O que é um exame de curva glicêmica?
O exame de curva glicêmica na gravidez serve para diagnosticar os níveis de açúcar no sangue e a tolerância a glicose. Ele identifica a possibilidade da grávida ter diabetes gestacional.
Qual a importância do exame de curva glicêmica?
O exame é importante porque depois de diagnosticar uma diabetes gestacional, é preciso definir cuidados específicos para manter a saúde da mãe e do bebê.
>> Diabetes Gestacional: Tudo o que você precisa saber
Durante a gravidez, seu corpo tem que produzir insulina extra para atender às necessidades do seu bebê, especialmente quando ele está crescendo rapidamente. Se o seu corpo não consegue produzir insulina suficiente, você pode acabar com muito açúcar no sangue, resultando em diabetes gestacional.
Quando devo fazer o exame de curva glicêmica?
Entre as 24 semanas de gravidez e 28 semanas de gravidez. Se você já tiver diabetes antes ou seu risco for alto, o exame pode ser pedido antes.
>> Linea Nigra ou Linha da Gravidez: a linha escura na sua barriga
Como é feito o exame de curva glicêmica na gravidez?
O exame é feito em jejum de 8h a 14h. Durante um período de tempo, depois de ingerir um preparado de glicose específico, uma enfermeira irá colher amostras de sangue para definir os níveis de glicose no sangue.
Etapas:
- A enfermeira colhe amostras de sangue para um teste de linha de base
- Você toma uma mistura preparada contendo glicose (é preciso tomar toda a mistura)
- Você descansa por um período (cerca de 1h a 2h) – Não pode comer ou beber nada enquanto espera
- A enfermeira colhe amostras de sangue novamente.
O exame de sangue mede como a solução de glicose foi processada pelo corpo. Os resultados das amostras de sangue são comparados e chega-se a um resultado. Um nível de glicose no sangue maior que o normal nem sempre significa que você tenha diabetes gestacional.
>> Chá de Fraldas: simples, barato e econômico para todo mundo
Curva glicêmica valores de referência:
Valores de referência para o exame de curva glicêmica gestacional:
Resultados alterados e superiores a 125 a 200 mg/dL são considerados como diabetes gestacional. Pode ser que um novo exame seja pedido para confirmar os resultados. |
>> Hipertensão Gestacional e Pré-Eclâmpsia: sintomas e tratamento
O que acontece em um resultado positivo do teste?
O resultado positivo do exame de curva glicêmica na gravidez pode indicar que você tenha diabetes gestacional. A partir deste momento, seu obstetra irá traçar estratégias, de acordo com o resultados, para lidar com o problema.
O tratamento depende de quanto açúcar foi encontrado em seu sangue.
O acompanhamento com uma nutricionista é importante para que uma dieta específica, de acordo com os resultados de seus exames, seja elaborada. Em muitos casos, é possível manter a diabetes gestacional sob controle com dieta e exercícios.
>> Ganho de Peso na Gravidez: saiba o peso ideal para ganhar