Dia Internacional da Mulher: dia de luta e luto

2 min


Dia Internacional da Mulher
Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é um dia de luta, mas também de luto. Um dia de relembramos os caminhos percorridos e os tantos que ainda faltam.

Respeito, equiparação de salário, licença maternidade de 6 meses no mínimo, criação dos filhos dividida em responsabilidades com o pai, apoio e incentivo ao aleitamento materno, fim da jornada dupla com políticas públicas que tornem as empresas ambientes menos agressivos para mães e mulheres, além de uma série de outros temas que certamente não ilustrarão os cartazes de “feliz dia da mulher” espalhados por aí, em vez disto veremos frases e poesias que ressaltam a mulher como emotiva, sensual, bonita, vaidosa, que só pensa em roupa, beleza e até veremos alguns que foram criados por homens ressaltando nosso lado sexual. Até no nosso dia!

Dia 08 de março é dia de luta e luto.

Neste dia, uma das histórias que seguem na rede que é vista como um dos motivos da criação do dia das mulheres, conta que operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York fizeram uma grande e representativa greve ocupando a fábrica e exigindo melhores condições de trabalho como redução da carga horária de 16h para 10h, equiparação de salários com o dos homens (esta luta ainda não acabou, ainda recebemos até 30% menos) e tratamento digno no ambiente de trabalho.

Alguém aí tem a sensação de quê ainda estamos falando dos dias atuais? Escrevi sobre isto aqui: Igualdade de gênero nas empresas pode demorar até um século.

A manifestação foi reprimida com violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica e incendiadas. Mais ou menos 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Então muitos anos se passaram e em uma conferência da Dinamarca em 1910, decidiram que 08 de março seria o “Dia Internacional da mulher” em lembrança e homenagem a estas mulheres que morreram por lutar pelos seus direitos em 1857. A data só foi realmente oficializada em 1975 em um decreto da ONU. E, somente em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

A idéia do Dia Internacional da mulher surgiu a partir do contexto de luta por melhores condições de vida e trabalho para as mulheres e pelo direito ao voto e as comemorações deste dia sempre foram marcadas por manifestações por direitos e igualdade.

É preciso deixar claro que esta data não é uma data para se comemorar apenas a “beleza feminina” muito menos seus “dotes culinários e domésticos”.

A data é uma lembrança de que é preciso discutir cada vez mais o papel da mulher na sociedade, lutar para que o preconceito e a desvalorização da mulher chegue a um fim. Ainda que tenhamos conquistado algumas coisas, estamos muito longe de mudar a realidade da mulher.

Então eu te relembro: Feliz Dia Internacional de LUTA pelos direitos das mulheres.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)