Ocitocina na Amamentação: O Hormônio da Ejeção do Leite

A ocitocina também é conhecida como o hormônio materno, o hormônio anti-estresse e o hormônio do amor.4 min


Você sabe qual o papel da ocitocina amamentação? A ocitocina na amamentação é a responsável pela ejeção do leite e outras sensações de tranquilidade e relaxamento. Sabe quando você sente um formigamento nas mamas internamente e de repente seu leite começa a sair do bico como um chuveirinho? É a ocitocina em ação.

Claro que nem todas as mulheres sentem este formigamento e um chuveirinho de leite saindo do bico, mas as que sentem, conseguem perceber o momento de forma bem diferente do resto da amamentação. E veja, não sentir isto não tem nada a ver com falta de leite, ok?

O que é ocitocina?

A ocitocina é um hormônio produzido pela glândula pituitária no cérebro. Tem muitas funções no corpo humano. Aumenta o relaxamento, reduz o estresse e a ansiedade, reduz a pressão arterial e causa contrações musculares. A ocitocina também é o hormônio envolvido nas relações sociais, vínculo, confiança e amor.

A ocitocina esta presente até mesmo durante o orgasmo no ato sexual e a ocitocina na amamentação ajuda a ejetar o leite, relaxar a mãe (você sente aquele soninho e fica tranquila amamentando graças a ocitocina) e diminuir seu estado de alerta para um estado tranquilo e sereno. Quer saber mais sobre ocitocina? Veja aqui: Ocitocina, a ciência da conexão, vínculo e empatia. A ocitocina também é conhecida como o hormônio materno, o hormônio anti-estresse e o hormônio do amor.

A ocitocina na amamentação:

A ocitocina na amamentação também é responsável pelo vínculo amoroso e emocional forte entre você e seu bebê. Durante a amamentação, a liberação da ocitocina pode te deixar sonolenta (eu dormia até de dia amamentando), tranquila e muito relaxada. Aumenta a temperatura do seu corpo (eu sentia muito calor, principalmente nos pés, mas muitas mães sentem as bochechas aquecerem).

Todas estas sensações podem te dar sede também. A ocitocina também desencadeia contrações do útero. Durante o parto a ocitocina ajuda o útero a se contrair e empurrar o bebê. Durante a amamentação ela ajuda a diminuir o tamanho do útero. Estas contrações uterinas são semelhantes às cólicas menstruais. As contrações uterinas ajudam a diminuir a quantidade de sangramento pós-parto e prevenir a hemorragia. Também permitem que o útero volte ao tamanho normal rapidamente.

Como funciona o reflexo de descida do leite causado pela ocitocina?

Quem acompanha os artigos deste portal sabe que em muitos dele eu falo bastante sobre os sinais que a sucção do bebê envia para o corpo, sobre o corpo entender os sinais do bebê, sobre nossa “máquina interna“, e como nosso corpo e a natureza são perfeitos. Quando digo isto, estou falando de forma bastante simples sobre os mecanismos de funcionamento do corpo humano e todos os hormônios ativos durante a amamentação que fazem as coisas acontecerem.

Durante a sucção do bebê na amamentação, ou seja, quando a boca do bebê toca seus mamilos e ele faz a pega correta para mamar, as células nervosas nas suas mamas enviam um sinal para seu cérebro produzir ocitocina.

Este processo permite que o leite seja produzido por outro hormônio chamado prolactina ao mesmo tempo e logo em seguida, seja ejetado de suas mamas. As glândulas produtoras de leite materno se contraem, espremendo o leite materno nos ductos de leite, que também se contraem empurrando este leite da sua mama para o mamilo e em seguida para a boca do bebê = ejeção de leite.

Este processo é chamado de reflexo de ejeção ou descida do leite. E isto também pode acontecer quando você esta longe do bebê e pensa nele ou vê outro bebê ou o ouve chorar. O reflexo de ejeção do leite causado pela ocitocina não tem nada a ver com a produção de leite. O hormônio que produz o leite materno é a prolactina.

As cólicas que a ocitocina causa durante a amamentação são prejudiciais ao bebê que esta sendo gestado?

A amamentação durante uma nova gravidez geralmente é segura caso sua gravidez seja saudável. E falei mais sobre isto aqui: Pode amamentar grávida? A ocitocina também é liberada durante a intimidade física e o orgasmo. Se sua gravidez for de alto risco, o médico também vai contra-indicar ter relações sexuais, pois o sexo também pode causar contrações uterinas.

Se o seu médico te aconselha a não amamentar por estar grávida, logo, ele precisa fazer o mesmo em relação ao sexo. Se ele não contra-indica o sexo, mas contra-indica a amamentação, questione o embasamento para esta contra-indicação e peça uma outra opinião médica.

Ocitocina na amamentação e sua liberação:

  • Uma sensação de formigamento ou pontadas nas mamas.
  • Cólicas no útero quando você amamenta.
  • Ouvir seu bebê engolir enquanto está amamentando.
  • Leite materno vazando das mamas.
  • Sentir-se feliz e relaxada depois de amamentar seu bebê.

Ocitocina na amamentação, dor e estresse:

A dor pode interferir no reflexo de ejeção do leite, mas a dor não é capaz de secar o leite de um dia para o outro e logo que você se acalmar, o leite volta a fluir sem grandes problemas.

Estresse, cansaço, medo, constrangimento, consumo de álcool e fumar podem alterar a liberação da ocitocina, mas como mencionado acima, esta interrupção é momentânea e logo que você se acalmar e tentar respirar fundo, buscar apoio e colo (para você mesma), a ocitocina volta a fazer seu leite ejetar de suas mamas normalmente.

Ouça este artigo na Rádio Mãe Pop:

Leia também:

Referências:

Cadwell, Karin, Turner-Maffei, Cynthia, O’Connor, Barbara, Cadwell Blair, Anna, Arnold, Lois D.W., and Blair Elyse M. Maternal and Infant Assessment for Breastfeeding and Human Lactation A Guide for the Practitioner. Second Edition. Jones and Bartlett Publishers. 2006.
Lawrence, Ruth A., MD, Lawrence, Robert M., MD. Breastfeeding A Guide For The Medical Profession Seventh Edition. Mosby. 2011.
Riordan, J., and Wambach, K. Breastfeeding and Human Lactation Fourth Edition. Jones and Bartlett Learning. 2014.


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual