É possível ficar grávida amamentando? Entenda

2 min


Muitas mães perguntam se é possível ficar grávida amamentando, já que muitos dizem que amamentar impede uma nova gravidez.

Saiba, no entanto, que é possível ficar grávida amamentando e que a amamentação, apesar de ser difundida como um meio contraceptivo também, não impede que uma mãe engravide novamente.

Para que isto fosse possível, a mãe teria que amamentar exclusivamente e ainda assim, com ressalvas.

Então sim, é possível ficar grávida amamentando e, ainda, nem saber quando se esta ovulando ou em período fértil.

A amamentação pode atrasar a ovulação, mas não confie nela para controle de nascimento, a menos que esteja com vontade de engravidar novamente.

O aleitamento materno como forma natural de controle de natalidade é chamado de método de amenorréia de lactação. Este método pode funcionar quando seu bebê tem menos de 6 meses e mama exclusivamente durante o período de vigia (de madrugada e quase o tempo todo dia e noite), não toma nenhum outro leite (somente o seu e direto da fonte) e você ainda não tem períodos menstruais.

Nosso ciclo pode ficar bastante desregulado com a amamentação devido a produção de hormônios que a amamentação causa, mas isso não significa que uma mulher não vá ovular.

A mãe pode ovular até mesmo sem estar com a menstruação regular ou tendo um ciclo contínuo de menstruação e nestes casos, saber quando esta em período fértil se torna ainda mais difícil.

Então é possível engravidar até mesmo antes do primeiro período menstrual após o parto. Pois a mãe esta fértil e pode engravidar quando ovula, e isso acontece antes de começar o período menstrual – geralmente cerca de 12 a 16 dias antes.

Minha mãe engravidou novamente quando minha irmã mais nova tinha 3 meses e ela amamentava exclusivamente. E muitas outras mulheres contarão histórias parecidas. Ou seja…

Menos de 2 em cada 100 mulheres ficam grávidas amamentando, mas estas chances podem mudar rapidamente quando o bebê começa a dormir durante a noite, começa a mamar menos ou não é alimentado exclusivamente no peito, por exemplo.

Pensar na amamentação como método contraceptivo não é uma boa idéia caso você não queira engravidar novamente.

Leia também:

Mama Neném: Informação, Apoio e Incentivo à Amamentação

 


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual