Toda mãe que tem o desejo de amamentar o seu bebê precisa saber exatamente como fazer a pega correta para amamentar, assim ela evita possíveis problemas durante a amamentação. Saber fazer a pega correta para amamentar é muito importante.
Quando o bebê não consegue pegar direito a mama da mãe para ordenhar o leite e se alimentar, além dele sentir fome e possivelmente perder peso, também acaba machucando o peito da mãe aumentando assim as dificuldades durante o período de amamentação. E é neste momento que muitas mães acabam desistindo de amamentar a recorrendo a leites artificiais para não sentirem mais dor.
Muitas mães dizem que o início da amamentação é dolorido mas que é preciso superar. Na verdade, o início de uma amamentação que esta correndo bem não deveria doer. A dor não é um item que acompanha a amamentação em hipótese alguma e um dos motivos mais básicos para que a mãe sinta dor no início pode estar relacionado a como o bebê esta mamando e possivelmente no fato dele estar fazendo um pega completamente errada na mama da mãe.
Muitas são as causas que fazem o bebê não conseguir pegar de primeira o peito da mãe.
Uma delas é a separação entre mãe e bebê na maternidade. O ideal para que a amamentação comece bem é mãe e o bebê fazer alojamento conjunto. Esqueça os berçários, o melhor lugar para o bebê estar é no quarto da maternidade junto com a mãe e a possibilidade de vivenciar a chamada hora de ouro, que é quando o bebê acaba de nascer e já é levado imediatamente para o peito da mãe para poder mamar na primeira hora. Veja o que escrevi sobre isso aqui: Amamentando o bebê: o que esperar das primeiras 24h
Algumas pesquisas já confirmaram a importância da hora de ouro para que o bebê consiga pegar bem o peito da mãe e para que a mãe seja inundada de ocitocina e seu leite desça de forma mais rápida. Apesar de não ser um fator determinante, é mais um fator que facilita e promove um bom aleitamento para o bebê. Por isso a amamentação em livre demanda também é importante. Veja o que escrevi sobre isso aqui: O que é livre demanda e por quê precisamos dela
Além disto, é preciso que a mãe saiba pegar e posicionar corretamente o bebê no colo.
As vezes o bebê até sabe fazer a pega corretamente, mas a mãe não consegue posicioná-lo de barriga com barriga para ela durante a amamentação. Por ter que ficar com a cabecinha muito torta para ordenhar o leite, ele pode se cansar rápido demais, ficar irritado e assim começar a pegar o peito errado machucando a mãe. Veja aqui: Forma correta de amamentar: como saber se esta tudo ok?
Estar segura no momento em que leva o bebê ao colo, usar almofadas para apoiar os braços, puffs nas pernas, ou simplesmente deitar para amamentar pode facilitar muito a vida e deixar a mãe mais disposta para amamentar. Assim ambos ficam descansados.
Mas atenção, uma boa pega precisa atender a alguns critérios que você mãe pode observar facilmente no seu bebê:
- A bochecha do bebê deve estar “cheinha” e não com “covinhas”. Sabe aquela boquinha gorduchinha redondinha? É assim.
- O bebê não pode estar fazendo barulhinhos durante a sucção, tipo estalos. Ouvir o bebê engolir é normal e um ótimo sinal. O barulho preocupante são os estalinhos na sugada.
- A boca deve estar estilo peixinho. Isto significa que os lábios do bebê devem estar voltados para fora e não para dentro.
- A parte inferior da aréola do peito da mãe vai ficar completamente coberta pela boquinha do bebê. A parte superior pode aparecer sem problemas. Aréolas muito grandes fogem a esta regra.
- O queixo do bebê encosta na mama da mãe
- Quando o bebê engole o leite, você enxerga os movimentos do maxilar dele e vê até mesmo o ouvido se mexendo para baixo e para cima.
- O bebê mama relativamente tranquilo e depois de um tempo mamando fica relaxado, soltando a mãozinha e a abrindo.
Sobre o posicionamento:
- Tanto para amamentar deitada ou sentada, o bebê precisa estar de barriga com barriga para você. A sua barriga e a dele ficam de frente e se encostam.
- Estar bem apoiado, pegar o bebê com segurança o faz se sentir mais seguro. Não deixe ele “solto” no colo. Esta regra é para recém-nascidos, quando crescem eles mesmos definem a posição que querem mamar.
- Se o bebê se incomoda com pessoas e barulhos, procure um local calmo e tranquilo para ele mamar, assim ele consegue se concentrar melhor.
Veja uma imagem mais clara da pega correta:
Não se engane, para o bebê mamar e fazer a pega correta é um exercício. Já percebeu como ele fica suado do esforço de sucção? E por isso estar bem posicionado e pegando corretamente o peito da mãe facilita muito a vida dele e a sua que não sentirá dor e não terá fissuras, ingurgitamentos ou mastites causados pela ordenha ineficiente da mamada.
É sempre bom lembrar que para o bebê fazer a pega correta no peito da mãe, ele não pode ser confundido com outros bicos como chupetas e mamadeiras pois o jeito de sugar em cada uma delas é diferente e pode atrapalhar bastante na pega correta. Expliquei exatamente como os bicos podem te atrapalhar neste post: O ciclo de problemas: chupeta, mamadeira e baixa produção de leite materno e neste post: Confusão de bicos: o que é e como prejudica a amamentação
Leia mais:
- Perda de peso no bebê amamentado: quando se preocupar?
- 6 dicas simples para aumentar o leite materno naturalmente
- O quê consome todo o meu tempo ao cuidar dos filhos
- Laid Back Position: Amamentação descontraída e posições instintivas
- Ingurgitamento Mamário: o que é, causas e tratamento
- Tamanho do estômago do bebê e mamadas frequentes
- É normal o bebê suar quando mama? Por que isto acontece?
- Comportamento de seu bebê quando mama: diferenças entre bebês