Não precisa ser mãe de primeira viagem, as mães de segunda, terceira, quarta viagem também sofrem e se encontram, as vezes, frustradas e cheias de dúvidas.
Ser mãe de primeira viagem não é algo solitário, todas somos, mesmo depois do segundo ou terceiro filho. Isto porque cada criança é diferente e você vai precisar conhecer seu filho.
As vezes alguns problemas são resolvidos quando olhamos para nosso filho, nos colocamos no lugar dele e conseguimos, enfim, pensar com calma e respirar sem desespero.
>> Amamentação: Tudo o que você precisa saber para conseguir
São em momentos desesperadores que tomamos as decisões menos pensadas, menos estudadas e pesquisadas. Menos pautadas naquilo que realmente queremos como mães.
Então respira. Olhe para o seu bebê. Como seria se fosse com você?
1. Ser mãe de primeira viagem não é apenas para as que passam por uma primeira gravidez.
Obviamente que seu medo e ansiedade podem ser maiores, pois, de fato, é sua primeira vez no desafiador mundo da maternidade. É compreensível o medo, a angústia, a ansiedade e milhares de outros sentimentos confusos. Um abraço apertado para acalmar seu coração, vai dar tudo certo.
>> O recém nascido real e o idealizado: quando você é pega de surpresa pela maternidade
No entanto, este mesmo medo e frio na barriga passa pelos corações de milhares de outras mães que já passaram por isso antes. É estranho e confuso, mas esta é a maternidade. Bem vinda.
>> O mantra secreto das mães: vai passar!
2. Uma vez que você embarcar, não terá mais passagem de volta.
E estaremos todas juntas navegando neste mesmo mar, não importa a quantidade de filhos. Os medos e desafios serão muito parecidos. Compartilharemos juntas nesta viagem, um mar revolto, um mar calmo. Sol que aquece nossos corações e tempestades que nos farão virar adrenalina pura.
>> 1,2,3 respira…serás mãe por toda uma vida
3. Somos todas aprendizes, todos os dias.
Todos os dias estaremos em busca de aprender mais. Sobre qualquer coisa e independente de quantos filhos tivermos. Teremos que aprender sobre aquela gravidez que é única, sobre aquele bebê que nasceu, que será único. Ainda que seja o seu quarto bebê! Sentiremos culpas, medos e tentaremos com todo nosso coração fazer e ser o melhor que pudermos.
>> Contra cólica, o colo: uma receita amorosa infalível
4. Ser mãe é uma aventura. Em todas as vezes.
Manter o barco navegando neste mar é uma habilidade que vamos ganhando na hora em que as coisas estão acontecendo. Apesar de sermos as capitãs e direcionarmos o caminho, na maior parte das vezes, isso será feito por puro instinto.
>> Levantar e andar com o bebê: a ciência explica porque diminui o choro
5. Nós nunca saberemos de tudo sobre nossos filhos, nem do primeiro e nem do segundo ou mais.
O tempo passa e começamos a nos sentir um pouco mais seguras e confortáveis em nosso novo papel materno. No entanto, há sempre algo novo para descobrir e aprender sobre nossos filhos. Eles vão crescer mais rápido do que imaginamos e cada nova fase, começaremos tudo de novo.
>> Os filhos vão crescer sem perceber, nós desejaremos mais tempo
E aí, preparada para esta jornada?
Se você disser que não, acertou. Nenhuma de nós estamos, nem depois que ela começa. Bem vinda ao nosso maravilhoso e ao mesmo tempo desafiador mundo materno.
Uma das coisas mais importante para uma mãe de primeira viagem saber é: faça o melhor que puder, com todas as informações que tiver. Tenha medo, esta tudo bem senti-lo. Saiba que você não esta sozinha. Há milhares de outras mães pelo mundo compartilhando com você tantos sentimentos maravilhosos e confusos.