Você sabe o que é e como montar um quarto montessori? O método de Maria Montessori, propõe um ambiente produtivo e de aprendizado para a criança.
A principal essência do quarto montessori é a possibilidade de tornar o espaço um ambiente que seja visto da altura da criança, ou seja, através dos olhos da criança e com tudo em sua ótica ela pode interagir com os objetos de forma mais autônoma.
Assim a criança pode circular livremente pelo ambiente, pegar o que deseja pois tudo esta ao seu alcance e se tornar um indivíduo independente quanto ao seu espaço. O quarto promove um desenvolvimento dinâmico e acompanha sua evolução a medida que os objetos e móveis crescem junto com ele.
A idéia é aprender através de experiências e sensações e que isto ocorra de um jeito espontâneo, criativo, livre, seguro e saudável. Aqui em casa temos um quarto montessori desde o primeiro ano do Fe, antes disto eu não recorri ao método apesar de desejar porque ele tinha refluxo, logo, eu preferia o berço inclinado adequadamente e não o colchão no chão. Mas este tipo de quarto já pode ser usado desde recém-nascido e existem decorações lindas.
O que é preciso ter neste tipo de quarto?
1. Cama baixa ou colchão no chão
Aqui usamos uma cama toda espumada, com laterais espumadas que não tem altura, é como um colchão no chão, mas com laterais de proteção porque eles rolam para fora, caso você opte pelo colchão, lembre-se de cercá-lo com almofadas, travesseiros e escolha um tapete que proteja bem o contato do bebê direto com o chão
2. Espelho
Quando iniciei o uso do quarto eu já não precisava mais do espelho porque o Fe já andava e adorava vir no corredor se olhar no espelho do corredor de casa, então achei que não era mais necessário, para bebês menores, o espelho serve para que eles se vejam, se reconheçam como um ser diferente da mãe e passem a entender que são indivíduos únicos. Este espelho deve ser de acrílico, fixado bem a parede para se manter seguro. No caso de bebês o ideal é que fique na horizontal.
3. Barras laterais
Aqui também não usei as barras porque meu filho já andava com 11 meses, mas elas servem para os menorzinhos se apoiarem e poderem caminhar com segurança pelo quarto. Algumas pessoas colocam as barras na frente do espelho e nas paredes livres do quarto.
4. Poucos brinquedos
A idéia é fazer um rodízio de brinquedos para que a criança se concentre em poucos por vez e não perca o foco. Guarda-se então o excesso, escolhe um quantidade pequena e deixa ao alcance e assim, conforme o tempo for passando você pode ir trocando os brinquedos, mas sempre respeitando quando ele quiser brincar mais com um ou com outro, as vezes eles tem alguns preferidos. 😉
5. Poucos móveis
Minimalismo. Quanto menos móveis no quarto, mais espaço seu filho terá para explorar o ambiente. Usamos em casa um móvel apenas para os brinquedos que fica na altura dele, assim ele tem total acesso e escolhe com o que quer brincar mais a mini-cama.
6. Móbile
Para os recém-nascidos a idéia é que o móbile seja apenas preto e branco, pois eles não conseguem focar outras cores, com o tempo você pode substituir o móbile ou acrescentar mais cores.
7. Tapete
Eu comprei um tapete espumado que não tem fios e assim não acumula poeira, assim fica fácil de limpar e a espuma que tem dentro do tapete protege contra a friagem do chão. Mas tem mães que preferem opções de tecidos, fofinhas ou aqueles evas.
Veja 10 inspirações de quartos montessori:
Leia também:
- Educação Montessori: 5 coisas para saber
- Conselhos de Maria Montessori para criar filhos
- Pote da calma tranquiliza crianças: aprenda a fazer um para o seu filho
- 5 Componentes principais da disciplina efetiva
Imagens via: Pinterest