Colo de mãe é o melhor lugar do mundo para o bebê.
Se te disserem que colo de mãe faz mal, que estraga ou mal acostuma seu bebê, desconfie. Não há como ser bom, seguro ou natural tal conselho e muito menos instintivo para nós, mães…
Talvez você perceba que há algo estranho neste conselho. Como pode um bebê nascer para não receber colo materno? Tão frágil, indefeso e se acostumando com tudo novo.
>> Dar colo e amor pode salvar seu bebê prematuro
Seu bebê sequer sabe que nasceu. Sequer sabe que ele é um e você é outra. Para o bebê só há um ser, um binômio: mamãe-bebê. Mamãe-eu-você-bebê. Nós, um.
Entende? É como se vocês fossem um para seu bebê. E como poderíamos viver sem uma parte de nós mesmos?
Depois de tantos meses compartilhando os mesmos sons, a mesma voz, o sangue, o calor…ouvindo os batimentos do seu coração alinhados com o da mãe. Como podem condenar o bebê querer colo de mãe?
>> Mães e bebês sincronizam os batimentos do coração apenas sorrindo um para o outro
Colo é consolo que acalma. É paz, é vida que se encaixa. É mais do que dois braços e um bebê. São um só, juntos novamente.
Carregar o bebê sempre que ele precisar é gestar. De dentro para fora da barriga, apresentando ao bebê, com muita calma, uma nova vida.
>> Exterogestação: a gestação do colo e conexão
Um outro espaço, um novo jeito de respirar. São novos cheiros e barulhos. Tudo tão novo, porque não, no colo?
Qual o problema de ficar mal acostumado com amor? O bebê aprende da melhor forma as primeiras conexões para amar.
Com calor, com vínculo e com quem é tudo em seu pequeno mundo.
Colo de mãe não estraga, nem mal acostuma o bebê. Só faz crescer bem, saudável e bem resolvido. Só faz o bebê perceber que aqui, neste mundo que lhe parece tão sombrio, ele tem alguém. Do lado, presente, quente.
Você sabe, seu instinto sabe.
Não há problema em fazer o que a natureza nos mostrou como fazer. A mãe canguru carrega seu bebê. A mãe macaca carrega e acaricia seu bebê.
A mãe coelha, gata…preste atenção, nas mães mamíferas que rodeiam você. Elas irão carregar seus bebês.
>> Atenda o choro do bebê: segundo pesquisa pais devem dar colo e atender seus bebês
E se te disserem que faz mal, saiba que o que faz mal, de verdade, é não acolher seu bebê.
Um estudo desenvolvido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que dar colo ao bebê é importante para diminuir as consequências do estresse tóxico. O estresse tóxico é gerado em situações consideradas como extremas como negligência crônica. Quando está no colo, o bebê se sente mais seguro e acolhido, o que diminui suas respostas ao estresse. Fonte: Toxic Stress
Há bilhões de anos, desde os primórdios, mães carregam seus bebês. Não deixe que ninguém interfira nesta relação, que só pertence a você.