Pote da calma tranquiliza crianças: aprenda a fazer um para o seu filho

2 min


1.1k shares
Pote da Calma

Respirar fundo para se acalmar e conseguir expressar os sentimentos, este é um dos objetivos do pote da calma montessoriano.

Como a idéia do pote da calma tem se espalhado e sido amplamente divulgada, muitos entenderam que o pote da calma serve como um brinquedo divertido ou bonito para as crianças, mas na verdade sua função é muito maior do que apenas ser um brinquedo e provavelmente ele nem deve ser entendido como tal.

O uso do pote da calma deve ser sempre acompanhado por um adulto e a idéia é que depois de um momento de tensão, briga e estresse, a criança segure o pote da calma para se distrair com o efeito da purpurina brilhante que flutua na água e assim consiga expressar os sentimentos do momento que a estressou, bem como se acalmar olhando para ele.

A cor mais utilizada para o pote da calma (ou calming jar como é conhecido pelo mundo) é o azul, justamente por ser uma cor fria e que é considerada calmante nos levando a reflexão. O pote faz parte do Método Montessoriano que eu particularmente gosto muito.

Veja como fazer um pote da calma em casa:

Separe os itens:

  • Um pote de vidro com tampa (mas pode ser de plástico também como segurança);
  • Uma ou duas  colheres de sopa de cola glitter na cor que você preferir;
  • Três ou quatro colheres de chá de purpurina na cor que preferir;
  • Uma gota de corante alimentar (o meu pote da calma fiz sem o corante porque queria um efeito mais claro);
  • Água quente (não precisa ferver e se for usar o pote de plástico cuidado para não esquentar muito).

Como fazer:

A quantidade de água a ser utilizada varia de acordo com a capacidade do pote. Leve em consideração que você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro, para agitar o seu conteúdo. Despeje no vidro a água quente e a cola glitter. Mexa bastante para que o glitter da cola se desmanche na água. Adicione a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote. Você pode passar cola quente na tampa do pote para garantir que fique bem vedado e fechar rapidamente, antes da cola secar.

Veja como ficaram os meus dois potes da calma:

Pote da calma
Pote da calma

Leia também:

Eu adicionei algumas estrelinhas porque meu filho adora estrela, fiz em dois potes diferentes porque eles ficam em cima da minha mesa e também decoram minha mesa e usei potes de vidros porque a idéia é não ser algo para a criança ficar brincando e sim algo que você pega em um momento específico de estresse com a criança para ela olhar, conversar com você e expressar o que esta sentindo.

 


Like it? Share with your friends!

1.1k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)