Autoconfiança: 10 Formas Para Se Tornar Mais Autoconfiante

Ninguém nasce cheio de autoconfiança. As pessoas trabalham para desenvolverem-se e se tornarem mais autoconfiantes.2 min


A autoconfiança é algo que construímos ao longo de nossas vidas.

Ninguém nasce cheio de autoconfiança. As pessoas trabalham para desenvolvê-la e mantê-la.

“A baixa auto-estima é como dirigir a vida com o freio de mão.” – Maxwell Maltz

As vezes, uma crítica de alguém ou um fracasso, podem minar nossa autoconfiança. Constantemente, nossas críticas internas nos dizem que não somos bons o suficiente.

>> Inteligência Emocional: 4 características indicam que você tem

Estamos o tempo inteiro sendo bombardeados por elementos que ameaçam nossa confiança em nós mesmos. Por isso precisamos cuidar para nos mantermos confiantes quando tudo tenta nos puxar para baixo.

>> A Mente é Maravilhosa, Encantadora e Criadora

10 coisas que você pode fazer para desenvolver e manter sua autoconfiança:

1. Visualize a si mesmo como você quer ser

Visualizar a si mesmo como você deseja, nos faz diminuir a má percepção imprecisa que temos de nós mesmos. 

2. Afirme-se

Faça afirmações positivas e edificantes sobre si mesmo. Diga em voz alta para que você se ouça. Temos uma tendência de acreditar no que dizemos para nós mesmos. Use isto a seu favor.

>> Dor emocional: 7 estratégias práticas de superação

Nosso cérebro costuma buscar respostas para perguntas sem avaliar se a questão é válida. Em vez de “por que sou bom em fazer negócios?”, diga: “sou muito bom em fazer negócios”.

3. Faça uma coisa que te assusta todos os dias

Se desafie e enfrente seus medos. Isto te dará confiança e experiência. Sair de sua zona de conforto é um ótimo treino para desenvolver a autoconfiança.

>> Emoções: o que são, quantas são e como as sentimos

4. Questione seu crítico interior

“Você vem criticando a si mesmo há anos e isso não funcionou. Tente se aprovar e ver o que acontece. ”- Louise L. Hay

Você se crítica internamente o tempo inteiro, mas você questiona a si mesmo sobre estas críticas? Não acredite em tudo que seu crítico interior diz sobre você. Desconfie.

>> Teoria do Apego: as fases de desenvolvimento no ser

Procure evidências mais precisas para apoiar ou negar as críticas que você faz de si mesmo.

5. Faça os 100 dias do desafio da rejeição

Jia Jiang registrou uma experiência pessoal que tinha o objetivo de dessensibilizar-se à rejeição. Para isso, por 100 dias, ele fez pedidos malucos as pessoas (que ele sabia que seriam rejeitados) para receber o não delas. Assim, ele aprendeu com o desafio a não ficar tão chateado quando recebia um não como resposta.

6.  Estabeleça metas e concentre-se no seu sucesso

Defina sua meta pessoais, comece pelas pequenas, as quais você consegue atingir facilmente. Depois que se concentrar nas menores, estabeleça as maiores.

>> Habilidades Interpessoais e Sociais: 7 dicas para o local de trabalho

Faça uma lista com suas conquistas, grandes e pequenas, para se lembrar das ocasiões que você foi bem sucedido.

7. Ajude outra pessoa

Ajudar os outros aumenta nossa autoconfiança e estima. Nos faz esquecer de nós mesmos e sermos gratos pelo que já temos.

Seja voluntário ou mentor de alguém. Sua autoconfiança cresce quando você ensina algo a outra pessoa.

8. Cuide de si mesmo

Cuide de sua saúde física e mental. Para nos sentirmos bem com nós mesmos, precisamos estar satisfeitos com nosso físico e com nossa mente.

9. Aprenda a dizer não e respeite seus próprios limites

Saber dizer não é muito importante para nossa autoconfiança. Isso mostra que você sabe respeitar seus limites pessoais. Quanto maior o controle sobre sua própria vida, maior sua autoconfiança.

10. Tenha uma mentalidade de igualdade

Não ter autoconfiança te faz enxergar os outros como melhores que você. Treine sua mente para te enxergar como igual a todos. Ninguém é melhor ou mais merecedor que o outro, somos todos iguais vivendo cada um, sua luta pessoal e diária.

Leia mais:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual