Para que serve o ácido fólico? Ele pode te ajudar a engravidar mais rápido? folic acid for pregnancy
O uso do ácido fólico na gravidez ainda deixa dúvidas. No entanto, ele é como o super herói da gravidez. Ajuda a prevenir defeitos congênitos do cérebro e medula espinhal do bebê.
>> Exames de Gravidez: Saiba quais exames será preciso fazer
O que é ácido fólico?
É um vitamina B artificial chamada folato para o pré-natal. O folato ajuda na produção de glóbulos vermelhos e ajuda no desenvolvimento do tubo neural do feto. O folato é encontrado em sua forma natural em vegetais verde-escuro e frutas cítricas.
Quando começar a tomar ácido fólico?
Sempre que uma mulher decide engravidar, o médico já recomenda o início da vitamina. Ele também pode ser iniciado assim que se descobre a gestação.
>> Primeiro Trimestre de Gravidez: Dicas e Cuidados
Defeitos congênitos costumam acontecer nas primeiras 3 ou 4 semanas de gravidez, portanto, é importante ter ácido fólico no organismo nos estágios iniciais da gravidez.
Um estudo mostrou que as mulheres que tomaram o suplemento por pelo menos um ano antes de engravidar reduziram suas chances de parto precoce em 50% ou mais.
Ácido Fólico ajuda a engravidar?
Quanto mais saudável e propício seu corpo estiver para receber uma gravidez saudável, maiores as chances de um óvulo ser fecundado. Ou seja, ele não fará você engravidar, pois não é esta a função do suplemento. Ele irá favorecer sua saúde para engravidar.
>> Ovulação: sintomas, como calcular e como acontece
Quais são os benefícios do suplemento na gravidez?
Os maiores benefícios estão no suporte ao bom desenvolvimento do bebê. Sem ácido fólico suficiente, o bebê pode desenvolver problemas de saúde, que incluem:
- Espinha bífida: desenvolvimento incompleto da medula espinhal ou das vértebras. O que torna o bebê permanentemente incapacitado.
- Anencefalia: desenvolvimento incompleto das principais partes do cérebro. Geralmente, bebês com este problema não vivem por muito tempo.
A boa notícia é que o suplemento fólico pode proteger seu bebê destes problemas.
>> Progesterona na Gravidez e Progesterona Baixa: como lidar
Antes e durante a gravidez, o suplemento também pode proteger o seu bebê contra:
- Fenda labial e palatina
- Nascimento prematuro
- Baixo peso ao nascer
- Aborto espontâneo
- Problemas de crescimento dentro da barriga
E pode reduzir o risco de:
- Pré-eclâmpsia na gravidez
- Doenças cardíacas
- Câncer (alguns tipos)
- Doenças vasculares
- Alzheimer
Alimentos que contêm ácido fólico naturalmente
- Fígado bovino
- Lentilhas
- Espinafre
- Feijão
- Couve