Muitos pais podem achar que não é relevante ter uma mesada como medida educativa para os filhos, no entando, a mesada educativa ajuda as crianças a desenvolver uma relação saudável com o dinheiro no longo prazo, bem como as ensina sobre como lidar com o dinheiro considerando o que ele pode lhe trazer de vantagens mas também o compromisso que é preciso para ganhá-lo.
A educação financeira muitas vezes é negligenciada e deixada para a idade adulta, no entando introduzir conceitos financeiros desde os primeiros anos dos pequenos será uma estratégia decisiva na formação de adultos conscientes e preparados para lidar com seus dinheiro. E neste contexto, a mesada terá um papel fundamental.
A mesada é uma ferramenta importante e muito poderosa para ensinar lições valiosas sobre gestão financeira, responsabilidade e planejamento de curto e longo prazo. Isso significa que se o seu filho, dependendo da idade dele, quiser comprar algo com sua própria mesada, terá que se planejar para acumular o valor final do item e ter, claro, paciência.
O que é a mesada e por que ela é importante?
A mesada educativa é um valor determinando pelos pais para ser dado regularmente aos filhos, geralmente isso acontece por semana ou mês. Dependendo da idade da criança, o valor semanal pode ser interessante para administrar a ansiedade dela ao poucos. A mesada pode ser utilizada para gastos definidos pela própria criança, como lanches, brinquedos ou economizado para algo maior.
>> Doar Brinquedos e Outros Itens: 10 Instituições Conhecidas
A mesada irá ensinar princípios super importantes como o valor do dinheiro, planejamento financeiro e disciplina. Entendendo o valor do dinheiro, a criança aprende que este recurso é limitado a sua realidade e que é necessário usá-lo com sabedoria e cuidado. Se planejar também será uma lição valiosa pois assim seus filho aprenderá a diferenciar desejos de necessidades para estabelecer quais são suas principais prioridades.
E claro, a disciplina ensinará como gastar, poupar, cultivando uma relação onde será necessário seguir um passo a passo para alcançar um objetivo desejado. Nada nesta vida acontece sem um mínimo de disciplina e comprometimento, aprender isso desde cedo será importante.
>> Disciplina Positiva: 4 benefícios para a família inteira
Benefícios na educação financeira
-
Ensina sobre como lidar com dinheiro
Quando recebem uma mesada mensal ou semanal, as crianças aprendem a como usar o dinheiro delas de forma prática. Entendem que se gastarem tudo de uma vez, não sobrará mais nada até a próxima mesada. Isso as ajuda a entender como funciona o planejamento financeiro. -
Ensina sobre a importância de guardar dinheiro e ter uma reserva de emergência
Se sua criança quiser poupar e juntar o dinheiro para um momento específico ou compra específica, ela aprenderá a poupar, juntar de pouco em pouco até atingir o objetivo financeiro dela. Assim, ela entenderá que é preciso ter paciência e ser persistente para conquistar algo maior. -
Ensina conceitos de responsabilidade
Administrar o próprio dinheiro faz com que as crianças, dentro do universo da mesada, entendam o conceito de responsabilidade pois elas entendem que suas escolhas financeiras possuem consequências, por exemplo: gastar toda a mesada em um único item e por impulso significa não ter dinheiro mais até o próximo período. -
Ensina que falar sobre dinheiro é importante
A mesada dá a oportunidade para pais e filhos conversarem sobre questões financeiras de forma mais leve e quebrar tabus relacionados ao ganho de dinheiro ou a crença de muitas famílias de que “dinheiro é sujo”. Elas se preparam para lidar com questões financeiras sem preconceitos, de forma aberta e bem informada.
Como implementar a mesada na vida dos seus filhos
É importante estabelecer algumas regras desde o início e seguir as regras, tanto pais quanto filhos, para que o ato da mesada seja eficiente no seu objetivo maior. O objetivo não é pagar por pequenas tarefas ou colocar a criança para ajudar em casa porque precisamos desta ajuda, o objetivo é ensinar sobre administração saudável de recursos financeiros e ao mesmo tempo, ensinar sobre a colaboração em um grupo familiar.
-
Defina um valor de acordo com a idade da criança: leve em consideração a idade do seu filho e a realidade financeira de sua família. Ajuste este valor de acordo com as suas possibilidades financeiras e a idade do seu filho.
-
Mantenha as regras claras para todos: deixe claro para seu filho que se o valor acabar antes do prazo, ele terá que esperar a próxima data de mesada, não quebre esta regra. Deixe claro que a mesada precisa ser usada de forma consciente para gastos específicos. Haverá momentos em que seu filho vai gastar de forma totalmente errada e está tudo bem, é assim que ele vai aprender: com as consequências.
-
Incentive seu filho a guardar e poupar: crie metas de valores a ser alcançados ou objetivos de gastos maiores para seu filho seguir, para ensiná-lo a guardar e poupar seu dinheiro. Se ele deseja um brinquedo específico mais caro, ajude-o a economizar sua própria mesada para alcançar este obejtivo.
-
Você definirá as regras, orientará mas deixará que a criança decida como gastar: ter liberdade de escolha sobre como gastar a mesada é importante justamente para a criança a aprender a como administrar seu próprio dinheiro, é exatamente este o objetivo. Deixe que ela aprenda com seus erros, desde que eles não sejam prejudiciais a ela mesma (lembre-se que ela ainda não está preparada para decidir tudo, dependendo da idade).
-
Use quadros, apps, cofrinhos e imagens: isto tornará o processo mais lúdico e envolverá melhor a criança para alcançar seus objetivos com a mesada, sem contar que ela terá algo tangível para ver, pegar e entender melhor como tudo funciona.
Quando você estabelece a mesada e segue as regras para sua criança, terá um instrumento poderoso para ensinar habilidades financeiras que sua criança levará para a vida inteira. Conceitos como planejamento, poupança e responsabilidade estarão presentes na vida do seus filho desde cedo. Aproveite este momento para fortalecer seus laços com seus filhos e ao mesmo tempo prepará-los para o mundo real.
Leia também:
- Como Ensinar Educação Financeira aos Seus Filhos
- Investidora de Sucesso: 5 Passos para Ser Uma
- Presença Presente na Vida dos Filhos