Stranger Things veio para mexer com meu coração saudoso da década de 80.
Veja agora minha seleção de 10 curiosidades sobre o seriado Stranger Things que pode te animar a assistir também.
Se você não tem medo de coisas sobrenaturais e nasceu nos anos 80 como eu, a série vai te encantar. Primeiro porque ela veio direto do túnel do tempo e ali você consegue verificar uma quantidade enorme de referências da década oitentona, tanto na trilha sonora que é maravilhosa quanto nos elementos, cenários e referências até mesmo para o roteiro.
Vai ser impossível não lembrar de E.T, O Quinto Elemento, Os Goonies e até mesmo Anos Incríveis com a turma de crianças que protagoniza a série e vive desde dramas a muitas outras aventuras para desvendar os mistérios da história.
O seriado já chegou na temporada 5 e tem um canal no youtube só da série, veja o trailer:
Vamos lá, vamos ver as 10 curiosidades sobre o seriado Stranger Things que são super bacanas.
1. As referências a diversos filmes são apenas homenagens e não cópia ou falta de criatividade.
A primeira temporada da série tem 8 episódios e muitos estavam falando que era clara a referência a outros filmes. Sim, e os autores explicitaram de fato, que todas estas referências que vemos a E.T – O extraterrestre, Allien, Chamas da Vingança, entre outros são propositais e apenas uma homenagem.
Então, relaxa e já assiste sabendo que não se trata de falta de criatividade. A própria Netflix apresentou a série como uma “carta de amor aos clássicos do sobrenatural que cativaram gerações” 😉
2. Dustin tem uma doença que o deixou “banguela” de verdade
Gaten Matarazzo, um dos atores mais queridos pelos brasileiros chama a atenção em “Stranger Things” pelo sorriso “banguela”. Ele nasceu com displasia cleidocraniana, que retarda o crescimento dos dentes. A doença genética foi incorporada ao personagem da série. Como ator, Gaten fez musicais como “Os Miseráveis” e já interpretou Jesus em “Godspell”. Ele também canta e se apresentou em torneios esportivos como US Open.
3. Mais de mil crianças foram testadas para participar de Stranger Things!
Segundo os autores, Matt e Ross Duffer, cerca de mil crianças foram entrevistadas e passaram por testes para interpretarem as crianças do seriado. E a escolha não poderia ser melhor, a turma é realmente cheia de personalidade e particularidades em cada um que os tornam únicos e a cara do seriado.
4. Os clichês são isso mesmo.
O que seria da nossa vida oitentista se não fossem os vários e marcantes clichês que preencheram a década?
Outra bola dentro proposital dos autores, pra ficar muito claro que nossa viagem é para o passado, ok? A mãe solitária e meio desesperada por ser suficientemente boa (Winona Ryder, ícone da geração 80, faz a mãe de Will), o estranho cientista de cabelos brancos (Matthew Modine), o delegado bebum mas gente boa (David Harbour), a menina estudiosa, o garotão boa-vida, o outsider.
5. Até a música segue o clima oitentão
Should I stay or should I go, do Clash, é a canção mais importante da trama na temporada 1, que vai servir como ponte entre Will e sua família. Outros hits da trilha de época: alternativos do período (Echo & the Bunnymen, Joy Division), rock farofa (Foreigner e Toto) e versões para canções icônicas. Cada episódio termina com uma canção da época. Já o tema de abertura é minimalista, na linha de Arquivo X.
6. A 11 ou Eleven canta e muito bem na web!
Millie Bobby Brown é a 11 ou Eleven de Stranger Things e também canta na internet. Ela publica videos fazendo cover de Adele, Amy Winehouse e até John Lennon.
7. Quase que a mãe da 11 (Millie Bobby) não deixa ela participar do seriado
Porque ela não queria que a filha raspasse seu cabelo, mas os autores a fizeram mudar de idéia a comparando com Charlize Theron em Mad Max que também raspou o cabelo e fez o maior sucesso. Ainda bem, essa espanholinha é muito talentosa.
8. Will já trabalhou com Spielberg, que por sua vez é autor de vários filmes que serviram de inspiração para Stranger Things
Noah Schnapp que interpreta o Will, o filho desaparecido de Joyce (Wynona Ryder) já é um ator experiente, apesar de ser o caçula da turma de amigos. Ele trabalhou com Steven Spielberger como filho de Tom Hanks em Ponto dos Espiões, além de emprestar sua voz para Charlie Brown na animação Peanuts.
9. Winona Ryder interpreta Joyce, tanto atriz como seu papel atual e outros papéis tem algumas “semelhanças”.
Depois de um tempo na geladeira e meio esquecida pelas telonas, Winona está de volta como estrela de “Stranger Things”. Esta é sua primeira série de TV como protagonista.
O comportamento de Joyce de Stranger Things é visto com estranheza pela população e sua sanidade é questionada — assim como sua Mina, em “Drácula de Bram Stoker” ou Susanna em “Garota Interrompida”, todas interpretada por Winona.
E mesmo Winona Ryder, a atriz, já deu motivos para ter sua sanidade posta em xeque, especialmente quando veio a público sua cleptomania.
10. Anos 80 sem teoria conspiratória não é anos 80 e um seriado que homenageia a década, com certeza precisa ter teoria conspiratória.
Os fãs se movimentaram depois da primeira temporada para criar suas próprias teorias e interpretações da história, já existe uma para esta primeira temporada e aposto que rica em tantos elementos e suspense como Stranger Things é, teoria da conspiração é o que não vai faltar.
Temporadas de Stranger Things
O seriado possui 4 temporadas até agora (artigo atualizado em JAN/2023). As temporadas possuem uma média de 8 a 10 episódios.
Teorias da conspiração que surgiram Na primeira temporada e podem ou não fazer mais sentido depois de 4 temporadas:
Segundo o brasileiro Lauro Kociuba, Stranger Things é uma metáfora sobre o câncer: “Will está doente, o câncer é avançado, ele cai inconsciente e é levado para o hospital: o Demogorgon o pegou.”
Quando assisti toda a primeira temporada do seriado pensei na minha teoria sobre Stranger Things na época e escrevi abaixo:
Atenção Spoilers.
Bom, o último capítulo sobre o seriado é revelador para a minha teoria, mas alguns pequenos detalhes ao longo da série também contribuíram para o meu “achômetro” de seriado. A primeira coisa que quero contar para vocês sobre a Eleven é que ela é o monstro.
Ai, não! Calma… Pela minha teoria, as pesquisas científicas ao longo dos anos que usaram a Eleven como cobaia, tinham a intenção de transformá-la em uma possível arma. A idéia era aumentar o seu poder e fazê-la controlá-los através dos experimentos.
No entanto, alguma coisa no meio do caminho deu errado e um monstro sedento por vidas apareceu no mundo invertido.
Vale lembrar que o mundo invertido, segundo a minha teoria é um mundo criado pela própria Eleven para dar vasão a todo o poder acumulado em si mesma e que precisava extravasar de alguma forma. Lá o monstro nasceu.
O monstro nada mais é do que a sede de vingança da Eleven pelo mundo.
Até então, ela viveu como uma cobaia e não conheceu o amor familiar, teve amigos ou viveu como uma criança normal. Ao contrário disto, ela foi privada do contato e amor de outros seres humanos e vivendo em intensa desilusão ao ter como pai um homem mau, como ela mesma chama e que a fez passar por todos os experimentos.
Quem assistiu a todos os capítulos percebe no penúltimo capítulo que a mãe de Eleven existe e que na verdade ela foi roubada da mãe assim que nasceu.
Ela cresceu sem mãe e todos os seres humanos que conheceu durante a vida apenas a usaram e a transformaram em um experimento. Ali ela perdeu quase toda a sua humanidade pelas interferências externas dos pesquisadores. Ali ela descobriu quem eram seus inimigos: os humanos.
Que eram muito parecidos com ela fisicamente, mas emocionalmente diferentes. Eles apenas a faziam sofrer. Como instinto de sobrevivência, ela cria o monstro no mundo invertido para se vingar destes pesquisadores. Vale lembrar que até então, estes pesquisadores são os únicos humanos que ela conhece.
Os pesquisadores, diante do monstro, não sabem o que fazer. Como covardes que são e tentando usar Eleven como uma arma (contra si mesma), a colocam diante do monstro para enfrentá-lo. Vemos isso muito bem nas cenas em quê eles pedem que ela entre no mundo invertido e tente conversar com ele, ao invés de ter medo.
Ali Eleven percebe que além de ter um sentimento de vingança fora do controle em forma de monstro, ela reafirma para si mesma que os pesquisadores e seu “pai” não são dignos de tê-la por perto. Então ela foge para tentar se curar.
Afinal de contas, apesar de querer se vingar, ela é uma menina boa.
No meio do caminho ela conhece novos seres humanos, estes por sua vez são pessoas boas, que tentam ajudá-la. Faz novas amizades e pela primeira vez percebe que nem todos são maus como ela imaginou. Ops, mas e o monstro?
Quando percebe que a sangue frio o monstro mata as pessoas, ela fica com medo.
Eleven se sente culpada por ter criado o monstro, principalmente por saber que ele pegou Will, um menino que nunca te fez mal e amigo de seus novos amigos. Há uma cena em que Eleven pede desculpas pelo sumiço de Will e diz que foi ela que abriu o portal. Então ela tenta impedir os meninos de chegarem até o portal para o mundo invertido.
Ela sabe que o monstro (que é ela mesma), esta incontrolável e tem medo que ele machuque seus novos amigos. Ela tenta o tempo inteiro os afastar dele ao mesmo tempo que quer reencontrar Will e salvá-lo.
Chega um momento em quê ela não pode mais fugir de si mesma.
Então ela decide ajudar os meninos a acharem Will e resolve então enfrentar seu monstro interno. Este enfrentamento também é para Eleven uma cura do sentimento de vingança. Seu coração esta em paz novamente ao lado de pessoas que gostam dela e por isso não existe mais razão para o monstro existir.
Na última cena, Eleven enfrenta seu monstro. Olha bem para ele e diz: – Já chega. Como se falasse para si mesma ou para alguém muito íntimo. Os dois desaparecem e muitos imaginam que ela tenha morrido junto com o monstro, na verdade ela apenas transmutou e tomando conhecimento de si mesma e de todo o seu poder, consegue enfim retomar o controle de si mesma.
Na próxima temporada de Stranger Things, Eleven provavelmente voltará. Ainda mais poderosa.
E o Will? Notaram que ele começa a cuspir umas coisas? Será que agora a sede de vingança por tudo que o monstro de Eleven o fez passar, o fará criar seu próprio monstro?
Leia também: