Existem uma série de alimentos para dar leite na amamentação. Se conversarmos com pessoas em estados e países diferentes, irão existir alimentos para dar leite na amamentação diferentes em cada uma deles. Ou seja, cada lugar com sua cultura, tem um alimento específico que faz o milagre da produção de leite materno acontecer. Será que isso é real?
Quais são os alimentos para dar leite na amamentação mais conhecidos, segundo algumas pessoas? Canjica, Milho, Galinhada, Cerveja Preta (especialmente aqui, muito cuidado, pois álcool pode causar danos ao bebê. Escrevi sobre aqui: Álcool e amamentação: é seguro?), Rapadura, Café com margarina, Sopa, Suco de uva integral…
E tem mais: Suco de Jenipapo, Açaí, Chá de erva doce, Caldo de cana, Água inglesa (horrível e não tem efeito nenhum), Cuzcuz, Mate doce, Chá de funcho… A lista é enorme e depende de cada cidade, ou seja, cada um fala o que sua cultura acha que deve, sem nenhuma comprovação. Alguns alimentos com leite, podem fazer mal para crianças que possuem alergia a proteína do leite de vaca (APLV), muitos chás podem ser tóxicos para mãe e bebê e os que contêm álcool, afetam o desenvolvimento do bebê e outros problemas.
Alimentos para dar leite na amamentação não possuem comprovação científica de quê realmente funcionem e aumentem o leite materno. Eles são um mito popular muito difundido, mas que na prática não cumprem a função prometida. Se fosse assim, seria tudo muito fácil na amamentação, não é mesmo? E todas sabemos que amamentar e manter a produção de leite é difícil! Então, para que você não fique triste porque estava realmente acreditando nisto, vou te ajudar com dicas que realmente podem aumentar o seu leite materno.
Existe algum problema em comer mesmo assim estes alimentos?
Nenhum problema. Se você se sentir bem os consumindo, tudo bem. Se você não gostar do alimento e estiver comendo a força, o estresse causado por isso pode sim interferir na ejeção do seu leite. Veja o que escrevi sobre isso aqui: Estresse seca o leite materno? Efeitos na amamentação. Se for um alimento com leite e seu bebê for alérgico, pode causar problemas. Se contiver álcool também.
E é por isso que muitas mães juram de pés juntinhos que elas comeram e funcionou. Porque amamentar e produzir leite em boa quantidade, em grande parte dos casos tem a mais ver com o fato da mãe se sentir tranquila e confiante com sua produção de leite. Quando ela come um alimento que dizem aumentar o leite materno e ela acredita nisto, fica tranquila e feliz. Isto se chama efeito placebo e acontece muito.
Quando a mãe consome alimentos quentes, sua ejeção de leite também pode ter algum efeito facilitador. Tanto quanto um banho quente relaxante, um abraço quentinho, um tempinho dormindo debaixo das cobertas. 😉 Se sentir relaxada com a amamentação e acreditando que tudo vai dar certo, isto sim, ajuda na descida do leite e falei mais sobre isto aqui: Ocitocina na amamentação: hormônio do amor e ejeção do leite
Dicas para aumentar o leite materno:
- Amamente em livre demanda. Saiba o que é aqui: O que é livre demanda e porquê precisamos dela
- Não use chupetas e mamadeiras. Saiba o motivo aqui: Confusão de bicos: o que é e como prejudica a amamentação
- Tente relaxar e acreditar que as coisas vão dar certo
- Certifique-se de que o bebê esta fazendo a pega correta para amamentar. Aprenda aqui: Como fazer a pega correta para amamentar seu bebê e não sentir dor
A receita para manter a produção de leite materno é relativamente simples. E isto não inclui comer nada em excesso e nem beber nada em excesso. Muito menos comer coisas das quais você não gosta simplesmente esperando que elas resolvam a questão.
Leia mais: