Embora raro, ter um bebê com mau hálito não é algo impossível de acontecer, mas pode ser resolvido.
Ter um bebê com mau hálito pode ter deixar preocupada, mas saiba que a situação é inofensiva. O mau cheiro na boca do seu bebê pode ser facilmente tratado e evitado. No entanto, é importante identificar a causa do mau hálito no bebê e ter certeza de que esta não seja uma condição de saúde mais séria.
Bebê com mau hálito: causas
As principais causas do mau hálito na boca do bebê são:
- Açúcar: principalmente para bebês que já estão na introdução alimentar, as gengivas e dentinhos do bebê precisam ser escovadas, senão podem surgir bactérias que corroem o açúcar, transformando em gases que resultam em mau hálito.
- Boca seca: durante uma alergia ou resfriado, é comum a boca do bebê ficar mais seca, pois ele respira mais pela boca. Conforme a umidade da saliva diminui, o enxague de bactérias na boca também se reduz, elas se acumulam e criam o odor desagradável.
- Leite: principalmente para os que se alimentam de fórmulas artificiais, os componentes da alimentação, e o fato do bebê regurgitar algumas vezes, criam o mau hálito no bebê.
- Brinquedos: bebês colocam tudo na boca para conhecer e explorar o mundo, se os brinquedos nao forem limpos sempre que ele os colocar na boca, as bactérias serão transferidas de volta para a boca, aumentando sua quantidade e causando o mau hálito infantil.
- Chupetas e mordedores: sugar e mastigar estes itens deixa para trás muita saliva e bactérias. Assim como os brinquedos, estes itens precisam ser limpos periodicamente para não se tornarem depósitos de bactérias.
- Cárie dentária: é preciso higienizar a boca do bebê, mesmo os que ainda não possuem dentinhos, principalmente daqueles que fazem uso de fórmulas artificiais e estão na introdução alimentar, senão quando os dentes nascerem, as cáries irão se desenvolver e isto causa mau hálito no bebê.
- Infecção: gengivite e sinusites, entre outras infecções podem causar o mau hálito em bebês e crianças pequenas. Isto acontece porque o fluido se acumula na região nasal, descendo para a parte de trás da gargata e língua.
- Objetos estranhos: fique atenta, as vezes crianças colocam pequenos objetos no nariz, ouvidos e boca, quando eles ficam presos nestas regiões, podem, além de ir acumulando bactérias, apodrecendo e causando a respiração pela boca, causar o mau cheiro. Partículas de comida as vezes ficam presas na boca do bebê causando o cheiro ruim, verifique a boquinha do seu bebê internamente, se necessário.
- Refluxo gastroesofágico: um cheiro ácido é produzido quando os ácidos do estômago regurgitam ou voltam para a garganta.
Tratamento
Na maior parte dos casos esta situação pode facilmente ser resolvida verificando as questões acima. Descobrindo a causa, é fácil resolver a questão, no entanto, aqui estão algumas etapas simples diárias para evitar o mau hálito no bebê:
- Lavar mãos, brinquedos, chupetas e itens que o bebê leva a boca com frequência
- Evitar alimentos ricos em açúcar e amidos (siga as recomendações de dieta do seu pediatra e evite guloseimas, doces e industrializados para bebês, estes itens na maior parte dos casos são prejudiciais)
- Limpas e escovar os dentes e gengivas do bebê diariamente após as alimentações principais e antes de dormir. Use escovas de cerdas macias e próprias para bebês.
- Leve seu bebê a um odontopediatra regularmente
Se você suspeitar que o mau hálito no bebê é causado por cáries, leve seu bebê em um odontopediatra. Há tratamento até mesmo para os pequenos que ainda possuem dentinhos de leite.
Leia mais: