Ciúme Doentio: como tratar, como identificar e sair dessa

O ciúme doentio é como um veneno difícil de engolir. E não há nada que possa causar reações tão perigosas em um relacionamento. 3 min


Você já sentiu um ciúme doentio? Ou já sofreu a ira de alguém com este tipo de ciúme?

O ciúme doentio é como um veneno difícil de engolir. E não há nada que possa causar reações desastrosas e perigosas em um relacionamento como o ciúme que envenena o parceiro.

Ele gera desconfianças desnecessárias, fantasias sobre traições e muita amargura nos envolvidos. Faz pensar duas vezes sobre as ações e comportamento do outro, desconfiar, acusar e em muitos casos machucar (emocional e fisicamente).

>> Amor verdadeiro: 16 coisas para saber se é amor de verdade

O ciúme doentio anda de mãos dadas com a vontade de controlar e possuir o outro a qualquer custo.

Além disso, ele mostra claramente sérios problemas do ciumento consigo mesmo. A terapia é a melhor indicada para quem sente ciúme doentio. E em muitos casos, outros recursos como medicamentos, acompanhamento psicológico, atividades físicas e mais.

>> Exaustão Emocional: o que é e 10 dicas para ficar bem

Sim, o ciúme doentio deve ser tratado como uma doença que consome aquele que o possui e com potencial para se tornar algo muito grave para todos os envolvidos.

Sinais de que seu parceiro possui um ciúme doentio

Ele te olha feio por ser educada com outras pessoas. Isto porque não consegue identificar a diferença entre ser gentil e educado com flertar de verdade com alguém.

Em outras palavras, ele imagina que você “flertaria” com alguém ali, na frente dele e isto parece um comportamento incoerente demais, até mesmo para quem tivesse este tipo de intenção. O fato é que o ciumento não consegue separar suas fantasias do que realmente esta acontecendo.

>> Desapegar Pode te Fazer Muito Bem: 10 Dicas Úteis

Ele distorce fatos claros. Você recebe uma mensagem qualquer e ele acredita que você esconde algo, que aquela mensagem ou situação diz mais do que as palavras deixam claro.

Há sempre algo oculto a ser desvendado pelo ciumento em todas as suas ações. Na cabeça do ciumento, você vive de segundas intenções.

O ciumento deseja que sua atenção e seu tempo seja apenas dele e de mais ninguém.

Cuidado, uma linha muito tênue separa o ciúme doentio de um relacionamento abusivo.

Você vive pisando em ovos. Com medo de fazer alguma coisa que enfureça sua parceiro. Você se afasta de amizades das quais ele sente ciúme, não olha para o lado e chega a um ponto em que você sequer levanta a cabeça quando anda ao lado dele na rua, com medo de sua reação.

Este talvez seja o momento de abandonar o barco e seguir em frente sozinha, antes que as coisas piorem.

Você se sente mais oprimida do que feliz em seu relacionamento? Tem mais medo do que alegrias? Se justifica mais dando explicações para situações comuns do que se diverte com essa pessoa? Hora de avaliar se essa relação realmente vale a pena.

Do outro lado: como fica quem sente um ciúme doentio?

O ciumento não se sente nunca importante o suficiente na vida do ser amado. Pensa o tempo inteiro que a qualquer momento pode ser deixado ou trocado.

Imagina situações de traição tantas vezes em sua cabeça que chega um momento que acredita realmente nestas fantasias.

Os pensamentos de um ciumento são perturbadores e dolorosos. Acredita que o parceiro deveria mudar, quando na verdade, quem deve mudar é ele.

>> Síndrome de Borderline: Sintomas, causas e tratamento

Acredita que é o único que sofre na relação e não pensa no dano que este comportamento causa e no sofrimento do outro por viver assim.

Fica imaginando o tempo inteiro que algo ruim irá acontecer, mas este “algo” nunca acontece. Como espera que este algo ruim aconteça, age como se estivesse acontecendo. É um desejo oculto para que seus medos se manifestem e ele finalmente tenha razão sobre todas as fantasias.

O ciumento questiona cada movimento do seu parceiro. Isto não é saudável e é uma forma miserável de viver um romance. O parceiro irá se sentir estressado sobre como tudo “pode parecer” para o ciumento e ninguém quer viver assim.

>> Autoestima: 10 dicas para se sentir melhor sobre si mesmo

No fim do dia, tanto aquele que sente ciúme doentio e aquele que tem um parceiro do tipo, precisam fazer uma escolha:

Que tipo de vida você quer viver ao lado de quem você ama? Isto tudo tem sido saudável? Porque não pedir ajuda terapêutica? Não há mal algum em procurar ajuda psicológica, muito pelo contrário.

O que esta causando tanto ciúme? É possível transformar toda essa energia negativa e muito desperdiçada em algo positivo através de tratamento e terapia.


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual