Falar Mal dos Outros é Desculpa Para Não Olhar Para Si Mesmo

Se alguém fala mal de alguém para você, cuidado. Ela pode falar de você para outros.1 min


Falar mal dos outros é uma das maiores desculpas para fugir de si mesmo.

Falar mal dos outros é a forma como muitos encontram para não encarar a si mesmo e enxergar a verdade de sua própria vida.

As vezes, sob a desculpa de uma suposta amizade, pessoas se reúnem. Ao invés de usarem este precioso tempo para confraternizar a vida, se apoiar e acolher os desafios vividos por cada um do grupo, usam o tempo para falar mal de quem não está ali. 

>> Habilidades Interpessoais e Sociais: 7 dicas para o local de trabalho

Esta é uma reflexão que precisamos levar para a vida: falar mal dos outros diz mais respeito sobre quem somos do que sobre o outro.

Quando você se reunir em qualquer grupo, certifique-se de quê seu tempo ali seja produtivo, acolhedor e que as pautas sejam para o bem.

>> Perdoar não é esquecer, é se libertar para seguir em frente

Que o respeito ao próximo esteja presente, que a tolerância com o diferente seja uma constante e que o foco seja o de construir, nunca destruir. E lembre-se: tudo o que incomoda no outro, é um problema só seu.

Não há nada de bonito em falar mal dos outros. Ainda que o outro lhe tenha feito algo, o melhor a ser feito é resolver as diferenças pessoalmente. Nada como uma conversa para acertar os ponteiros.

>> Ame mais, julgue menos e abrace a vida com felicidade

Ou nada como o afastamento para evitar situações que te desagradam.

Falar mal dos outros não atinge apenas o outro, mas nós mesmos. Não é possível avançar na vida quando nossa atenção e foco esta naquilo que não nos enriquece como seres humanos.

Não há beleza na fofoca. Nem divertimento. As vezes, a fofoca se torna grande demais e fora de controle. Pessoas se magoam e os que a iniciaram não levam nada de importante para a vida.

>> Você se preocupa com o que os outros pensam? 6 sinais que sim

Que as nossas palavras sejam para construir e nunca destruir o outro. As melhores intenções são aquelas que se tornam ações para o bem. Que aproxima, acolhe e abraça o outro. Que respeita suas diferenças e se, não puder conviver, o deixa partir em paz.

 


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual