A pílula do dia seguinte é um anticoncepcional de emergência.
A pílula do dia seguinte é composta por um hormônio chamado levonorgestrel e não serve para contracepção mensal ou diária. Ela serve para o momento em quê os outros métodos contraceptivos podem ter falhado ou tenham sido esquecidos.
>> Pode tomar pílula de emergência amamentando?
Tomar pílula do dia seguinte não previne doenças sexualmente transmissíveis, por isso, é importante usar camisinha sempre.
Para quê serve a pílula do dia seguinte?
Serve para contracepção de emergência e deve ser tomada quando outros métodos contraceptivos tenham sido esquecidos ou tenham falhado. Como por exemplo quando a camisinha se rompe ou quando a pílula anticoncepcional comum não tenha sido tomada de maneira adequada.
>> É possível ficar grávida amamentando? Entenda
Como tomar a pílula do dia seguinte?
A pílula do dia seguinte pode ser tomada em até 72h após a relação sexual desprotegida. É mais eficaz de acordo com o tempo que você toma. Quanto mais cedo tomar a pílula, maior a proteção.
A pílula geralmente contém levonorgestrel em uma quantidade maior do que a maioria dos anticoncepcionais diários e por isso o uso é restrito a emergências. Há marcas que possuem combinações diferentes de hormônios.
>> Teste de gravidez online: será que você esta grávida?
Qual a eficácia?
Se tomada em até 24h: reduz o risco de gravidez em até 95%
Se tomada após 24h: reduz o risco de gravidez em até 89%
Posso ficar grávida depois de tomar?
Sim. Como todos os métodos contraceptivos, há chances de falhas. Se a pílula for tomada por pessoas em uso de antibióticos, obesas e em uso de determinados medicamentos, sua eficácia pode ser menor ou nula.
A pílula do dia seguinte não evita a gravidez quando o óvulo e espermatozóide já se encontraram e a fecundação e fixação na parede do útero ocorreu.
A pílula do dia seguinte pode:
- Prevenir ou retardar a ovulação.
- Interferir na fertilização do óvulo.
- Pode ser possível que ela impeça a implantação do óvulo no útero, porque altera o revestimento do útero.
Esta pílula de contracepção de emergência não é abortiva. Não impede o desenvolvimento do feto quando ele já se fixou na parede do útero. Então, ela não funciona para mulheres que já estejam grávidas.
>> Concepção: como acontece o encontro entre óvulo e espermatozóide
Pílula do dia seguinte atrasa a menstruação?
É possível que o levonorgestrel faça sua menstruação seguinte ser mais intensa ou mais leve que o normal. Também pode adiantar ou atrasar o ciclo menstrual. No entanto, se a sua menstruação não vir em um período de até 3 semanas após o uso, faça um teste de gravidez para se certificar.
>> Teste de gravidez positivo: veja fotos de testes positivos e tire dúvidas
Efeitos colaterais:
Em alguns casos, mulheres ficam tensas mesmo depois de tomar a pílula pois suas reações podem se parecer com sintomas de gravidez.
Efeitos colaterais potenciais de levonorgestrel incluem:
- Náusea
- Dor abdominal
- Fadiga
- Dor de cabeça
- Alterações menstruais
- Tontura
- Seios doloridos
- Vômitos
>> Sintomas de Gravidez: os 10 sintomas mais comuns
Preço:
Os valores da pílula do dia seguinte variam entre R$ 9,90 até R$ 100,00. Depende da marca utilizada. Algumas marcas possuem apenas levonorgestrel, outras possuem combinações hormonais. Isto não muda a eficácia entre uma e outra se tomada corretamente.
Marcas disponíveis no mercado:
Marcas de Pílula do dia seguinte: System Sequi, Trinordiol, Ulip, Diad, Pozato Uni, Levonorgestrel, Postinor Uno, Pilem, Neodia