Leite Materno Ajuda O Bebê A Dormir Melhor?

2 min


O sono do bebê é sempre um assunto que deixa mães preocupadas, no entanto, uma pesquisa descobriu que leite materno ajuda o bebê a dormir melhor. O leite materno não só ajuda o bebê a dormir melhor, como ainda possui todos os outros maravilhosos benefícios para a saúde física e emocional do bebê. A grande diferença de padrão de sono entre adultos e crianças nem sempre é compreendida como uma fase de desenvolvimento igual a qualquer outra.

Muitos acreditam que dormir bem significa dormir muitas horas como os adultos, mas isto não é de todo verdade.  Bebês tem ciclos de sono muito diferente dos adultos e levam um tempo para aprender a dormir como os adultos.  Recentemente um estudo trouxe a tona mais uma grande vantagem da amamentação exclusiva para o lactente, segundo o estudo, bebês que mamam exclusivamente no peito desenvolvem mais rapidamente o padrão de sono tão desejado pelos adultos e passam a dormir melhor com o tempo.

O grande responsável por isto é a melatonina presente no leite materno e ausente em qualquer outra fórmula artificial infantil.  Aquela idéia de que dar fórmula faz com que bebês durmam mais tempo é completamente equivocada, principalmente pelo fato de que, somente bebês que realmente precisam de fórmulas devem fazer uso delas e não bebês que tem a disposição o leite da mãe.

Em adultos, a melatonina é um hormônio que é liberado durante a noite e ajuda a manter uma boa noite de sono, porém este hormônio não é liberado pelos lactentes. A melatonina tem um efeito relaxante sobre o músculo liso do trato gastrointestinal.  A boa notícia é que a amamentação faz com que o bebê receba o hormônio da mãe, o que tem um efeito sobre a melhoria do seu sono e reduzindo as cólicas.

Em comparação a bebês que fazem uso de fórmula infantil, o leite materno mostrou-se com uma curva circadiana clara e imensurável. Ou seja, o aleitamento materno exclusivo esta associado a uma menor irritabilidade e cólicas no bebês. Além de tudo, possui níveis de melatonina substanciais que colaboram para uma tendência de sono noturno por um maior tempo, diferente das fórmulas artificiais.

Ainda assim, é sempre importante levar em consideração o padrão de sono de cada bebê e entender que nem todos dormem por muitos períodos, principalmente nos 3 primeiros meses. Acordar durante a noite para mamar, serve justamente para que o padrão de sono se estabeleça com o tempo através das mamadas noturnas.

Cada bebê responde de uma forma a sua vida extra-uterina e isto deve ser respeitado,  ainda que o seu bebê acorde muitas vezes durante a noite, mesmo em aleitamento materno exclusivo, vale ressaltar que o leite materno continua sendo um fator predominante que estabelece o padrão de sono. O melhor pensamento é: Ainda bem que mama no peito.

Se ainda tem dúvidas sobre o ciclo de sono dos bebês, não deixe de ler estes artigos:

*Clique aqui e veja a pesquisa sobre a melatonina presente no leite materno e suas conclusões.


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual