Você já viu um bebê se jogando pra trás na hora de dormir e pensou que este bebê provavelmente fazia birra? Entenda o que acontece com o bebê nesta hora e como lidar com estas situações, que são, extremamente normais na vida do bebê. Afinal, nossos bebês são pequenos estreantes neste mundo cheio de desafios e mesmo após o nascimento, seu cérebro ainda esta passando por grandes mudanças e desenvolvimento.
Sabemos que o bebê esta em processo de desenvolvimento natural após o nascimento e que suas demandas podem ser atendidas apenas depois que ele chora, pois é a forma que ele conhece para se comunicar com sua mãe, seu pai e cuidadores para avisá-los que ele precisa de algo: se alimentar, ser trocado, ninado, dormir, receber atenção e carinho.
E veja, não há nada de errado com um bebê se jogando para trás na hora de dormir. Principalmente porque, provavelmente o bebê está muito cansado e ainda não aprendeu a como pegar no sono. Sim, nosso ritual de sono noturno (se preparar para dormir, escovar os dentes, se trocar, apagar as luzes, ou o que quer que seja que você faz em sua casa) é como um ritual aprendido ao longo dos anos.
O bebê também precisa, com o tempo, aprender e vivenciar alguns rituais para que entenda que aquele momento todos na casa estão se preparando para dormir e que é a hora dele também dormir. As vezes o bebê se pra trás na hora de dormir não quer dizer que ele não quer dormir, muito pelo contrário, pode significar que o bebê está tão cansado e com sono, que não sabe o que fazer para ir dormir.
Quando um bebê não sabe o que fazer, como agir, como se comportar em determinados momentos, ainda que ele queira dormir, ser ninado, ele reage com estresse e choro, pois é o que ele sabe fazer para falar para sua mãe: “eu estou cansado, preciso de paciência e ajuda para me acalmar e dormir tranquilo.”
O cansaço e descontentamento do bebê é expressado com o choro e com o corpo. Ele se joga para trás e para frente, para mostrar que está descontente. Na hora de dormir, fica claro que o bebê está cansado, precisa de sono mas não sabe como entrar no sono. O adulto cuidador precisa então, reorganizar o bebê. O que isso significa?
Quando o bebê fica muito agitado por ter tido um dia cansativo, com muitos estímulos, por fome ou até mesmo saudade da mãe, ele precisa ser “reorganizado”. Isso significa pegar o bebê no colo com carinho e colocá-lo em uma posição que ele goste e se sinta confortável. Conversar gentilmente com o bebê, cantar para ele algo que ele goste ou até mesmo passear com ele pela casa para ele sentir que está em movimento e se acalmar.
Isso não sinifica mimar um bebê e muito menos o deixa mal acostumado, isso significa olhar para o bebê com empatia, como um pequeno ser que precisa de ajuda, carinho, colo e muita conexão com seus cuidadores para se sentir seguro, acolhido e amado. Mesmo quando é um bebê se jogando para trás na hora de dormir, dê para ele suporte, amor e muito acolhimento para ajudá-lo a entender que você está ali, do lado dele e que ele ficará bem.
Leia mais: