Nossas mães e avós já mencionaram a mãe do corpo. E ainda que possa parecer estranho, para muitas mulheres a mãe do corpo também ganha um aspecto místico. De fato, toda a maravilha de gestar um novo ser humano, trazê-lo ao mundo e depois o nosso corpo produzir alimento para o bebê, parece algo mágico e incrível. Quando ouvimos a palavra mãe do corpo como responsável pelos movimentos que acontecem dentro de nossa barriga mesmo depois do bebê ter nascido, temos a impressão que algo mágico esta acontecendo dentro de nós. Algo maior.
Popularmente conhecida como mãe do corpo, estes são os movimentos que nossos órgãos começam a fazer dentro de nós para voltar ao seu lugar original. Afinal de contas, o crescimento do bebê dentro da barriga fez com quê seus órgãos se mudassem de um lugar para outro, se apertassem entre si para caber o bebê. Depois do nascimento, estes órgãos precisam voltar para o lugar e muitas coisas estão acontecendo dentro de nós no pós parto.
A amamentação é uma das fontes que fazem a mãe do corpo acontecer também. O bebê mama e a produção de ocitocina causa não apenas a ejeção do leite materno como também contrações em nosso útero para que ele volte ao tamanho que tinha antes da gravidez. Então, a mãe do corpo esta acontecendo dentro de você quando seus órgãos estão se reorganizando novamente e seu útero esta voltando ao tamanho original.
Mágico? Místico? Depende do ponto de vista. As vezes, nos damos conta que a ciência caminha juntinho de coisas que consideramos incrível e mágicas. E, que cientificamente falando, isso tudo também é incrível. Nosso corpo funciona como uma máquina inteligente a parte de nossas vontades ou conhecimento. O processo esta acontecendo e estamos ali, como meros observadores destas maravilhas naturais.
Se você sentir sua mãe do corpo, fique feliz. Significa que esta tudo acontecendo como deveria acontecer. Sinta a conexão que existe entre a grandiosidade da criação da vida e o funcionamento do corpo humano. E apesar de ser uma sensação inicialmente estranha, ela também é importante para que seu corpo volte a funcionar bem e de acordo com o que já acontecia antes da gravidez.
A mãe do corpo é um processo natural pelo qual o corpo feminino passa após o nascimento do bebê. Não tenha medo e nem fique preocupada achando que algo está errado dentro de você, está tudo bem. Assim que seu organismo voltar com todos os órgãos para o local natural de cada um, provavelmente você não irá mais sentir os movimentos da mãe do corpo dentro de você.
Me lembro até hoje após meu parto, uns dias depois, sentada em minha cama, tive um pouco de medo de falar para minha mãe o que estava sentindo, então tomei coragem e disse que sentia como se tivesse um bebê dentro de mim se movimentando ainda. Ela tranquilamente me disse: É a mãe do corpo, está organizando seu corpo por dentro. Eu me senti tranquila após ouvir isto de minha mãe.
Era um conhecimento antigo sendo passado para mim naquele momento e que me fez buscar os motivos além do misticismo que permeia este grande nome que deram para essa sensação. No fim, cheguei a conclusão, que mesmo sendo um movimento totalmente explicado cientificamente, não deixa de ter seu grande toque de mágia. E um grande viva a natureza, a criação e ao corpo feminino, que é incrível.
Leia mais: