Tempo de leitura deste artigo:6 minutos

Você já ouviu falar no Efeito Vulcânico em bebês e todo o desgaste que ele acarreta em todos da família e principalmente na irritação que causa no bebê?

Uma crise de efeito vulcânico em bebês nada mais é do que um acumulo de irritação e choro causado pela falta de sonecas durante o dia.

As sonecas podem ser curtas ou longas, mas o ideal é que o bebê as tire. Pode ser no colo, no berço, no peito ou na cama, mas ele precisa deste período de sono durante o dia para que a falta dele não o deixe extremamente irritado.

Veja quanto seu bebê consegue ficar acordado e saiba que a cada tempo deste, ele provavelmente precisará de uma sonequinha, curta ou longa, para recuperar suas energias novamente e ficar bem.


Idade e tempo médio que os bebês conseguem ficar acordados sem que fiquem irritados:
Recém nascido 1 – 2 horas
6 meses 2 – 3 horas
12 meses 3 – 4 horas
18 meses 4 – 6 horas
2 anos 5 – 7 horas
3 anos 6 – 8 horas
4 anos 6 – 12 horas

 


Então, provavelmente seu bebê irá acordar com aquele sorrisinho lindo e maravilhoso de manhã porque suas energias foram recarregadas e ele se sente feliz e restaurado com o sono que acabou de ter, no entanto, conforme as horas vão se passando, ele começa se sentir cansado de novo.

O que fazer?

O ideal é colocar o bebê para dormir para que ele descanse novamente e volte a acordar feliz e satisfeito com a vida. No entanto, bebês não sabem dormir sozinhos então eles precisarão de um gatilho que o faça pegar no sono de novo.

Para mães que amamentam, amamentar é o solução de todos os males porque o bebê dorme feito anjo no peito da mãe e saiba que não existe problema algum nisto, ok?

Outras precisarão ninar, cantar, fazer carinho na cabeça, andar um pouco com ele no colo ou as mais sortudas. Alguns bebês já dormem quando você os coloca na caminha e dá uns tapinhas carinhosos na fraldinha.

Se você não consegue colocar o bebê para dormir, o que acontece é que este cansaço que ele esta sentindo por não dormir vai se acumular ao longo do dia e quanto mais cansado ele estiver, mais difícil será para que ele consiga dormir.

Vira uma bola de neve bem grande e no final de tudo isto, o bebê fica extremamente irritado, choroso e quando você se deu conta, o dia praticamente acabou e seu bebê não tirou uma soneca sequer.

Um bebê irritado e choroso demais, não consegue se acalmar e pegar no sono.

Porque “Efeito Vulcânico em Bebês“? Porque esta situação toda mais parece que o bebê é um pequeno vulcãozinho que começa com o tempo a entrar em erupção e quando chega em seu limite, sai de baixo. É muito choro pela casa e você simplesmente não sabe mais de onde tirar energia para lidar com a situação. Além do bebê, mesmo estando super cansado, não conseguir dormir de jeito nenhum.

O termo foi criado pela Elizabeth Pantley, mas seu nome científico é “pressão de sono homeostática”.

Lembre-se que sonecas restauradoras geralmente duram 1h ou mais, no entanto, pode ser que seu bebê durma um pouco menos, sem trauma. Se ele tirou uma soneca de 40 minutos e resolveu acordar, ficar tentando fazer o bebê dormir a todo custo também pode deixá-lo irritado do mesmo jeito.

Se o seu bebê chegou no nível do efeito vulcânico, provavelmente vai lutar contra o sono, mesmo precisando muito dele. Isto acontece porque o cortisol aumenta no corpo da criança quando ela esta com sono e não dorme, e o cortisol dificulta os efeitos da serotonina e melatonina, que são responsáveis pelo sono. Ou seja, quanto mais acordado o bebê ficar, mais irritado e mais chorar (o choro também libera o cortisol no corpo do bebê), mais cortisol ele vai liberar e mais longe ele fica da tão necessária soneca.

Vira um ciclo vicioso.

Se você acha que deixar seu bebê acordado durante o dia vai resolver o fato dele não conseguir dormir a noite inteira, saiba que na verdade você pode estar dificultando mais ainda a situação. Quanto melhor o bebê dorme de dia e quanto mais mama durante o dia, maiores são as chances dele ter uma boa noite de sono, saca?

Veja o que já falei sobre isto aqui: Amamentação noturna e o padrão de sono dos bebês

Como evitar o efeito vulcânico em bebês?

Colocar o bebê para dormir! Parece simples, eu sei que não é. O meu só dormia no peito, mas como eu amamentava em livre demanda, tudo bem. Veja aqui: o que é livre demanda e porque precisamos dela.

É preciso que você descubra o gatilho que faz com que seu bebê relaxe e entre no sono e pra isso você provavelmente terá que testar.

Recém nascidos geralmente dormem mamando mesmo, sem problemas. Os maiorzinhos as vezes mamam e continuam acordados e pode ser que precisem de um balancinho ou uma caminhadinha sua com ele no colo, o que vai fazê-lo se lembrar do útero, se acalmar e se entregar ao soninho.

Você pode usar ruídos que o façam lembrar do som do útero. Já existem aplicativos de celular com som de útero e muitas mães dizem ser uma maravilha. Mas você encontra estes mesmo efeito no som do mar, chuva, oceano, ar condicionado, ventilador, secador de cabelo, rádio fora de sintonia ou máquina de lavar.

O ideal é evitar que o cansaço do bebê se acumule durante o dia e ele sinta dificuldades para dormir mais tarde. Lembre-se que bebês não sabem pegar no sono sozinhos, eles precisam da sua ajuda e por isso, se ele estiver chorando, sempre atenda. Além de ser a única forma dele se comunicar com você, pode ser um aviso de quê precisa dormir mais não sabe como. Leia aqui: Todo bebê precisa de colo, calor e conexão.

Como o tempo você terá na mente os horários que ele precisa do soninho restaurador durante o dia e será automático para você se programar para colocá-lo para dormir.

Será que, quando você esta passando muito pela hora de bruxa em casa, não pode ser também a falta de sonecas durante o dia? Leia mais: Hora da bruxa em bebês: o choro de fim do dia

 

Deixe um Comentário

comments