Embora sentimentos e emoções sejam muitas vezes descritos como o mesmo, há diferenças entre eles.
Sabemos que sentimentos e emoções são dois lados da mesma moeda e estão interligados de forma muito ampla, mas eles são diferentes e é preciso entender estas diferenças.
>> Emoções: o que são, quantas são e como as sentimos
Sentimentos e emoções: o que é emoção?
As emoções ocorrem nas regiões subcortiais do cérebro, na amígdala e nos córtices pré-frontais ventromediais criando reações químicas no corpo que alteram o estado físico de uma pessoa.
As emoções são como uma ferramenta de sobrevivência da espécie. Elas nos dão nossas reações rápidas relacionadas a ameaças e recompensas.
>> O Significado da Gratidão e 8 Benefícios de Ser Grato
Embora elas variem um pouco e dependam das condições do ambiente e de cada indivíduo, elas possuem semelhanças entre os seres humanos e até em outra espécies de animais.
Quando você sorri, seu cachorro abana o rabo. Quando você olha para seu gato com carinho, ele pisca e aperta os olhinhos. Isso são respostas emocionais entre espécies diferentes, mas são respostas emocionais.
Emoções precedem os sentimentos. São físicas e instintivas. Podem ser medidas objetivamente através de nosso fluxo sanguíneo, atividade cerebral, microexpressões faciais e até pela nossa linguagem corporal.
>> Inteligência Emocional: 4 características indicam que você tem
Uma pessoa observadora, consegue notar nossas emoções facilmente, mesmo que a gente tente disfarçar. Isto porque a reação instintiva que elas nos causam, nos faz dar sinais corporais.
Sentimentos e emoções: o que são sentimentos?
O sentimentos são associações mentais e reações a emoções que se originam nas regiões neocorticais do cérebro.
São subjetivos e totalmente influenciados por nossa experiência pessoal. Trata-se de um retrato mental do que acontece em nosso corpo quanto temos uma emoção.
>> Autoconfiança: 10 formas para se tornar mais autoconfiante
É como um subproduto do cérebro que percebe e dá significado à emoção. Eles vem depois das emoções e envolvem inputs cognitivos subconscientes que não podem ser medidos com precisão.
Antonio D’Amasio, professor de neurociência na Universidade da Califórnia e autor de vários livros sobre o assunto, explica:
Os sentimentos são experiências mentais dos estados do corpo, que surgem quando o cérebro interpreta emoções.
Dr. Sarah Mckay, neurocientista e autora do blog Your Brain Health, explica:
As emoções se desenrolam no teatro do corpo. Sentimentos se desenrolam no teatro da mente.
O trabalho é feito em conjunto
As emoções provocam os sentimentos. A emoção então se liga ao sentimento e se torna algo totalmente particular para você. Emoções provocadas por algum pensamento que lhe transmita medo ou alegria podem ser temporárias, já os sentimentos evocam reações que persistem e crescem.
>> Amor verdadeiro: 16 coisas para saber se é amor de verdade
As emoções básicas podem ser instintivas e comuns para muitas pessoas, seus significados são particulares.
Os sentimentos se moldam ao longo do tempo por nosso temperamento e pelas experiências que vivemos.
É possível, através do entendimento e consciência destas diferenças aprender a reagir e lidar melhor com o que se apresenta na vida. Fica menos confuso manter o equilíbrio emocional e tentar ter um senso de paz, propósito e esperança para lidar com situações difíceis.
>> Amor platônico: o quê significa e como lidar
Existem lacunas entre emoções, sentimentos e ações das quais todos nós temos o poder de direcionar e mudar para melhor.
Entender as emoções, administrar os sentimentos com pensamentos conscientes vão manter seu cérebro em equilíbrio e o ajudar a tomar decisões melhores.
Obviamente que existem diferentes interpretações sobre as diferenças entre sentimentos e emoções por uma série de autores, livros e artigos. Esta é uma das interpretações e não a única e nem significa ser a única correta.
Leia mais: