Dia de prevenção ao suicídio, uma tatuagem e o black dog

2 min


Dia de prevenção ao suicídio

Dia 10/09 é dia de prevenção ao suicídio. É importante lembrar que uma pessoa que se suicida esta apenas tentando parar sua dor.

A algum tempo nota-se pela internet pessoas compartilhando fotos com uma tatuagem em sinal de ponto e vírgula. E este sinal tem tudo a ver com o dia de prevenção ao suicídio e todos os outros dias onde pessoas precisam de ajuda.

As vezes a tatuagem aparece sozinha, as vezes aparece compondo algum outro desenho. Em várias partes do corpo, em muitas pessoas diferentes e o que elas significam de fato?

Screen Shot 2015-09-10 at 8.22.34 PM

 

Existe um projeto chamado The Semicolon Tattoo Project (semicolon é ponto e vírgula em inglês), que nasceu nas redes sociais em 2013. Este movimento tem o objetivo de trazer amor e esperança para pessoas com tendências depressivas e suicidas.

A idéia é que as pessoas que se identificam com estes objetivos desenhem em seu corpo o ponto e vírgula.

A escolha do sinal para marcar esta idéia tem um motivo bastante interessante, o ponto e vírgula sinaliza quando o autor esta para terminar uma frase, porém, resolve continuar escrevendo.

Bem sugestivo e claro o sinal para aqueles que em algum momento pensaram em interromper sua vida mas que resolveram continuar vivendo.

Em 2014, os criadores do projeto ofereceram mais de 400 tatuagens com este sinal para as pessoas que conseguiram superar seus problemas e dar uma nova chance a vida.

Screen Shot 2015-09-10 at 8.23.00 PM

10/09 é o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o que torna todas as iniciativas em prol do apoio as pessoas que precisam e a informação ao tema fundamentais para diminuir o tabu.

“A taxa de suicídio de adolescentes com idades entre 10 e 14 anos aumentou 40% nos últimos 10 anos e 33% entre aqueles com idades entre 15 e 19 anos, segundo o Mapa da Violência 2014. Todo dia, 28 brasileiros se suicidam e, para cada morte, há entre 10 e 20 tentativas. Médicos alertam que é um problema de saúde que não recebe tanta atenção por causa do tabu social. ” Via Revista Galileu

Leia também:

Veja um vídeo que tem sido amplamente compartilhado nas redes sociais que conta a história do cachorro preto que acompanha cada pessoa, trata-se de uma metáfora para se aproximar de pessoas com depressão e para desmitificar o problema para todas as outras que vivem perto de depressivos no sentido de alertar sobre a doença e sobre suas consequências caso ela não seja tratada.

 

Não deixe que o blackdog cresça e domine sua vida, procure ajuda. A qualquer sinal de depressão não tenha medo de enfrentar o problema e buscar apoio. E se você conhecer alguma pessoa que precise de ajuda, ofereça seu apoio.

 

 

 

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)