Um recém nascido vomitando leite nem sempre é um problema sério.
No entanto, ter um recém nascido vomitando leite em casa pode assustar muitas mães. Saiba que há muitas razões para isto acontecer.
O recém nascido é um pequeno pacotinho de alegria frágil e totalmente dependente. Qualquer situação que pareça que ele esteja sofrendo, nos deixa preocupadas.
>> Por que os bebês golfam: voltar leite e vomitar é normal até que ponto?
É normal um recém nascido vomitando leite?
Na maioria das vezes, o problema pode estar relacionado a uma alta produção de leite. Um fluxo muito intenso de leite materno que impede que o bebê mame tranquilamente e que facilita que ele vomite depois de ter mamado por ter, justamente, mamado rápido demais.
Se você amamenta seu recém nascido e ele esta constantemente vomitando leite, veja o que escrevi sobre um fluxo intenso de leite aqui >> Produzir muito leite: hiperlactação é um problema para mãe e bebê
Existem outras causas para ter um recém nascido vomitando leite em casa, veja quais:
1. Refluxo
O refluxo em bebês pode ser entendido de duas formas. Refluxo doença e refluxo fisiológico. O segundo é normal e costuma passar com alguns meses. Ele acontece porque a válvula muscular no final do tubo de alimentação, ainda esta se desenvolvendo.
O primeiro pode merecer atenção do médico e orientações para melhorar, bem como medicamentos. Mas quando se trata de um recém-nascido, as chances de ser um doença são poucas. O refluxo doença costuma acontecer mais com prematuros.
Veja o que escrevi sobre os tipos de refluxo e o quê fazer para melhorar aqui >> O que é refluxo em bebês: tipos de refluxo e como aliviar
Desde que seu bebê esteja bem e ganhando peso, o refluxo não é nada para se preocupar.
2. Doenças ou infecções
Recém nascido vomitando também pode ser uma infecção. O sistema imunológico do bebê não esta totalmente formado pelo menos até os 2 anos de idade, por isso, é provável que ele pegue infecções.
Cada vez que o bebê pegar uma infecção, apesar de desagradável, seu sistema imunológico ficará mais forte. Amamentar também transfere anticorpos da mãe para o bebê, o ajudando a combater as doenças.
A gastroenterite é uma infecção que pode afetar o bebê antes dos cinco anos de idade, por isso, é provável que ela apareça. No entanto, crianças amamentadas possuem menos chances de desenvolvê-la.
No caso do bebê ter uma gastroenterite, ele também pode ter diarréia, além de vomitar. O médico sempre deve ser informado sobre qualquer doença ou alteração que esteja afetando o bebê.
>> Diarréia em Bebês e Crianças ou Gastroenterite: dicas e cuidados
A meningite também é uma infecção grave que pode causar vômitos. Felizmente ela é rara, mas todo cuidado é pouco. Ao menor sinal de sintomas da doença, leve seu bebê ao médico.
>> Meningite Meningocócica: Sintomas, Causas e Tratamento
Outras infecções que podem causar vômitos no bebê:
- Infecção do trato urinário
- Infecção no ouvido (otites)
3. Alergia à proteína do leite de vaca (APLV)
Alguns bebês nascem com alergia a proteína do leite de vaca. Isto é diferente de intolerância a lactose que é rara em bebês.
Infelizmente, bebês que precisam de fórmulas de leite artificial podem desenvolver APLV e outros que mamam no peito, quando entram em contato com o leite de vaca também.
>> Alimentação com fórmula para bebês: o que é preciso saber
Amamentar prolongadamente, ajuda o bebê com APLV a se curar mais rápido da doença.
Saiba tudo sobre o APLV aqui >> APLV – Alergia à proteína do leite de vaca: será que meu filho tem?
Um recém nascido vomitando porque tem APLV desenvolverá outros sintomas como:
- Eczema
- Diarréia
- Prisão de ventre
- dificuldade em ganhar peso suficiente
4. Estenose
A estenose é uma condição rara, mas provoca vômitos no recém-nascido. Ela surge quando o músculo que controla a válvula que vai para o estômago fica espesso, impedindo que alimentação do bebê passe para o intestino.
O alimento permanece no estômago do bebê nestes casos, fazendo com que ele o vomite.
Surge por volta das 6 semanas de idade e piora gradualmente. O leite que volta se torna coalhado ou amarelado. Meninos possuem mais chances do que meninas de desenvolver a doença. Neste caso, é preciso corrigir o problema com uma pequena cirurgia, mas o tratamento precisa ser feito rapidamente.
Saiba mais sobre vômitos em bebês >> Por que os bebês golfam: voltar leite e vomitar é normal até que ponto?