Xarope Para Tosse: É Seguro Para Crianças e Grávidas?

8 min


O uso do xarope para tosse deve ser feito com cautela e apenas com indicação médica, principalmente em crianças e grávidas.

Neste artigo você poderá saber sobre o uso de xarope para tosse infantil e se grávida pode tomar xarope para tosse, bem como entender os tipos de tosse, sinais de alerta e a melhor maneira de fazer um uso seguro do xarope para tosse.

Tosse e resfriados são os principais motivos que fazem crianças e grávidas visitarem o médico. Embora a maioria das tosses e resfriados sejam inofensivas e o corpo tenha seu tempo de recuperação, depois de passarmos por uma pandemia de covid, todo cuidado é pouco. 

Em contrapartirda a estas preocupações, as pessoas também estão acostumadas a fazerem uso desenfreado de xarope para tosse como se eles fossem sempre inofensivos, mas é preciso estar alerta. Nem sempre este é o caso. Neste artigo saiba sobre:

  1. Xarope para tosse infantil
  2. Grávida pode tomar xarope para tosse?

 

1. Xarope para tosse infantil

Você já reparou que existe xarope para tosse com duas combinações de medicamentos? Geralmente estas combinações são de um supressor de tosse e de um expectorante, o que não faz o menor sentido. Não faz sentido um medicamente suprimir (parar) a tosse e ao mesmo tempo expectorar (fazer tossir), certo? 

“É uma combinação irracional”, diz o pediatra e farmacologista Michael Rieder, chefe de farmacologia clínica do Children’s Hospital of Western Ontario, em Londres.

Então saiba que os melhores e mais seguros medicamentos para tosse são aqueles com apenas um ingrediente ativo, segundo George Murray, farmacêutico de Sackville, NB e presidente da Associação Canadense de Farmacêuticos.

Existe xarope para tosse que combina até mais de 2 ingredientes ativos como anti-histamínicos, descongestionantes (que pode causar inquietação e sonhos pertubadores) e paracetamol. Nestes casos, há o perigo do excesso de medicação infantil.

Não use xarope para tosse sem receita em crianças menores de dois anos e sem consultar um médico.

Tratar a tosse infantil não é uma ciência exata, as vezes ela existe por uma série de fatores.

Tipos de tosse

Tipo de tosse: Não produtiva.
Sintomas: Tosse seca e com pouco catarro. Pode haver alguns ruídos no peito, não por excesso de muco, mas porque as pequenas vias aéreas das crianças podem estar irritadas e inchadas.

Tipo de tosse: produtiva.
Sintomas: Quantidades excessivas de muco espesso saindo do peito.

Em um estudo da Faculdade de Medicina do Estado da Pensilvânia, pesquisadores pegaram 100 crianças com tosse e problemas de sono causados ​​por infecções respiratórias superiores e as dividiram em três grupos. O grupo 1 recebeu o supressor de tosse dextrometorfano; o grupo 2 recebeu o anti-histamínico difenidramina; e o terceiro grupo recebeu placebo.

O resultado surpreendeu: os pais relataram que a frequência e a gravidade da tosse e a qualidade do sono de seus filhos e deles próprios melhoraram significativamente nos três grupos. 

As crianças que receberam o placebo se saíram tão bem quanto as que receberam o remédio real e com menos efeitos colaterais. As crianças que tomaram DM relataram mais insônia, aquelas com difenidramina mais sonolência.

As vezes, a tosse desaparece sozinha porque não se trata de um problema mais grave de saúde e a tosse serve justamente para ajudar a limpar as vias aéreas, de qualquer modo, toda tosse persistente em crianças precisa de atendimento médico.

Sempre busque orientação médica para tratar seu filho antes de dar um xarope para tosse. Nem sempre a tosse dele vai precisar e nem sempre a composição do xarope para tosse que você tem em casa ou comprou, é o ideal para o tipo de tosse do seu filho.

Seu filho provavelmente não precisa de remédio para tosse se:
• A tosse e outros sintomas não forem graves;
• Está alerta durante o dia;
• Ele é normalmente saudável;
• Ele está dormindo bem (mesmo que você não esteja).
Continue a dar muitos líquidos, incentive o descanso extra e use um vaporizador de névoa fria e/ou uma preparação nasal salina para aliviar o nariz entupido.

Você pode usar remédio para tosse se:
• Os sintomas não forem graves, mas uma tosse noturna incômoda estiver atrapalhando o sono.
Atenha-se a um produto com um único ingrediente ativo e indicado pelo médico.

Sinais de alerta que um xarope para tosse não vai resolver:

• A tosse noturna incômoda for acompanhada de febre baixa, mesmo que ela tenha sido aliviada com medicamentos para febre.

• A tosse acompanhada de início rápido de sintomas graves, incluindo febre alta, dor no pescoço, respiração difícil, mal-estar geral ou letargia, o que pode indicar uma infecção grave, como pneumonia, vírus sincicial respiratório ou meningite.
• Se seu filho tiver outras condições médicas que o coloquem em risco, como asma ou bronquite.

Abuso no uso de xarope para tosse infantil

Alguns xaropes para tosse usados em grande quantidades podem produzir alucinações, sensações de estar fora do corpo, interferir no sono, na pressão arterial, causar batimentos cardíacos irregulares, consulsões e danos cerebrais.

Xarope para tosse usado de forma contínua e sem prescrição de dose e ativo correto pelo médico, pode causar até mesmo o vício.

No mundo do abuso de drogas, o xarope para tosse é apenas um jogador secundário – embora barato e prontamente disponível. 

Ficar viciado com remédio para tosse não é novidade. Há mais de cem anos, a heroína era comercializada como remédio para tosse em crianças. Uma geração atrás, a codeína narcótica era comum em xaropes para tosse vendidos sem receita. Então mantenha-se alerta no uso de medicamentos para tosse sem prescrição e de forma contínua.

Qual é a causa da tosse?

A tosse é sintoma de um problema subjacente ou seja, anterior a ela. A maioria dos pais medicam seus filhos com xarope para tosse sem saber qual a causa da tosse. As causas mais comuns da tosse de curta duração são infecções virais, amigdalite, sinusite e asma. Uma tosse prolongada sugere doenças como tuberculose, asma, fibrose cística, bronquiectasia entre muitas outras.

As causas da tosse podem ser muito diferentes e por isso usar um xarope para tosse sem consultar um médico não faz muito sentido. Ainda que você tenha um xarope para tosse indicado para seu filho em outra situação, não há como saber se o problema é o mesmo sem falar com um médico antes.

Xarope para tosse com catarro

Geralmente os xarope para tosse com catarro são expectorantes, para ajudar o corpo a expelir o catarro. Então, eles podem aumentar a tosse em vez de diminuir para que o corpo possa colocar para fora o catarro que está se acumulando.

Xarope para tosse seca alérgica

Estes tipos de xaropes costumam ter em sua composição supressores da tosse (ativos que diminuem a tosse) e antiestaminícos para reduzir a alergia.

Xarope para tosse caseiro

É preciso ter cuidado com o uso de xarope para tosse caseiro porque as vezes, há ervas na mistura que além de não fazer bem para a criança, não são as combinações e ingredientes adequados para resolver o problema.

É sempre importante se certificar com o médico de sua criança sobre o uso de xarope para tosse de forma segura e obter a indicação adequada para cada caso. A automedicação além de nem sempre resolver o problema, é perigosa.

A tosse está associada a um mecanismo de proteção do corpo para limpar o muco e manter os pulmões saudáveis. Portanto, a tosse associada a infecções virais não precisa ser suprimida. Além disso, foi observado que a maioria dos remédios/xaropes para tosse não reduz realmente a intensidade da tosse ou diminui sua duração.

2. Grávida pode tomar xarope para tosse?

Durante a gravidez o sistema imunológico não está em sua capacidade máxima, isto é bom para as grávidas porque faz com quê seu bebê cresça protegido e impede que seu corpo pense que o feto é um intruso.

A desvantagem desta situação é que o corpo da grávida fica sujeito a vírus que causam resfriados, por exemplo. Isto a deixa vulnerável a muitos sintomas como nariz congestionado, tosse e dor de garganta. Durante a gravidez, pegar um resfriado pode deixar muitas futuras mães preocupadas e com o desejo de se livrar dos sintomas, o que as levam a tomar xarope para tosse, sem indicação.

O melhor a ser feito antes de começar a tomar um xarope para tosse é conversar com seu obstetra e saber se o xarope esta liberado para sua época de gravidez. E claro, saber se o mesmo é seguro.

Sintomas do resfriado comum durante a gravidez

Geralmente, um resfriado começa com uma dor de garganta ou coceira que dura cerca de um dia ou dois, seguido pelo aparecimento gradual de outros sintomas que podem incluir:

  • Espirros
  • Fadiga leve
  • Um nariz escorrendo e depois entupido
  • Uma tosse seca, particularmente quando o resfriado está terminando, que pode continuar por uma semana ou mais depois que os outros sintomas tiverem diminuído
  • Uma febre baixa

Os sintomas do resfriado geralmente duram entre 10 a 14 dias. No entanto, se seus sintomas persistirem por mais tempo do que esse período ou parecerem piorar progressivamente, você deve conversar com seu médico para garantir que não se transformou em algo mais sério, como uma infecção ou gripe. 

Diferenças entre resfriado e gripe

A melhor maneira de diferenciar um resfriado de uma gripe é observar os sintomas típicos.

  • Um resfriado é mais brando que uma gripe. Seus sintomas surgem gradualmente e, normalmente, você só apresenta febre baixa ou sequer tem febre. Geralmente começa com uma dor de garganta que desaparece após um ou dois dias, um resfriado termina com os principais sintomas de coriza e tosse.
  • A gripe é mais grave e o início é mais súbito do que um resfriado. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, calafrios, dor de garganta que geralmente piora no segundo ou terceiro dia, dor muscular intensa e uma sensação geral de fraqueza e fadiga. Esses sintomas, juntamente com espirros e tosse, podem durar algumas semanas ou mais.

O que fazer se você pegar um resfriado durante a gravidez

Antes de recorrer à medicina, existem alguns remédios eficazes para resfriado que não vêm nas prateleiras de uma farmácia. Aqui estão algumas maneiras de aliviar os sintomas e se sentir melhor rapidamente:

  • Se alimente bem: é comum não ter muito apetite quando você está resfriado, mas é importante ter uma dieta saudável enquanto está doente e grávida.
  • Descanse: embora isso não reduza necessariamente a duração do resfriado, seu corpo precisa descansar. Dormir pode ser um pouco difícil quando está resfriado. Respire mais facilmente elevando a cabeça com alguns travesseiros. As tiras nasais também podem ajudar, pois abrem suavemente as passagens nasais. Elas são fáceis de encontrar, são vendidas sem receita e não contêm drogas.
  • Mantenha-se ativa: se puder, faça alguns exercícios leves a moderados e seguros para a gravidez. Isso ajudará seu corpo a combater o resfriado rapidamente.
  • Beba muitos líquidos: os sintomas de resfriados, como espirros, coriza e febre, fazem com que seu corpo perca líquidos essenciais para você e seu bebê. Bebidas quentes como chá com mel (que ajuda a reduzir a tosse seca) ou uma sopa quente com caldo são calmantes para os sintomas e funcionam bem.
  • Coma alimentos com vitamina C: Alimentos como frutas cítricas, tomates, pimentões, brócolis, espinafre, melão, kiwi e repolho roxo possuem vitamina C, que ajudará a impulsionar seu sistema imunológico.
  • Continue com suas vitaminas indicadas pelo obstetra, elas geralmente possuem zinco e alimentos como peru, carne bovina, ovos, iogurte, gérmen de trigo, aveia e carne de porco também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
  • Use um umidificador: condições que deixam o ar seco em sua casa podem agravar seus sintomas, portanto, usar um umidificador de ar frio ou quente à noite pode realmente ajudar. 
  • Faça enxagues nasais salinos e sprays. Todos eles podem ajudar a umedecer as passagens nasais e não são medicamentosos, portanto, são seguros para uso durante a gravidez.
  • Gargareje com água morna e sal: Gargarejar com água morna e sal pode ajudar a aliviar a coceira na garganta e ajudar a controlar a tosse.

Medicamentos que são seguros para mulheres grávidas tomarem para um resfriado

Antes de pegar os medicamentos em seu armário de remédios, pegue o telefone e ligue para seu obstetra para discutir os remédios recomendados que você pode tomar para um resfriado durante a gravidez. Aqui estão os medicamentos para resfriado que geralmente são seguros durante a gravidez.

Medicamentos para evitar durante a gravidez

Sempre verifique com seu obstetra antes de tomar qualquer medicamento – receitado, sem receita ou homeopático – principalmente os seguintes. 

  • Analgésicos e redutores de febre como aspirina, ibuprofeno e naproxeno podem causar complicações na gravidez, principalmente se tomados durante o terceiro trimestre.
  • Descongestionantes geralmente são advertidos após o primeiro trimestre e apenas em uma quantidade limitada.
  • Não tome vitaminas suplementares ou remédios fitoterápicos sem aprovação médica.

Leia mais:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual