Neste final de semana resolvi sapear a Netflix em busca de uma série nova e encontrei uma chamada Machos Alfa. Curiosa, resolvi assistir para entender do que a série Machos Alfa se trata. Faz tempo que não me interesso por ficar na frente da TV assistindo muito tempo, nem mesmo minhas séries favoritas.
Eu confesso, não sou muito fã de comédia e Machos Alfa é um tipo de comédia da vida real. São cenas e histórias que nós, da década de 80 e 70, vamos nos identificar porque certamente já vimos acontecer em nosso círculo de amizades.
A série fala sobre 4 amigos homens e suas parceiras, aborda o circulo de amizade entre eles e o quanto eles não conversam entre si sobre suas dificuldades e problemas (mesmo sendo tão amigos), questiona alguns padrões de comportamento de forma leve e divertida além de mostrar de forma sutil que a masculidade tóxica pode prejudicar não apenas as mulheres, mas os homens também.
Não tem puxão de orelha, nem mesmo sermão em Machos Alfa. O roteiro entende que o público que deseja atingir pode querer fugir ao primeiro sinal de sermão feminista. Dá um boa volta no público, mostrando, com situações inusitadas como o fato de não evoluir o pensamento sobre nossos papéis na sociedade pode nos colocar em algumas situações constrangedoras.
E que não apenas as mulheres são prejudicadas com isso, afinal, elas já estão em outra. Elas estão muito mais conscientes do que querem, podem e como chegar lá. O tema é cascudo mas a abordagem é leve, divertida e não ofende nem mesmo o macho alfa mais convicto. Pode assistir com tranquilidade. A série Machos Alfa convida a uma reflexão, mostra que os homens se beneficiam evoluindo.
Acima de tudo, mostra que deixar de lado alguns comportamentos, não tem nada a ver com deixar de ser homem e que isso não afeta, de forma alguma, sua masculinidade. Os amigos, em Machos Alfa, tentam se ajustar em um novo mundo: o do empoderamento feminino.
Tire as crianças da sala, há algumas cenas de sexo. Coloque em inglês se precisar, a conversa não é infantil e fala sobre muitos assuntos picantes.
São poucos episódios, dá para maratonar Machos Alfa tranquilamente em um final de semana. Não é meu estilo de série, para mim serviu para rir um pouco e distrair a cabeça. E esta tudo bem! As vezes só precisamos disto e mais nada.
Tem uma abordagem estilo Emily em Paris: leve, baby comédia do cotidiano com um pessoal moderninho que está descobrindo seu lugar no mundo (no caso de Machos Alfa, um pessoal de uma geração anterior a de Emily).
Leia também:
- Séries da Netflix: 10 séries originais para assistir
- Alguns dos melhores filmes para ver na Netflix
- Pessoas Tóxicas: 8 características para identificá-las e 7 para se proteger
Saiba mais no site da Netflix >> aqui <<