Almofada e Poltrona de Amamentação: São Necessários?

Estes itens podem facilitar sua vida, mas será que eles são essenciais?3 min


Você esta gestante e esta em dúvida se almofada e poltrona de amamentação são itens importantes. Em meio a grande lista de coisas para se comprar na maternidade, é certo que a almofada e poltrona de amamentação são itens onde os valores de investimento são bem altos. Ter uma almofada e poltrona de amamentação realmente pode facilitar sua vida nos primeiros meses com o bebê, mas eu vou ser sincera, conforme o bebê cresce, estes dois itens se tornam totalmente desnecessários.

Explico melhor… A almofada e poltrona de amamentação começam a se tornar dispensáveis por que o bebê acima de 6 meses ou mais começa a fazer posições malucas para mamar, se revirar no peito e acredite, você estará expert em todas estas manobras e posições malucas para amamentar com o tempo. Veja aqui o que já escrevei sobre: Posições para Amamentar: 8 Posições Fáceis Pro Bebê Mamar

Mas vou abordar os dois itens para você te mostrar as vantagens e desvantagens em ter cada um deles durante o período de amamentação e enquanto o bebê é bem pequeno. Mesmo porque, estes itens serão mais usados nos primeiros 6 meses do bebê, depois eles passam a ser mais itens decorativos do quartinho do bebê.

Poltrona de Amamentação

A poltrona de amamentação te restringe a amamentar apenas em um local da casa: o quarto do bebê. E sinceramente, amamentar é mais libertador quando você pode fazer isto na sala, na cozinha, na mesa, na rua e pode apostar: até no banheiro! Eu confesso que comprei uma almofada e poltrona de amamentação, mas as usei apenas por 3 meses ou menos.

Primeiro porque coloquei meu bebê nos primeiros meses para dormir no meu quarto ao meu lado da cama, isto facilitou as acordadas noturnas que eram de 1 em 1h no primeiro mês e depois espaçaram, mas continuaram acontecendo.

Vantagens da poltrona de amamentação:

  • Elas são lindas e deixam o quartinho do bebê encantador, de fato
  • Quando estiver no quarto do bebê, terá um local para amamentar
  • De madrugada, caso você se sinta melhor saindo da cama em vez de amamentar deitada, pode fazer isso no quarto do bebê

Desvantagens em ter uma poltrona de amamentação:

  • Você fica restrita a amamentar apenas em um local da casa (o quarto do bebê)
  • Se você amamentar deitada de madrugada ou fizer cama compartilhada com seu bebê, ela raramente será usada na madrugada
  • Depois de um tempo, quando o bebê começa a engatinhar, ela perde quase que totalmente seu uso, servindo apenas para ocupar espaço no quarto.
  • Nem todas são, de fato, confortáveis.

Se você esta em dúvida sobre o bebê dormir no seu quarto e cama, veja sobre a cama compartilhada nestes artigos antes de decidir por deixá-lo em seu quartinho:

Almofada de Amamentação

Sobre a almofada de amamentação, eu usei nos primeiros meses, mas depois achei ser mais confortável usar travesseiros e almofadas que me permitiam acertar corretamente uma altura confortável para meu braço e o meu bebê.

Isto significa que a menos que você tenha visto estes itens como parte da decoração do quartinho e seja metódica a ponto de querer os itens completos, a almofada e poltrona de amamentação não são tão essenciais assim. Dá para dar um jeitinho sem.

Vantagens da almofada de amamentação:

  • Você não precisará de muitos travesseiros em uso para apoiar o bebê
  • Para algumas mães, as que possuem mamas menores e precisam segurar o bebê em determinada altura, elas podem ajudar bastante (as vezes até junto com um travesseiro)
  • Para mães com dificuldades de segurar o bebê e posicionar corretamente, elas podem ajudar inicialmente

Desvantagens da almofada de amamentação:

  • Para mães com as mamas maiores, nem sempre elas ajudam porque tendem a ser grandes demais
  • Elas nem sempre são confortáveis, as vezes possuem uma densidade muito dura, o que torna desconfortável para o corpinho do bebê
  • Depois de um tempo, o bebê passa a fazer posições malucas mamando, virando para todos os lados e uma almafada de amamentação irá te atrapalhar.
  • O aproveitamento de meses de uso é pequeno

E se você estiver fazendo um enxoval econômico, pode ficar tranquila que não tê-los não irá dificultar o seu dia a dia materno! Eu vendi os meus assim que pude, porque depois viraram apenas coisas ocupando espaço em meu pequeno apartamento e eu realmente não gosto de ficar com nada sem uso em casa.

Qualquer poltrona que você tiver em casa servirá para descansar um pouco com seu bebê, caso seja assim que você prefira. E qualquer boa almofada resistente servirá para apoiar seus braços no começo para amamentar.

As posições para amamentar vão variar ao longo do tempo, veja alguns artigos bacanas sobre isto aqui:

Amamentar deitada era uma das minhas posições preferidas, porque eu aproveitava para tirar longos cochilos ao lado do meu bebê mamador e descansar das noites mal dormidas. Lembre-se que se preparar para amamentar é mais importante do que qualquer item do enxoval, veja artigos importantes sobre isto aqui:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual