Transtorno de Ansiedade: 12 sinais de que você sofre com isso

Você se sente preocupado, nervoso, estressado? Será que você sofre de transtorno de ansiedade?4 min


Existem diferenças entre o transtorno de ansiedade e a ansiedade considerada “normal”.

Você se sente preocupado, nervoso, estressado? Suas mãos estão suando? Será que você sofre de transtorno de ansiedade ou esta apenas experimentando um momento de ansiedade que tende a passar quando as coisas melhoram?

O que é considerado normal quando se trata da ansiedade?

Todo mundo fica nervoso ou ansioso de vez em quando – quando fala em público, por exemplo, ou quando passa por dificuldades financeiras.

Para algumas pessoas, no entanto, a ansiedade se torna tão frequente, ou tão forte, que começa a tomar conta de suas vidas.

Como você pode saber se sua ansiedade cotidiana cruzou a linha de um transtorno? Não é fácil. A ansiedade surge de muitas formas diferentes – como ataques de pânico, fobia e ansiedade social – e a distinção entre um diagnóstico oficial e uma ansiedade “normal” nem sempre é clara.

>> Depressão: o que é, sintomas e tratamento

Sintomas de ansiedade que podem ser preocupantes:

1. Preocupação excessiva

Ter pensamentos ansiosos persistentes na maioria dos dias, por mais de 6 meses. Uma preocupação que interfira na sua vida diária e lhe cause muito cansaço.

A distinção entre um transtorno de ansiedade e apenas ter ansiedade normal é se suas emoções estão causando muito sofrimento e disfunção“, diz Sally Winston, PsyD, co-diretor do Instituto de Transtornos de Estresse e Ansiedade de Maryland, em Towson.

2. Problemas para dormir

A insônia pode estar relacionada a muitos problemas de saúde e é sempre bom investigar. Se você estiver perdendo o sono por causa de problemas específicos como trabalho, dinheiro ou nada em particular, pode ser transtorno de ansiedade.

Você acorda sentindo-se agitado, sua mente está acelerada e você não consegue se acalmar? Outro sinal do problema.

>> Empatia: além da linguagem, uma habilidade social

3. Medos irracionais

Se o medo for maior do que o risco real de determinada coisa, é um sinal revelador de fobia e transtorno de ansiedade. Embora este medo possa ser incapacitante, eles não são óbvios a todo momento. Ele pode não aparecer até que haja uma situação específica onde você se perceba incapaz de superar.

Uma pessoa que tem medo de cobras pode passar anos sem ter um problemaMas, de repente, o filho deles quer ir acampar e eles percebem que precisam de tratamento.” diz Winston.

4. Tensão muscular

Apertar a mandíbula, cerrar os dentes, fechar os punhos, flexionar os músculos pelo corpo. Uma tensão muscular constante geralmente esta relacionada ao transtorno de ansiedade. Depois de um longo tempo com estes sintomas, você corre o risco de parar de notá-los.

5. Indigestão crônica

A ansiedade pode começar na mente, mas muitas vezes se manifesta no corpo através de sintomas físicos, como problemas digestivos crônicos. Síndrome do intestino irritável, uma condição caracterizada por dores de estômago, cólicas, inchaço, gases, constipação e/ou diarréia, “é basicamente uma ansiedade no trato digestivo”, diz Winston.

A síndrome nem sempre esta relacionado à ansiedade, mas pode ocorrer junto e piorar o quadro.

>> O que é somatização: seu corpo fala aquilo que você cala

6. Medo do palco

Não apenas do palco, mas do público em geral. O medo é tão grande que sequer o treino ou total domínio do assunto é capaz de aliviar o problema.

O transtorno de ansiedade social é um dos tipos de transtorno de ansiedade. Também conhecido como fobia social.

Estas pessoas se preocupam demais e por dias com eventos ou situações em particular. Sentem-se totalmente desconfortáveis e ficam imaginando como foram ou serão julgados pelos outros.

>> O outro esta te incomodando? Olhe para dentro

7. Medo de ser o foco da atenção

Nem sempre em um palco ou para um evento, como o item 8. As vezes, estar diante de um pequeno número de pessoas ou uma só, pode ser desafiador. Este tipo de situação faz com que a pessoa sinta que os olhos do outro estão sob ela, sente tremor, náuseas, sudorese e dificuldade de falar.

8. Ataque de pânico

O ataque de pânico é uma sensação súbita de medo e desamparo que dura vários minutos. Há sintomas físicos assustadores como dificuldade para respirar, coração acelerado, formigamento, sudorese, franqueza, tontura, dor no estômago e no peito, sensação e de calor ou frio.

Nem todos com ataque de pânico tem transtorno de ansiedade, mas pessoas que o tem repetidamente podem ter o transtorno.

9. Estresse pós traumático

Um momento de violência vivido, a perda de um ente querido e várias outras situações difíceis podem causar o estresse pós traumático. Até pouco tempo, este tipo de problema era definido como transtorno de ansiedade, no entanto, já é considerado uma condição autônoma. É preciso ficar atento para que uma condição não piore outra.

10. Perfeccionismo

A mentalidade meticulosa e obsessiva conhecida como perfeccionismo anda de mãos dadas com os distúrbios de ansiedade. Se você está constantemente julgando a si mesmo ou tem muita ansiedade antecipada sobre cometer erros ou ficar aquém de seus padrões, então provavelmente tem um transtorno de ansiedade.” diz Winston.

11. Comportamentos compulsivos

A necessidade e obsessão de uma pessoa por um tipo de comportamento, seja ele mental ou não, pode ser um transtorno. Ter rituais como um fator que impulsiona a vida é um comportamento compulsivo que causa desordem na vida.

Se você gosta do seu rádio no volume 3, por exemplo, e ele quebra e fica preso no 4, você estaria em pânico total até conseguir consertá-lo?

12. Dúvida persistente

Dúvida persistente e insensatez é uma característica comum dos transtornos de ansiedade. Em alguns casos a dúvida esta focada principalmente em questões centrais de identidade. “Amo meu marido realmente?” “Será que sou gay?”. Estes ataques de dúvidas são comuns principalmente em questões que não possuem resposta clara. E a intolerância a incerteza se transforma em uma obsessão.

Se você se enquadra na maioria destas características, buscar ajuda terapêutica é importante para que sua vida volte a caminhar por um trilho mais seguro e feliz.


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual