The Scar Project mostra imagens de mulheres reais após vencer o câncer de mama. Segundo o autor do projeto, David Jay, “em nossa sociedade o câncer de mama se esconde atrás de um laço rosa que nada mostra sobre a realidade da doença.”
O público precisa ser educado. As pessoas precisam saber que muito mais do que um belo laço rosa, o câncer de mama pode deixar marcas reais nestas mulheres e que estas cicatrizes são as marcas da sobrevivência.
O projeto então criou uma série fotográfica que mostra as sobreviventes do câncer com suas marcas reais, nesta obra do fotógrafo de moda David Jay o ensaio reúne mais de 100 imagens de mulheres entre 18 e 35 anos que venceram a doença.
Estas imagens representam para todas estas mulheres tão jovens, uma vitória pessoal sobre a doença, as cicatrizes da mastectomia as lembram diariamente da luta que enfrentaram pela vida. David iniciou o projeto com uma amiga que tinha acabado de vencer o câncer de mama e logo a idéia se espalhou crescendo e mostrando a realidade de muitas outras mulheres.
A página do projeto no facebook tem mais de 57 mil curtidas, algumas imagens ainda sofrem denúncias de pessoas que não conseguem encarar com naturalidade o nu como representação simbólica de uma luta real e muito difícil pela vida. Algumas pessoas ousam pedir para que estas imagens não sejam publicadas na rede e assim o câncer de mama não seja desmistificado, uma pena.
A luta contra o câncer de mama é muito maior e mais dolorosa do que um laço rosa, ainda que seja mais cômodo para quem não quer encarar a doença de frente olhar apenas para o laço rosa, para estas mulheres e para todas as outras que ousaram enfrentar a doença e que não tiveram outra opção além a de lutar pela vida, estas imagens dizem muito.
Leia mais:
- Substância no leite materno mata células cancerosas, estudo sugere
- Face Mapping: o que é mapeamento facial e como ler sua pele
- Dia de prevenção ao suicídio, uma tatuagem e o black dog
- Outubro rosa: como fazer o auto-exame nas mamas para prevenir o câncer
Página do projeto no facebook: The Scar Project