Bico do peito ferido: o que é e como tratar fissuras na mama

4 min


449 shares
Bico do peito ferido

Estar com o bico do peito ferido pode ser uma dor difícil de aguentar quando o bebê quer mamar.

Isto porque quando o bico do peito ferido é estimulado, as feridas podem latejar e sangrar ainda mais. Bem como aumentar. Não é fácil!

Durante os primeiros dias de amamentação, é comum experimentar dor ou sensibilidade suave no mamilo quando o seu bebê faz a pega. Esta sensibilidade é normal e não dura mais do que uma semana ou menos.

Já quando o bico do peito ferido se torna um problema, esta em grande parte relacionado com a pega do bebê que pode estar inadequada ou com alguma disfunção oral.

Mais conhecidas como fissuras nas mamas, a dor pode incomodar e até impedir a amamentação.

Causas do bico do peito ferido ou fissurado:

1. Pega incorreta

Se o bebê não esta fazendo a pega corretamente, o bico do peito pode se ferir e fissurar ao longo do tempo.

Veja como corrigir a pega do bebê aqui: Como fazer a pega correta para amamentar seu bebê e não sentir dor

2. Mama ingurgitada

Quando a mama esta cheia demais e dura, o que chamamos de ingurgitamento mamário, há grandes chances de quando o bebê pegar o peito para mamar, ferir e fissura-los.

Veja aqui como ligar com problemas como este: Problemas na mama durante a amamentação: situações que podem atrapalhar a amamentação

3. Mastite

A fissura pode causar uma mastite, aqui o processo é o contrário. Depois que a mama fica fissurada, há chances da ferida infeccionar e causar a mastite como consequência.

Entenda como lidar com uma mama com mastite aqui: O que é mastite e como tratar este problema na amamentação

4. Bombas de ordenha

Usar uma bomba de ordenha de forma inadequada pode causar fissuras nas mamas. O ideal é que seja feita a ordenha manual da mama, mas se isso não for possível, a bomba de ordenha deve ser no tamanho adequado para a mama da mulher (o bocal dela deve cobrir toda a aréola) e deve ser possível ajustar a pressão da sucção para mais ou menos.

5. Uso de bicos artificiais

O uso de chupeta, mamadeiras e copos com bicos podem fazer com quê o bebê desaprenda a fazer a pega correta na mama e quando for para o peito, faça o mesmo tipo de sucção que faz nos bicos nas mamas, isto irá gerar as feridas e fissuras em suas mamas. O ideal é não usar nenhum tipo de bico artificial.

6. Disfunção oral

A disfunção oral só pode ser avaliada por um fonoaudiólogo, ou seja, nenhum profissional de aleitamento que não seja desta mesma área da saúde pode te ajudar com isso. Algumas conseguem identificar, mas apenas isto, então o bebê deve ser encaminhado para o fonoaudiólogo para tratamento se necessário.

Tratamento

1 . Se você estiver conseguindo, continue amamentando na mama fissurada. Não tem problema algum e ainda que esteja sangrando e saindo leite com sangue, não tem problema o bebê consumir este leite. Escrevi sobre isto aqui: Sangue no leite materno: causas e como resolver.

2. Continuar amamentando fará com quê sua produção de leite se mantenha e se você não estiver conseguindo, será preciso ordenhar esta mama para que a produção se mantenha. Aprenda como ordenhar leite materno aqui: Como ordenhar leite materno: aprenda a técnica.

3. Certifique-se que o bebê esta fazendo a pega corretamente, isto será essencial para parar de machucar sua mama e para permitir que ela comece a cicatrizar, além de diminuir a dor durante a mamada. Veja como fazer a pega correta aqui: Como fazer a pega correta para amamentar seu bebê e não sentir dor.

4. Você pode começar a amamentar com o peito que esta menos ferido ou que não esta ferido, pois assim, o reflexo de ejeção acontece e quando o bebê quiser mamar a outra mama, além de estar menos afobado, terá uma produção de leite em andamento, o que diminui seu esforço de mamada inicial.

5. Tente a posição Laid Back, ela ajuda na pega correta e ainda diminui a dor quando se amamenta com mamas fissuradas. Veja aqui: Laid Back Position: Amamentação descontraída e posições instintivas.

6. Passe leite materno em seus mamilos a aréola

O leite materno irá hidratar e acalmar seus mamilos doloridos, além das propriedades do leite materno ajudarem a cicatrizar mais rápido sua fissura.

7. Deixe seus mamilos respirar

Evite usar absorventes para mamas ou conchas, isto vai deixar suas mamas abafadas e com a ferida, proliferar fungos e até pode causar candidíase ou mastite. O ideal é usar uma rosquinha feita de fralda em volta dos mamilos ou até mesmo ficar sem sutiã e camisa se for possível. Veja mais aqui sobre não usar estes itens: Produtos que ajudam na amamentação, será?

Não use outras loções, cremes ou produtos sem primeiro discutir com o seu médico, pois nem todos os produtos são seguros para o seu bebê e alguns podem causar ainda mais irritação na pele. Não use cremes que anestesiam para ajudar com a dor, pois podem causar dormência na boca do bebê e fazê-lo engasgar, os riscos são muito altos.

Se você estiver com muita dor, fale com o seu médico sobre tomar um analgésico para ajudar a diminuir a dor enquanto está amamentando, pois o medicamento precisa ser compatível com a amamentação.

Sessões de laserterapia podem ajudar a cicatrizar fissuras, mas não adianta fazê-las sem tratar a causa e este tratamento só pode ser feito por um profissional capacitado em aleitamento materno e da área da saúde. Se não houver acesso ao tratamento com laser, não se desespere, todas as dicas acima resolvem seu problema também.

Ter o bico do peito ferido pode ser um desafio muito grande na amamentação, a dor que causa pode te desanimar. Mas se o seu desejo é continuar amamentando seu bebê, não desista. Peça toda ajuda que for preciso e siga as dicas do artigo.

Leia também:

Referências:
American Academy of Pediatrics. New Mother’s Guide To Breastfeeding. Bantam Books. New York. 2011.
Lawrence, Ruth A., MD, Lawrence, Robert M., MD. Breastfeeding A Guide For The Medical Profession Sixth Edition.  Mosby. Philadelphia. 2005.


Like it? Share with your friends!

449 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
4
Uau
Gostei Gostei
7
Gostei
Amei Amei
5
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)