Pessoas Tóxicas: 8 características para identificá-las e 7 para se proteger

5 min


pessoas toxicas

As vezes convivemos com pessoas tóxicas e não nos damos conta de quem nos faz tão mal. Como identificá-los e como lidar com este tipo de pessoa?

Existem algumas características próprias das pessoas tóxicas. Fique atento e veja se há alguém assim em sua vida:

1. Pessoas tóxicas são manipuladoras

Elas tentam o tempo inteiro conseguir que os outros façam o que eles querem. Tudo trata-se apenas delas. Usam as pessoas para atingir seus objetivos. Não há igualdade no relacionamento. 

>> Ame mais, julgue menos e abrace a vida com felicidade

2. São críticos

Pessoas tóxicas adoram criticar os outros e tudo o que eles fazem. Nunca trata-se deles, mas sim dos “defeitos” dos outros ou o que os outros fizeram de errado.

>> Falar mal dos outros é desculpa para não olhar para si mesmo

3. Não se responsabilizam pelos próprios sentimentos 

Projetam seus problemas e sentimentos em você. E se você tentar dizer isso, irão defender seu ponto de forma inflexível e não se responsabilizarão por nada. 

4. Nunca pedem desculpa

E não entendem a razão de fazer isso, afinal a culpa é sempre dos outros. Adoram se fazer de vítima tentando ganhar a simpatia e atenção dos outros apenas para si mesmos.

>> Perdoar não é esquecer, é se libertar para seguir em frente

5. São inconsistentes

Mudam de humor o tempo inteiro e você nunca sabe se esta falando com a mesma pessoa. Mudam de comportamento, perspectiva e atitude. Dependendo do que sentem e precisam realizar ou do que querem que aconteça. E não são nem um pouco gentis quando querem algo de você.

6. Fazem você fazer escolhas que não precisa fazer

Pessoas tóxicas não sabem conviver com o fato de que não são o centro das atenções. Fazem você fazer escolhas e optar entre eles e algo ou alguém. A única opção é eles. Pedem até que você não tenha outros relacionamentos para satisfazê-los.

7. Fazem você se defender sem ter culpa

Distorcem as palavras das pessoas e manipulam a conversa para que você tenha que se defender de algo que sequer tenha feito. São vagos e arbitrários, desviam o foco da discussão e envolvem o que você e somente você esta fazendo. Focam em problemas e nunca em soluções. 

8. Não são atenciosos, solidários ou interessados ​​no que é importante para você

Tudo o que for bom para você, não os interessa. Sua vida, suas conquistas e história é sempre diminuída por eles. Fazem você não se sentir bom o bastante e não são leais.

>> O poder da Empatia: aprenda a diferença entre empatia e simpatia

Pessoas tóxicas se fazem de vítima e querem que você se responsabilize por elas.

No entanto, seus problemas nunca acabam. Uma vez que você resolve os problemas que são deles, sempre aparecerá outro problema.

Querem sua simpatia e apoio contínuo e fazem um drama para conseguir isto de você.

Drenam sua energia e te deixam emocionalmente esgotado.

Estar com eles é cuidar das coisas deles. Você se sente frustrado e insatisfeito ou com raiva. Você esta sempre dando para eles e não recebendo nada em troca.

Todas as interações com pessoas tóxicas são carregadas de negatividade.

Como lidar com pessoas tóxicas?

1. Se for possível, limite seu contato com elas ou até corte laços

Seu tempo e energia são essenciais para sua saúde emocional. Não os dê para quem não merece.

2. Não abra mão de estar com outras pessoas por causa de uma pessoa tóxica porque ela exige.

Quem realmente se importa com você não faz este tipo de exigência.

Lembre-se que os relacionamentos são complexos e pode não ser fácil lidar com pessoas tóxicas, principalmente quando elas fazem parte de sua família.

Mas se um relacionamento faz com quê você se sinta mal a respeito de si mesmo, é preciso avalia-lo. Você é o responsável pelas mudanças em sua vida e seja qual for a decisão que você tome, não olhe para trás.

Em todo momento de nossas vidas lidamos com problemas. Uns mais, outros menos. Uns sempre, outros de vez em quando. Adiciona-se a isto o quanto cada um pode se deixar afetar pelas adversidades da vida e como lida com cada uma, o problema é quando encontramos pessoas tóxicas no meio do caminho.

Claro que quando encontramos alguém em nosso caminho que esta estressado, nervoso, triste, confuso e entre todos os outros sentimentos negativos que podem afetar alguém devemos sempre levar em consideração que talvez esta pessoa precise de um ombro amigo, um gesto de carinho, um ouvido atento, acolhimento e muita empatia para que ela supere os desafios.

Pessoas tóxicas são de outro tipo, a pessoa tóxica é aquela que tem como característica diária um comportamento negativo e o usa para abusar, controlar e manipular os outros ao redor.

É intimidador e pensa apenas em si mesmo e como podem usar os outros para atender apenas as suas necessidades. A pessoa tóxica é egoísta ao extremo e gosta de ter o total controle da vida de todos.

Sabe quando alguém chega e parece que uma nuvem cinzenta chuvosa e cheia de trovões vem junto? O ar pesa ao redor de todos, o clima fica tenso e as pessoas vão indo embora uma a uma? Provavelmente a pessoa tóxica acaba de chegar. Algumas pessoas percebem rapidamente o que é alguém tóxico e se afastam, são mais intuitivas e notam facilmente, outras não se dão conta e por vezes acabam sendo usadas pelos tóxicos.

Como sobreviver a pessoas tóxicas?

1. Pergunte-se se precisa dela e o que ela tem feito de bom em sua vida.

Se ela não te trás nada que seja bom e prazeroso emocionalmente, você não estará perdendo nada, acredite. Então não dê importância para uma pessoa tóxica e não perca tempo pensando nela, se possível se afaste o mais rápido possível.

2. Imponha-se.

Os tóxicos adoram ter o controle sobre a vida de todos e chamar atenção, enquanto todos deixam pra lá e dão espaço, eles vão tomando o controle emocional da maioria das situações. Mantenha-se firme e imponha seu espaço, muitos tóxicos não esperam por isso de alguém e tendem a baixar a bola.

3. Estabeleça limites.

Se você não pode parar de conviver com alguém tóxico por ser do seu trabalho ou algum familiar próximo, saiba que você pode além de impor limites, estabelecer até onde esta pessoa pode ir quando se trata de sua vida. Se elas não respondem a um comportamento racional, não pense duas vezes em ignorá-las complemente. Lembre-se: os tóxicos adoram ter palco, se não tiverem um, vão embora.

4. Não a deixe te afetar pessoalmente.

Pessoas tóxicas adoram culpar os outros por tudo que acontece de errado e não pensam duas vezes em apontar o dedo, mas lembre-se que este tipo de gente se comporta assim com todos e não apenas com você, o que você precisa fazer é se defender e esquecer o assunto. Lembrar que este comportamento tóxico diz mais respeito sobre a pessoa do que sobre você. 😉

5. Recarregue suas baterias.

Conviver com alguém tóxico é difícil e exige muito de nós emocionalmente, principalmente se você tiver que trabalhar com esta pessoa todos os dias, tente esquecer que elas existem quando chega em casa ou nos fins de semana, tire um tempo para você fazendo coisas que gosta ao lado de pessoas que deixam sua vida leve e feliz. Nada como um ambiente cheio de amor e positividade para te preparar para momentos difíceis.

6. Tente aceitar as pessoas como são.

Você pode ter que conviver com pessoas tóxicas, mas se conseguir se proteger de toda a negatividade e raiva delas, não precisa necessariamente deixar de se relacionar com elas amigavelmente. Mas sempre fique atenta para não ser afetada com a perspectiva negativa que estas pessoas tem da vida e se contaminar.

7. Tenha compaixão.

É preciso saber diferenciar uma pessoa tóxica de uma pessoa que esteja passando por momentos difíceis. Sempre se pergunte em que tipo de situação esta pessoa pode se enquadrar antes de rotulá-la.

Não deixe que pessoas tóxicas tenham espaço em sua cabeça. Pense positivo, seja feliz e tenha fé na vida e nas pessoas. Não se deixe contaminar pela negatividade.

Para cada situação triste ou difícil tente ser aquele alguém de bom coração fazendo o bem e equilibrando a balança.

Leia mais:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)