A Síndrome de Borderline é uma condição psicológica grave que causa humor e emoções instáveis.
A Síndrome de Borderline é caracterizada como um distúrbio de personalidade reconhecido pela Associação Americana de Psiquiatria.
O problema pode interferir na capacidade da pessoa aproveitar a vida, ter realizações no trabalho, na escola e em seus relacionamentos.
>> Autoestima: 10 dicas para se sentir melhor sobre si mesmo
Associa-se a problemas específicos nos relacionamentos interpessoais, imagem pessoal, pensamentos, comportamentos e emoções.
O que é um transtorno de personalidade?
É uma condição psicológica que se inicia na adolescência ou vida adulta. Dura vários anos e pode causar uma grande angústia. Há tratamentos e eles podem ajudar significativamente.
Sintomas da Síndrome de Borderline
- Relacionamentos intensos com conflitos, discussões e rupturas
- Medo de ser abandonado e tentativas de evitar o abandono
- Falta de confiança nas pessoas
- Problemas com sua auto-imagem: altos e baixos sobre como se sentem consigo mesmos. Podem se sentir bem consigo mesmo e de repente sentir que são maus.
- Instabilidade emocional: sentem-se como em uma montanha russa de emoções. Mudanças drásticas e intensas de humor que podem durar minutos ou dias
- Sentimentos de raiva, ansiedade e vazio são comuns
- Comportamentos arriscados e impulsivos como excesso de compras, beber demais, abusar de drogas, fazer sexo exageradamente ou compulsão alimentar
- Comportamentos de auto agressão como cortar-se, queimar-se e tentar o suicídio
- Mudanças de pensamentos relacionada ao estresse: podem experimentar mudanças na forma de pensar se tornando paranóicos ou com sintomas de dissociação (sentir-se distante, entorpecido ou como se não estivesse no próprio corpo)
- Experiências negativas: abusos, traumas ou negligência na infância. No entanto, nem todas as pessoas com o problema tiveram uma dessas experiências.
- Estrutura do cérebro: as diferenças na estrutura e função do cérebro, especialmente nas partes que afetam o controle de impulsos e a regulação emocional.
- Histórico familiar: ter um parente próximo com o problema significa que você pode ter um risco maior de desenvolvê-lo.
Opções de tratamento:
- Psicoterapia
- Medicação
- Outros tratamentos: hospitalização ou tratamentos mais intensivos podem ser necessários em tempos de crise.
Faça um teste e descubra se você tem sintomas da Síndrome de Borderline
Teste de Personalidade Borderline
Complete o seguinte teste para obter uma avaliação sobre a probabilidade de você apresentar sintomas de transtorno de personalidade Borderline.