Respirar fundo para se acalmar e conseguir expressar os sentimentos, este é um dos objetivos do pote da calma montessoriano.
Como a idéia do pote da calma tem se espalhado e sido amplamente divulgada, muitos entenderam que o pote da calma serve como um brinquedo divertido ou bonito para as crianças, mas na verdade sua função é muito maior do que apenas ser um brinquedo e provavelmente ele nem deve ser entendido como tal.
>> Método Montessori: 5 coisas para saber
O uso do pote da calma deve ser sempre acompanhado por um adulto e a idéia é que depois de um momento de tensão, briga e estresse, a criança segure o pote da calma para se distrair e assim consiga expressar seus sentimentos.
A cor mais utilizada para o pote da calma (ou calming jar como é conhecido pelo mundo) é o azul, justamente por ser uma cor fria e que é considerada calmante nos levando a reflexão.
O pote faz parte do Método Montessoriano que eu particularmente gosto muito.
Pote da calma serve para adultos?
E vou ser sincera com você: eu uso meu pote da calma para me acalmar. Quando meus pensamentos estão agitados e o estress tenta tomar conta da minha vida agitada, eu paro e pego o pote da calma.
Agito ele um pouco e depois paro para olhar os pontos brilhantes que se deslocam flutuando na água como magia. Me sinto mais serena e tranquila. Experimente em você também e se te ajudar, você terá uma ferramenta nova de tranquilidade em casa.
Como fazer um pote da calma em casa:
Separe os itens:
- Um pote de vidro com tampa (mas pode ser de plástico também como segurança);
- Uma ou duas colheres de sopa de cola glitter na cor que você preferir;
- Três ou quatro colheres de chá de purpurina na cor que preferir;
- Uma gota de corante alimentar (o meu pote da calma fiz sem o corante porque queria um efeito mais claro);
- Água quente (não precisa ferver e se for usar o pote de plástico cuidado para não esquentar muito).
Como fazer:
A quantidade de água a ser utilizada varia de acordo com a capacidade do pote. Leve em consideração que você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro, para agitar o seu conteúdo. Despeje no vidro a água quente e a cola glitter.
Mexa bastante para que o glitter da cola se desmanche na água. Adicione a purpurina e misture novamente.
Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote. Você pode passar cola quente na tampa do pote para garantir que fique bem vedado e fechar rapidamente, antes da cola secar.
Veja como ficaram os meus dois potes da calma:
Leia também:
- Conselhos de Maria Montessori para criar filhos
- Como fazer um móbile fofo de nuvem
- Como montar um quarto montessori
Eu adicionei algumas estrelinhas porque meu filho adora estrela, fiz em dois potes diferentes porque eles ficam em cima da minha mesa e a decoram.
Usei potes de vidros porque a idéia é não ser algo para a criança ficar brincando e sim algo que você pega em um momento específico de estresse com a criança para ela olhar, conversar com você e expressar o que esta sentindo.