O que é terror noturno infantil?

3 min


1.3k shares
O que é terror noturno infantil

Você sabe o que é terror noturno infantil e o que leva a criança a desenvolver estas crises?

Vou começar explicando do que se trata o terror noturno antes de qualquer outra coisa. Para quem vinculou o nome a pesadelos, saiba que na verdade o terror noturno não se trata de um pesadelo vivido durante o sono pela criança. O terror noturno é um distúrbio do sono que, assim como o sonambulismo, é mais comum em crianças mas pode acometer adultos em alguns casos.

Ele costuma acontecer em pelo menos 5% das crianças e pode começar desde os 9 meses de idade. O terror noturno é um transtorno ainda misterioso, várias podem ser as causas que desencadeiam o distúrbio, mas definitivamente ele não esta associado aos pesadelos, porque acontece enquanto a criança dorme profundamente enquanto que os pesadelos ocorrem na fase REM do sono (movimentos de olhos rápidos durante o sono), mais conhecida como sono leve e esta fase acontece no final da noite.

Os pesadelos podem ser lembrados e podem fazer com quê a criança acorde, desenvolva o medo de dormir de novo, enquanto as crises de terror noturno não é lembrada pela criança e geralmente ela continua dormindo durante a crise como também costuma acontecer durante as primeiras horas de sono.

De onde vem as crises?

Geralmente pessoas que tiveram parentes próximos sonânbulos ou que também tenham histórico de terror noturno em casa podem ser mais suscetíveis a desenvolver o problema, bem como estresse, cansaço exagerado e dificuldades respiratórias que interferem em uma boa noite de sono.

Como são as crises?

A criança pode acordar gritando e chorando inconsolavelmente, sentar na cama chorando, se debater e mesmo que esteja de olhos fixos e abertos, ela ainda esta dormindo, não sabe que você esta ali e não consegue se acalmar mesmo quando esta sendo consolada.

Geralmente dura de minutos até mais de meia hora e depois que passa, a criança volta a dormir normalmente como se nada tivesse acontecido e no dia seguinte não se lembra de nada.

Apesar de causar espanto, o terror noturno é uma manifestação benigna e não representa risco para a saúde ou o desenvolvimento da criança.

O que fazer na hora da crise de terror noturno?

Mães geralmente instintivamente tentam acalmar os filhos pegando no colo e ninando, conversando ou cantando para eles e até oferecendo o peito, porém se for uma crise de terror noturno talvez nada disto adiante e a criança continua chorando inconsolavelmente ou gritando e se debatendo, afinal, ela ainda esta dormindo e não sabe que você esta ali.

O melhor a se fazer nestes casos é ficar por perto, acompanhar a crise para que a criança não se machuque e esperar que ela passe. Pegá-la no colo ou falar com ela pode prolongar o episódio e demorar mais tempo para passar.

Parece um ciclo: você tenta acalmar e além de não adiantar pode piorar. Mantenha a calma, fique por perto observando e espere passar.

Por mais desesperador que seja ver seu filho nesta condição, lembre-se que ele esta dormindo e não sabe que você esta ali. Tente não acordá-la e proteger seu entorno para que ela não se machuque.

No caso de bebês menores com pouco mais de 9 meses, o ideal é verificar sempre se trata-se realmente de uma crise de terror noturno ou se ele precisa de algo como mamar, trocar ou esta sentindo alguma dor, por isso, talvez pegar para verificar os menorzinhos seja uma boa opção.

O que fazer para evitar as crises de terror noturno?

Tentar garantir que a criança tenha uma boa noite de sono, um ambiente pré-sono e durante o dia tranquilo, sem estresse ou mudanças bruscas e repentinas na vida dela, cuidar de qualquer problema relacionado a respiração para que ela durma bem, garantir que ela tire sua soneca durante o dia se precisar dela pelo tempo que for preciso, levar para á cama mais cedo durante a noite, criar um ritual tranquilo para a hora do sono que o ajude a se acalmar.

Veja também:

 


Like it? Share with your friends!

1.3k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)