Recém Nascido Vomitando Leite é Normal?

Pais de primeira ou mais viagens sempre irão se assustar um pouco com os vômitos do bebê. Entenda mais.3 min


recém nascido vomitando leite

Um recém nascido vomitando leite nem sempre é um problema sério.

No entanto, ter um recém nascido vomitando leite em casa pode assustar muitas mães. Saiba que há muitas razões para isto acontecer.

O recém nascido é um pequeno pacotinho de alegria frágil e totalmente dependente. Qualquer situação que pareça que ele esteja sofrendo, nos deixa preocupadas.

>> Por que os bebês golfam: voltar leite e vomitar é normal até que ponto?

É normal um recém nascido vomitando leite?

Na maioria das vezes, o problema pode estar relacionado a uma alta produção de leite. Um fluxo muito intenso de leite materno que impede que o bebê mame tranquilamente e que facilita que ele vomite depois de ter mamado por ter, justamente, mamado rápido demais.

Se você amamenta seu recém nascido e ele esta constantemente vomitando leite, veja o que escrevi sobre um fluxo intenso de leite aqui >> Produzir muito leite: hiperlactação é um problema para mãe e bebê

Existem outras causas para ter um recém nascido vomitando leite em casa, veja quais:

1. Refluxo

O refluxo em bebês pode ser entendido de duas formas. Refluxo doença e refluxo fisiológico. O segundo é normal e costuma passar com alguns meses. Ele acontece porque a válvula muscular no final do tubo de alimentação, ainda esta se desenvolvendo.

O primeiro pode merecer atenção do médico e orientações para melhorar, bem como medicamentos. Mas quando se trata de um recém-nascido, as chances de ser um doença são poucas. O refluxo doença costuma acontecer mais com prematuros.

Veja o que escrevi sobre os tipos de refluxo e o quê fazer para melhorar aqui >> O que é refluxo em bebês: tipos de refluxo e como aliviar

Desde que seu bebê esteja bem e ganhando peso, o refluxo não é nada para se preocupar.

2. Doenças ou infecções

Recém nascido vomitando também pode ser uma infecção. O sistema imunológico do bebê não esta totalmente formado pelo menos até os 2 anos de idade, por isso, é provável que ele pegue infecções.

Cada vez que o bebê pegar uma infecção, apesar de desagradável, seu sistema imunológico ficará mais forte. Amamentar também transfere anticorpos da mãe para o bebê, o ajudando a combater as doenças.

A gastroenterite é uma infecção que pode afetar o bebê antes dos cinco anos de idade, por isso, é provável que ela apareça. No entanto, crianças amamentadas possuem menos chances de desenvolvê-la.

No caso do bebê ter uma gastroenterite, ele também pode ter diarréia, além de vomitar. O médico sempre deve ser informado sobre qualquer doença ou alteração que esteja afetando o bebê.

>> Diarréia em Bebês e Crianças ou Gastroenterite: dicas e cuidados

A meningite também é uma infecção grave que pode causar vômitos. Felizmente ela é rara, mas todo cuidado é pouco. Ao menor sinal de sintomas da doença, leve seu bebê ao médico.

>> Meningite Meningocócica: Sintomas, Causas e Tratamento

Outras infecções que podem causar vômitos no bebê:

  • Infecção do trato urinário
  • Infecção no ouvido (otites)

3. Alergia à proteína do leite de vaca (APLV)

Alguns bebês nascem com alergia a proteína do leite de vaca. Isto é diferente de intolerância a lactose que é rara em bebês.

Infelizmente, bebês que precisam de fórmulas de leite artificial podem desenvolver APLV e outros que mamam no peito, quando entram em contato com o leite de vaca também.

>> Alimentação com fórmula para bebês: o que é preciso saber

Amamentar prolongadamente, ajuda o bebê com APLV a se curar mais rápido da doença.

Saiba tudo sobre o APLV aqui >> APLV – Alergia à proteína do leite de vaca: será que meu filho tem?

Um recém nascido vomitando porque tem APLV desenvolverá outros sintomas como:

4. Estenose

A estenose é uma condição rara, mas provoca vômitos no recém-nascido. Ela surge quando o músculo que controla a válvula que vai para o estômago fica espesso, impedindo que alimentação do bebê passe para o intestino.

O alimento permanece no estômago do bebê nestes casos, fazendo com que ele o vomite.

Surge por volta das 6 semanas de idade e piora gradualmente. O leite que volta se torna coalhado ou amarelado. Meninos possuem mais chances do que meninas de desenvolver a doença. Neste caso, é preciso corrigir o problema com uma pequena cirurgia, mas o tratamento precisa ser feito rapidamente.

Saiba mais sobre vômitos em bebês >> Por que os bebês golfam: voltar leite e vomitar é normal até que ponto?


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)