Precisa comer mais amamentando: quantas calorias extras uma lactante precisa?

3 min


487 shares
Precisa comer mais amamentando

Muitas mães ficam em dúvida se precisa comer mais amamentando.

Amamentar dá mais fome então realmente é importante saber se precisa comer mais amamentando e quantas calorias extras podemos consumir quando se amamenta.

>> Amamentar dá mais fome e sede: por que isto acontece?

Quantas calorias extras você precisa por dia?

Em geral, se você não está grávida ou amamentando, você precisa comer entre 1800 e 2000 calorias por dia. Este número depende da sua altura, peso e nível de atividade.

Existe um exame chamado calorimetria que mostra exatamente quantas calorias você precisa por dia. Eu por exemplo, já fiz este exame e nele mostrou que eu preciso de 1200 calorias por dia, menos do que a maioria das pessoas. Isto, não estando amamentando.

Quando se esta grávida, geralmente são recomendadas 300 calorias adicionais por dia. Então, depois que seu filho nasce, e você começa a amamentar, você precisará adicionar um pouco mais de calorias porque produzir leite materno requer energia extra.

>> Amamentar emagrece mesmo ou é mito?

Opa, então precisa comer mais amamentando, de fato?

Veja, se você estava acima do peso e tem a intenção de perder o excesso de peso, não precisa consumir estas calorias extras para quem amamenta. Isto não fará seu leite ser diferente ou mais fraco. O leite sempre é forte, independente de sua alimentação. Mas é extremamente importante comer de forma saudável e conversar com uma nutricionista antes.

>> Amamentação e perda de peso: quando você perde demais

Se você já era magra e perder peso pode significar ficar ainda mais magra e te incomodar, o ideal é que você consuma as calorias extras para mães que amamentam.

Quando se está amamentando uma criança, o ideal é que a mãe consuma aproximadamente 2200 a 2500 calorias por dia.

Quando você está amamentando um recém-nascido de 8 a 12 vezes por dia, seu corpo precisará dessas calorias extras. Mais tarde, quando seu filho passar dos 6 meses e iniciar a introdução alimentar, irá mamar com menos frequência (ou não, não é regra mamar menos), mas caso o bebê diminua a intensidade de mamadas depois da introdução, você também pode diminuir a quantidade de calorias extras que ingere.

Se você é diabética, uma mãe adolescente, vegetariana ou vegana, amamentando mais de uma criança ou amamentando enquanto está grávida, você terá necessidades nutricionais especiais. Converse com uma nutricionista para que ela crie um padrão alimentar específico para seu tipo de alimentação.

Um profissional de saúde pode ajudá-la a planejar uma dieta que contenha todas as calorias e nutrientes necessários para manter você e seu bebê saudáveis.

Ok, você precisa comer mais amamentando, mas será que isto não causa ganho de Peso?

As calorias extras que você precisa enquanto está amamentando não farão com que você ganhe peso, desde que você coma os alimentos certos. À medida que seu corpo produz leite materno, ele irá queimar essas calorias extras.

>> Diástase abdominal pós-parto: o que é e como tratar

Se você se alimenta de forma saudável e equilibrada, com os alimentos certos e saudáveis, provavelmente você irá perder peso gradualmente até chegar ao seu peso anterior a gravidez.

Se você estiver perdendo peso demais mesmo se alimentando bem, converse com uma nutricionista para ela avaliar sua alimentação e escolher os alimentos certos para aumentar suas calorias de forma saudável.

Junk foods, bolos, guloseimas, doces, refrigerantes e toda a comida de mentira, que não vem da terra e industrializadas, são calorias vazias que não te trazem saúde, mas aumentam seu peso de forma prejudicial.

Você pode cortar calorias para perder peso?

Muitas mulheres se preocupam com a forma como vão perder peso depois do nascimento do bebê. É importante lembrar que, enquanto estiver amamentando, você não deve reduzir o número de calorias que você tem a cada dia para tentar perder o peso da gravidez, a menos que um médico indique, como comentei acima.

Dietas líquidas, pílulas de perda de peso ou ficar sem se alimentar durante longos períodos de tempo podem ser prejudiciais para a sua saúde.

É muito mais saudável perder peso gradualmente. Lembre-se: você levou nove meses para ganhar o peso do seu bebê, então certifique-se de se dar pelo menos tanto tempo para perder este peso extra.

Leia também:

Referências:
American Academy of Pediatrics. New Mother’s Guide To Breastfeeding. Bantam Books. New York. 2011.
Lawrence, Ruth A., MD, Lawrence, Robert M., MD. Breastfeeding A Guide For The Medical Profession Seventh Edition.  Mosby. 2011.
Newman, Jack, MD, Pitman, Theresa. The Ultimate Breastfeeding Book of Answers. Three Rivers Press. New York. 2006.
United States Department of Agriculture. Nutritional Needs While Breastfeeding. ChooseMyPlate.gov. Accessed Dezember 31, 2017: ChooseMyPlate
Whitney, E., Hamilton, E., Rolfes, S. Understanding Nutrition Fifth Edition. West Publishing Company. New York. 1990.


Like it? Share with your friends!

487 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)