Esta receita papinha de ameixa laxante vai acalmar muitas mães que estão com bebê com dificuldades e você não precisa comprar, pode fazer em casa facilmente. A receita foi criada pela nutricionista Debora Almeida. Segundo ela, a papinha de ameixa laxante é muito pedida pelas mães para ajudar o bebê quando ele esta com prisão de ventre.
O melhor da papinha de ameixa feita em casa é que ela não possui corantes, conservantes e nenhum tipo de produto químico. Isto vai tornar a alimentação do seu bebê mais saudável e criar um hábito alimentar nele de sempre dar preferência para alimentos naturais em vez de industrializados.
A prisão de ventre em bebês amamentados exclusivamente não costuma ser um problema. Se o seu bebê mama exclusivamente no peito, ele pode ficar até 7 dias sem evacuar normalmente e não terá problema nenhum nisto. Isto significa que o leite foi totalmente absorvido pelo organismo do bebê.
O uso de supositórios para bebês não são aconselhados, pois, além de fazer com quê o organismo do bebê se acostume e depois só funcione com ele, a maioria dos bebês podem passar normalmente por momentos de prisão de ventre, tanto enquanto mamam exclusivamente no peito, quanto quando estão iniciando a introdução alimentar e seu organismo esta se habituando com a alimentação.
A introdução alimentar só inicia a partir dos 6 meses de idade, então, esta receita de papinha de ameixa laxante só pode ser oferecida para o bebê após esta idade. Falei sobre isso aqui: Como começar a introdução alimentar do seu bebê.
Nesta receita existem mais dois ingredientes que vão adicionar saber e potencializar os efeitos da papinha de ameixa. Assim, sua papinha não ser apenas de ameixa seca, mas também terá mamão e maça para ficar saborosa e nutritiva. Vamos aprender a receita?
Papinha de ameixa (A partir de 6 meses)
Ingredientes
- 4 ameixas secas sem caroço cozidas
- ¹/² maçã pequena com casca cozida
- 2 colheres de mamão
- 200ml de água
Modo de fazer
Você pode comprar ameixa seca com semente, após cozinhar ela fica molinha e a semente sai facilmente, ou pode comprar já sem semente e só cozinhar por cerca de 8min a 10min. A maçã picadinha pode ser cozinhada na mesma água da ameixa, fica bem macia e fácil de amassar.
Coe a água e reserve (pois pode ser ofertada ao bebê após ficar fria). Espere esfriar (pode colocar a maçã e ameixa coada no congelador por pouco tempo até que esfrie) Amasse a maçã e a ameixa com um garfo, adicione as 2 colheres de mamão e amasse novamente, sirva de colher. Dá pra reservar 24h na geladeira ou 7 dias no congelador (é só aquecer um pouco pra ficar numa temperatura fria pro bebê consumir)
Importante:
- Não peneirar
- Não liquidificar
Leia também:
- 10 Receitas de papinhas de bebê: menu semanal de marmitinhas nutritivas
- Danoninho saudável para bebês: aprenda fazer a receita
- Mousse de chocolate saudável para bebês
- Omelete com agrião: delícia rápida e prática de fazer
- Leite de amêndoas caseiro: receita prática e fácil de fazer
- Papinhas de frutas: 5 receitas simples e nutritivas