Emoções: o que são, quantas são e como as sentimos

Tomamos decisões com base em nossas emoções. Se estamos felizes, zangados, tristes, entediados ou frustrados.2 min


emoções

As emoções parecem dominar nossa vida diária.

Tomamos decisões com base em nossas emoções. Se estamos felizes, zangados, tristes, entediados ou frustrados. Escolhemos atividades e hobbies baseados nas emoções que os sentimentos incitam.

>> Pessoas Tóxicas: 8 características para identificá-las e se proteger

O que são emoções?

De acordo com o livro “Discovering Psychology”, de Don Hockenbury e Sandra E. Hockenbury, uma emoção é um estado psicológico complexo que envolve três componentes distintos: uma experiência subjetiva, uma resposta fisiológica e uma resposta comportamental ou expressiva.

>> Dor emocional: 7 estratégias práticas de superação

Quantas emoções temos?

Além de tentar definir quais são as emoções, os pesquisadores também tentaram identificar e classificar os diferentes tipos de emoções. As descrições e insights mudaram ao longo do tempo.

Paul Eckman, em 1972, sugeriu existir seis emoções básicas:

  1. Medo
  2. Raiva
  3. Surpresa
  4. Felicidade
  5. Tristeza
  6. Nojo
Em 1999, a lista dele aumentou incluindo o constrangimento, empolgação, desprezo, vergonha, orgulho, satisfação e diversão. Ao todo seriam 13 emoções.
 
Já Robert Plutchik desenvolveu um sistema de emoções que se combinavam, sendo possível sentir mais de uma ao mesmo tempo.
O esquema de Plutchik considerava 8 dimensões e combinações:
  • Felicidade x tristeza
  • Raiva x medo
  • Confiança x nojo
  • Surpresa x antecipação

E assim eram combinadas também para formar outras. Ex.: Felicidade + antecipação = excitação.

Como as sentimos?

Muito além de classificações de pesquisadores e psicólogos, o sentir uma emoção possui 3 elementos chaves que são a experiência subjetiva, a resposta fisiológica e a resposta comportamental que ela nos causa.

1. A experiência subjetiva

Embora haja classificações, a forma como uma pessoa sente-se triste ou feliz é totalmente diferente do outro e até de outro momento de si mesmo, portanto, subjetiva. Além disso, as vezes uma emoção se mistura com a outra e não as experimentamos em sua forma pura.

2. A resposta fisiológica

Você respira mais profundamente, seu coração acelera, seu estômago revira, suas mãos suam…uma emoção nos causa fortes reações fisiológicas. Ou, sentimos tudo isso simultaneamente.

>> O que é somatização: seu corpo fala aquilo que você cala

3. A resposta comportamental

Quando você expressa uma emoção. As vezes, você pode entender ou não sua emoção e a dos outros, quando elas foram expressadas.

Isto se chama inteligência emocional e é uma importante ferramenta para a vida.

>> Inteligência Emocional: 4 características indicam que você tem

Algumas pesquisas sugerem que muitas expressões são universais. Como o sorriso.

A emoção é diferente do estado do humor. A emoção é de curta duração, no entanto, mais intensa. O humor é mais suave e duradouro.

Como trabalhar sentimentos e emoções na educação infantil?

Dependendo da faixa etária, o ideal é primeiro estabelecer de forma lúdica as diferenças entre sentimentos e emoções. A partir disto, identificar e classificar cada uma delas.

Por exemplo: um quadro com uma lista de emoções e um com uma lista de sentimentos. Nesta listagem, é importante colocar para os menores ilustrações de cada um para melhor identificação.

Assim, a criança que não consegue expressar o que sente, consegue mostrar.

A partir da identificação, podemos abordar o fato de que nem sempre sentimos uma coisa ou outra, mas que é normal e comum sentir dois sentimentos ao mesmo tempo e começar a fazer combinações, ajudando a criança a escolher de forma mais livre.

As combinações serão variadas e divertidas. A criança passará a entender a si mesma, suas emoções, seus sentimentos e a expressá-los. Tudo isto é aprendizado diário.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)