temperatura corporal após o nascimento. Manter o vernix caseoso na pele do bebê durante o maior tempo possível pode naturalmente estabilizar a temperatura corporal.
  • Hidrata a pele do seu bebê
    O vernix caseoso também contribui para uma pele mais macia e suave no nascimento e após o parto. Esta substância semelhante a um creme denso é um hidratante natural para bebês, protegendo sua pele do ressecamento e rachaduras.

Atrasar o primeiro banho do seu bebê traz benefícios

Depois de entender o papel do vernix caseoso, você pode optar por atrasar o primeiro banho do seu bebê para maximizar os benefícios de saúde. O período de tempo que você escolher para atrasar o banho é com você.

Fora do Brasil, é uma pratica comum para algumas mães não dar o primeiro banho no bebê por vários dias ou até uma semana após o nascimento. Mas você não tem que esperar tanto tempo. Mesmo se você só atrasar o primeiro banho por 24 a 48 horas, o seu recém-nascido terá benefícios.

Solicite que a enfermeira use um pano macio para remover suavemente quaisquer vestígios de sangue e líquido amniótico da pele do recém-nascido. Você tem a opção de dizer ao hospital que você não quer que eles removam quantidades em excesso do vernix caseoso. Durante os próximos um a dois dias, massageie suavemente o revestimento na pele do seu bebê.

É verdade que os bebês nascem cobertos de líquido e sangue.

Mas os bebês não nascem sujos, então não há mal em retardar o primeiro banho. A exceção é se seu bebê está coberto de mecônio, que são as fezes. Neste caso o banho será necessário.

Normalmente, as fezes de um feto permanece no intestino durante a gravidez. Mas às vezes, infiltram-se no líquido amniótico durante o trabalho de parto. Banhar-se rapidamente após o nascimento reduz o risco de ingestão de mecônio pelos bebês, o que pode levar a problemas respiratórios.

A separação pós-parto

Enfermeiros separam os recém-nascidos de suas mães após o parto para testes e banho. Alguns testes podem ser necessários dependendo da situação de cada bebê (até mesmo estes, em alguns casos podem esperar até 1h após o parto), mas um banho não é. Você pode decidir quando e onde banhar seu bebê pela primeira vez, não se intimide para falar sobre isto com seu médico e o pessoal do hospital.

O vernix caseoso tem intrigado a comunidade médica há mais de 100 anos. Os estudos mais recentes indicam que ele tem importantes papéis diferentes na proteção do feto e em ajudar a fazer uma transição saudável da vida dentro do útero para a vida fora do útero. Estas funções incluem proteção da pele, proteção contra infecções e regulação da temperatura. Suas propriedades também podem algum dia provar ser benéficas na população adulta.
– Michael Weber, MD –


Like it? Share with your friends!

1.7k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
2
Amei
Ouwn Ouwn
2
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)