Filho Único: 10 Características Surpreendentes Que Ele Tem

É preciso parar de julgar e expressar que filhos únicos são crianças mimadas ou superprotegidas, lembre-se de que somos todos diferentes.3 min


Basta você decidir que terá um filho único, que começa a ouvir algumas coisas. A primeira frase mais ouvida por pais de filho único é: “Ele precisa de um irmãozinho para brincar! Ele ficará sozinho na vida! Ele será egoísta por não ter irmãos!” E não pára por aí. Ter um filho único é ouvir algo mais horroroso ainda, como se o filho morrer, você ficaria sem nenhum outro para “substituir”.

De fato, não há tristeza maior na vida dos pais do que a perda de um filho. Mas nenhum filho substitui outro. Os pais irão sofrer da mesma forma, tendo ou não outros filhos. No entanto, deixando esta desagradável situação a parte, vamos falar sobre ciência. Não há base científica sobre ser filho único ter uma personalidade diferente em sociabilidade ou solidariedade em relação aos que possuem irmãos.

É no seio familiar que uma criança será orientada a desenvolver sua própria personalidade. Pais podem desenvolver características superprotetoras com 1, 2, 3 ou mais filhos. E assim, desencadearem problemas em uma família inteira. Enquanto que pais que assumem uma criação leve e tranquila, podem fazê-lo com um filho também. Não há regra.

A ciência comprova: Em uma investigação, concluiu-se que filhos únicos possuem mais autoestima e realização comparados aos que possuem irmãos. Isto porque passam mais tempo com adultos e se concentram em ser mais autônomos e independentes.

“Falbo e Denise Polit conduziram uma metanálise de 115 estudos, a partir de 1925, de apenas crianças que consideravam os resultados desenvolvimentais de adaptação, caráter, sociabilidade, realização e inteligência. Os estudos, principalmente dos EUA e do Canadá, atravessam a classe e a raça. Nem um único provou que filhos únicos são diferentes de crianças com irmãos, exceto que eles pontuam mais em medidas de auto-estima e realização…

…Falbo e Polit concluíram uma segunda revisão qualitativa de mais de duzentos estudos de personalidade adicionais, em um total de resultados de mais de cem mil participantes. Eles descobriram que as personalidades de filhos únicos eram simplesmente indistinguíveis de seus pares com irmãos.”

10 Características do filho único

1. Criatividade

Um estudo realizado na China, afirmou que filhos únicos são mais criativos e inteligentes, pois, possuem mas contato com os pais recebendo mais atenção e elogios. É possível considerar que a falta de uma outra criança para brincar (irmão) de forma constante, faz o filho único desenvolver melhor sua imaginação, inventividade e criatividade.

2. Generosidade

Por não precisar defender seus objetos constantemente dos outros e quando as emprestam, o fazem com maior confiança e segurança de que serão devolvidos. O filho único sente que tem o suficiente já que não precisa competir com irmãos. Isto os fazem desenvolver a generosidade mais rápido.

3. Aprende com a solidão

Na maior parte do tempo o filho único inventa e cria suas próprias brincadeiras. Eles experimentam a solidão e se adaptam a ela. Você já percebeu que nós, que crescemos com irmãos, temos uma tendência a ter medo da solidão?

4. Melhor desempenho escolar

Os pais podem gastar mais tempo para ajudar o filho único com os deveres escolares. Além disso, podem acelerar seu desenvolvimento intelectual lingüístico e emocional, porque têm o modelo de adultos a imitar.

5. Laços afetivos mais fortes

Os pais tem mais tempo de qualidade para dedicar ao filho único, já que não precisam se dividir entre outros filhos. Isto aumenta o vínculo entre pais e filho.

6. Maior autonomia

Os pais observam com maior atenção e dão mais liberdade para o filho único tomar suas próprias decisões de forma supervisionada. Tarefa que é mais difícil com mais de 1 filho. Assim, eles aprendem mais rápido, tomam decisões e possuem mais liberdade para aprender com erros e acertos.

7. Maior auto-estima

Presença dos pais, apoio e maior tempo disponível, resultam em maior confiança e segurança do filho perante seus pais. Isto desenvolve a auto estima do filho único mais rapidamente.

8. Amizades mais sólidas

Em comparação as crianças que cresceram com irmãos, o filho único desenvolve amizades mais sólidas com laços de amizades profundos, estabelecendo um apego semelhante a irmandade com demonstrações de lealdade, confiança e empatia.

9. Maior segurança

O filho único recebe a reafirmação de suas ações pelos adultos de forma constante, isto o torna mais seguro.

10. Responsável

Eles aprendem imitando as atitudes dos pais e estão constantemente observando a vida adulta. Basicamente, são mais maduros para sua idade e portanto, mais responsáveis.

Claro que, estas características tratam de uma família funcional. Onde os pais são presentes, atenciosos e fazem uso de uma disciplina positiva. Famílias disfuncionais e problemáticas, criam problemas no desenvolvimento dos filhos, sendo eles únicos ou não.

É preciso parar de julgar e expressar que filhos únicos são crianças mimadas ou superprotegidas, lembre-se de que somos todos diferentes e desenvolvemos características diferentes.

Leia também:

Referências:

https://link.springer.com/article/10.1007/s11682-016-9530-9
https://www.psychologytoday.com/us/blog/one-and-only/201103/talking-toni-falbo


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual